O mercado de trabalho está se transformando. Cada vez mais vemos profissionais de diferentes áreas trabalhando como autônomos. Muitos profissionais de marketing acabam optando por trabalharem desta forma e buscam benefícios complementares a sua renda. Por isso, falaremos aqui sobre como conseguir um plano de saúde para profissionais de marketing.
O plano de saúde é essencial para a prevenção e tratamento de possíveis problemas de saúde. E quem não trabalha para uma empresa, acaba não contando com esse benefício.
Mas será que existe um plano de saúde para profissionais de Marketing? Como é possível ter acesso e como funciona? Será que é muito caro?
Essas são as principais perguntas que todo profissional autônomo tem na hora de pesquisar e contratar o seu plano de saúde. Por isso, preparamos um guia com as informações mais relevantes para ajudar na sua decisão.
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Existe Plano de Saúde para Profissionais de Marketing?
Não existe um plano exclusivo para essa categoria de especialista, mas sim planos de saúde para profissionais autônomos. Ou seja, trabalhadores independentes, sem vínculo empregatício e de diferentes atuações, podem contratar um plano de saúde específico.
A boa notícia é que há oportunidades no mercado de saúde para que você possa aderir a um bom plano de saúde para profissionais de Marketing. Entre eles está o plano de saúde para quem possui Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e o plano de saúde coletivo por adesão. Veja mais detalhes adiante.
Plano de Saúde Empresarial para Profissionais de Marketing com MEI
Esta modalidade é para profissionais de marketing que sejam Microempreendedores Individuais, MEI, ou que tenham contrato social com alguma empresa PME, de pequeno e médio porte, com CNPJ próprio ativo. Nesses casos é possível contratar um plano de saúde empresarial. Os valores são abaixo da média estipulada para contratação individual, cerca de 35 a 40% de economia.
Para ter acesso a esse benefício é necessário ter comprovado junto à Receita Federal o seu cadastro regularizado e atividade de pelo menos seis meses.
Além disso, você precisa contratar o plano de saúde empresarial para no mínimo duas vidas. Pode ser um funcionário da sua empresa, ou até mesmo um familiar.
Para contratar, além das regras que já citamos, você precisa apresentar os seguintes documentos:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência;
- Número do seu CNPJ.
Os planos oferecidos pelas operadoras para essa classe profissional são variados. Em geral, estão alinhados com os disponíveis para empresas de pequeno e médio porte. Isso significa ainda mais vantagens para uma melhor cobertura médica e de serviços oferecidos.
Carência
A carência é regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta a operação de seguros de saúde. A regra diz que apenas empresas com 30 vidas ou mais não precisam obedecer a regra de carência estipulada. Então, vale ficar atento às regras em contrato para o seu tipo de plano de saúde, caso não esteja disposto nesta condição de isenção.
Reajuste
E, por fim, sobre os reajustes, as empresas de saúde podem reajustar o valor da sua mensalidade anualmente. Elas devem seguir as regras dispostas pela ANS, assim como todos os outros tipos e modelos de planos de saúde.
Plano de Saúde Coletivo por Adesão para Profissionais de Marketing
O plano coletivo por adesão, ou também conhecido por plano de saúde por categoria profissional, exige que o profissional esteja vinculado a uma entidade ou associação profissional. Podem ser sindicatos ou conselhos.
Então, caso você não esteja associado a nenhuma entidade necessária, procure referências no mercado de como fazer parte delas. Esse vínculo irá garantir que você possa seguir com a contratação de um plano de saúde para profissionais de marketing na modalidade coletivo por adesão.
Vantagem
A principal vantagem dessa modalidade, assim como o plano empresarial para MEI, é a redução do valor da mensalidade a ser paga. Ela pode chegar até a metade da média da contratação de um plano de saúde individual.
Outra vantagem é a data de vencimento das mensalidades. Em um plano individual você possui a data do vencimento ligada a data de contratação da apólice. Já no plano por adesão, você pode escolher a data entre os dias cinco e 20 de cada mês.
Carência
Em relação a carência, esse plano apresenta prazos menores de espera para a utilização dos seus serviços, comparados aos plano de saúde individuais. Essa questão sobre a carência precisa ser bem estudada por você. Isso especialmente caso esteja considerando uma atividade médica, como cirurgias ou exames, em curto prazo.
Plano de Saúde com Coparticipação para Profissional de Marketing
A coparticipação também é uma ótima opção para quem quer investir em um plano de saúde para profissionais de marketing com custo fixo mais baixo.
Isso acontece pois a coparticipação garante que você tenha acesso a serviços de saúde e pague apenas por aquilo que utilizar. Isso deixa o plano mais em conta, para a grande maioria dos casos.
Qual o melhor Plano de Saúde para o Profissional de Marketing?
Essa análise precisa ser feita por você, considerando as informações que dispusemos acima. Será necessário considerar não só o seu escopo de trabalho hoje, como profissional de Marketing, como também as suas projeções futuras dentro desse cenário.
O mais importante é não deixar que o fato de ser autônomo interfira na sua qualidade de vida e de saúde, e também da sua família.
As opções de plano empresarial e por adesão, podem ser consultadas e cotadas online aqui pelo site da Bidu. Assim, você consegue avaliar melhor todos os aspectos que vão interferir na sua decisão por esse ou por aquele plano de saúde de determinada operadora.
Última atualização em 11/07/2019