Você já deve ter ouvido falar de tantos tipos de seguros, que chega a desconfiar quando te dizem que viajar sem seguro viagem não vale a pena. A verdade é que você pode mesmo ter problemas em algumas viagens, caso não contrate este seguro. Mas você sabe avaliar se esse é o seu caso?
Pensando nisso, separamos aqui todas as informações e situações para você aprender a avaliar quando viajar sem seguro viagem pode valer a pena.
O que é um Seguro Viagem?
Como você já deve saber, o seguro viagem é basicamente um serviço que garante aos viajantes suporte e assistência caso algum problema lhe ocorra durante a viagem.
Entre os serviços disponíveis no seguro viagem estão:
- Reembolso de despesas médicas e farmacêuticas;
- Cobertura contra perda, extravio ou atraso na bagagem;
- Reembolso em caso de cancelamento de passagens aéreas;
- Regresso sanitário garantido;
- Serviço de concierge;
- Traslado médico.
Só de observar esses itens, dá para perceber o quanto o seguro viagem pode ser indispensável. Mas vamos aprofundar nos detalhes para você poder avaliar se vale a pena para você viajar sem seguro viagem.
Quais as vantagens de ter um Seguro Viagem?
Vamos ver algumas das vantagens de contratar o seguro viagem para você entender o que estará dispensando ao viajar sem seguro viagem.
Economia
Contratar um seguro viagem pode, às vezes, parecer uma despesa desnecessária. Mas você já imaginou se algum inconveniente acontecer com a sua saúde, por exemplo? As despesas em outros países podem ser bem acima do que você imagina e isso pode estragar os seus planos de uma viagem econômica e também segura.
Reembolso caso desista da viagem
A gente se programa com antecedência para viajar e, às vezes, pode acabar precisando cancelar, por diferentes motivos. Nesse caso, o seguro viagem pode garantir que o seu dinheiro seja devolvido, sem mais prejuízos.
Despache a bagagem com segurança
Quantas histórias ouvimos de bagagens que não foram para o destino correto ou simplesmente foram perdidas. Com o seguro viagem você despacha a sua bagagem sem preocupação com o extravio.
Liberdade
O momento de viajar precisa ser aproveitado em sua amplitude e essa sensação você conquista tendo um seguro viagem como apoio. Invista em bons momentos.
Em que países o Seguro Viagem é obrigatório?
Há uma lista de países em que o seguro viagem não é uma escolha, mas sim uma obrigação para você poder entrar no local. Nesses locais você só entra com o seguro, além dos documentos obrigatórios, como passaporte e comprovantes de passagens e hotel. Muitos países da Europa seguem essa regra. Nesse caso, viajar sem seguro viagem não é uma opção.
Veja alguns desses países:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Polônia;
- Portugal;
- República Checa;
- Suécia;
- Suíça.
Seguro Viagem e assistência de viagem
Algumas pessoas confundem assistência de viagem com seguro de viagem. Porém, a assistência é o serviço de atendimento que você irá utilizar no caso da necessidade de acionar o seu seguro viagem.
Tenha sempre por perto os contatos do seu assistente de viagem, que o seguro disponibiliza, e utilize sempre que precisar.
O que o Seguro Viagem não cobre?
Se você já conheceu as vantagens e percebeu que viajar sem seguro viagem pode não ser uma boa, vamos conhecer então aquilo que o seguro viagem não cobre.
Como você percebeu, o seguro viagem é uma ferramenta importante. Mas é bom saber que há itens que não há cobertura, como o caso de incidentes por desastres naturais, por exemplo.
Outras situações irão variar de acordo com o tipo de seguro que você vai contratar. Por isso, é importante que você tenha consciência das ideias de atividades que você vai querer realizar durante a viagem.
Pode ser que seja necessário incluir a cobertura de despesas médicas em formato mais amplo se, durante o seu passeio, houver a prática de esportes radicais, entre outros.
Qual Seguro Viagem vale a pena para mim?
Como acabamos de mencionar, há diferentes tipos de coberturas. Escolher o que contratar vai depender de você analisar as suas reais necessidades para a ocasião. Se você percebeu que não vale a pena viajar sem seguro viagem, pesquise as possibilidades e adicione tudo que for relevante. É melhor se prevenir.
Quem pode ter um Seguro Viagem?
O seguro viagem pode ser facilmente contratado. Há algumas exceções como:
- Mulheres grávidas a partir da 34a semana;
- Mulheres grávidas com idade acima de 40 anos;
- Pessoas com idade superior a 80 anos.
Seguro Viagem para qualquer localidade
Para entender qual seguro viagem vale a pena, é bom saber que eles também são divididos pelo tipo de viagem e o local que irá visitar. Conheça alguns deles.
Seguro Viagem Internacional
O Seguro viagem Internacional contempla todos os locais fora do Brasil. Ele é indispensável para quem pretende viajar passando por diferentes nacionalidades.
Seguro Viagem Europa
O Seguro viagem Europa é indispensável para quem pretende viajar para qualquer país europeu, já que para esse continente o seguro viagem é obrigatório.
Seguro Viagem Estados Unidos
O seguro viagem Estados Unidos (EUA) é feito para um dos destinos mais buscados pelos brasileiros. Ele é também um dos mais caros quando o assunto é saúde. O seguro viagem EUA, garante os principais serviços para uma viagem tranquila pelo local.
Seguro Viagem Nacional
Mesmo parecendo bobagem contratar um seguro viagem para um destino tão próximo, muitas pessoas não tem a garantia de um plano de saúde com cobertura nacional. E não é recomendável prejudicar as férias passando horas em uma fila de um hospital público, não é mesmo?
Como comprar um Seguro Viagem?
Com tantas oportunidades no mercado de seguro, complicado é escolher onde e como adquirir a sua apólice. Por isso, já que você viu que viajar sem seguro viagem é uma roubada, aqui na Bidu você pode fazer a cotação do seu seguro viagem de forma rápida, útil e econômica.
Peça uma cotação e aproveite a sua viagem!
Última atualização em 04/08/2019