Quem já viajou de avião provavelmente já sentiu aquele incômodo desagradável no ouvido, principalmente na decolagem e no pouso. Seja você um passageiro da primeira classe ou da classe econômica, essa dor chata pode acontecer com todo mundo. Mas você sabe por que ela ocorre?
O incômodo nos ouvidos ocorre devido à rápida mudança de altitude, a qual somos submetidos em um voo. Para entender como isso acontece, vamos entender um pouco como funciona o seu ouvido: no final do canal auditivo fica o tímpano, que é uma membrana fina que capta as vibrações do ambiente que são transformadas em som pelo cérebro. O tímpano separa e parte externa do canal auditivo do ouvido médio, onde fica uma das partes da Trompa de Eustáquio, uma estrutura que liga o canal até o nariz e a garganta. É por este canal que o ar circula e faz com que a pressão interna seja ajustada com a externa.
Quando viajamos de avião, sofremos uma brusca mudança de pressão, o que faz com que a trompa se feche e o tímpano se retraia. É essa retração que causa a dor e o incômodo que sentimos. Na decolagem, a pressão do avião gradualmente se torna menor que a do ouvido, fazendo o tímpano inflar para fora. Já na descida, acontece o inverso: a pressão do avião fica maior que a do ouvido e o tímpano é empurrado para dentro.
É possível amenizar a dor que sentimos no ouvido. Como? É necessário fazer o ar circular pela Trompa de Eustáquio. A maneira mais natural e fácil de fazer isso acontecer é a partir da deglutição: por isso é interessante mascar um chiclete ou comer e beber alguma coisa na hora do pouso e da decolagem. Outra maneira que pode ajudar a amenizar o incômodo é a chama Manobra de Valsalva, que nada mais é do que forçar a ventilação interna tapando o nariz.
Evite viajar com o nariz entupido, pois isso fará com que o canal fique bloqueado e, consequentemente, o incômodo será maior. Se estiver gripado ou com alergia, uma opção é usar um vasoconstritor nasal, que irá descongestionar o nariz. E fique atento: se o ouvido continuar entupido após dois dias do voo, procure um médico pois algo mais sério pode ter acontecido, como a perfuração dos tímpanos.
Essas dicas irão ajudar a diminuir o desconforto nos ouvidos no avião. Agora você já pode embarcar em um dos voos mais longos do mundo, que tal? E se for a sua primeira vez em uma viagem de avião, confira essas dicas.
Se você tiver problemas de circulação, não deixe de ler nosso post com dicas para viajar de avião.