Skip to main content

Plano de saúde empresarial: quem pode ser dependente?

Por 31 de janeiro de 2018agosto 20th, 2024Vida e Saúde
Imagem de família ilustrando texto sobre quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial?

Os planos de saúde empresariais são maioria em nosso país se comparados aos particulares. Mas você sabe quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial?

É mesmo tranquilizador trabalhar em uma empresa que tem esse benefício valioso. Mas, tão importante quanto isso, é descobrir para quais dependentes o seu plano de saúde empresarial pode ser estendido.

Será que é possível incluir o cônjuge? Ou só os filhos são dependentes naturais e têm acesso à segurança que um plano oferece?

Cotação online de Planos de Saúde

Quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial

Vamos logo tirar a sua dúvida e explicar quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quando um plano de saúde é previsto no contrato, pode ser estendido aos dependentes conforme descrição a seguir:

– Parentes de 3º grau consanguíneo: bisavôs, bisnetos, tios e sobrinhos;

– Parentes de 2º grau consanguíneo: avôs e netos;

– Parentes de 1º grau consangüíneo: pais e filhos;

– Cônjuge e companheiro: marido e mulher do funcionário beneficiado, assim como companheiros (relações homossexuais),

– Parentes por afinidade: sogros.

Como incluir dependentes?

Recém-nascidos, naturais ou adotivos, que sejam filhos de funcionários que têm planos de saúde, podem ingressar diretamente no plano do pai ou da mãe. Eles também podem aproveitar as carências que foram cumpridas pelo titular.

Mas, mesmo nessas condições, devem obedecer a alguns critérios:

– O pai ou a mãe beneficiário do plano deve fazer a inscrição do filho dentro do prazo de 30 dias após o nascimento ou a adoção;

– O plano de saúde do titular deve pertencer à categoria hospitalar com obstetrícia;

– Mesmo que o parto não tenha sido coberto pela operadora do plano de saúde de um dos pais, a inscrição pode ser feita.

Agora que você já sabe quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial, veja se você se enquadra em um dos casos acima.

+ Plano de saúde com coparticipação

+ Saiba o que é rede credenciada em plano de saúde

Benefício valorizado

Para o trabalhador de uma empresa, ter o plano de saúde que pode ser estendido aos familiares é um verdadeiro diferencial. Isso resulta em mais saúde e segurança para o dia a dia de todos.

Trata-se também de uma iniciativa de sucesso para a empresa. Isso porque ela terá reduzido o número de ausência em virtude de problemas de saúde com os próprios funcionários. E também em decorrência de faltas que possam ocorrer por causa de problemas que envolvam os familiares.

Uma coisa é certa: quanto mais saudável o funcionário e sua família, melhor para a produtividade da empresa.

+ O que é Plano de Saúde Premium?

Economia em pauta

Ter cuidado com a saúde é uma necessidade básica. Aqueles que não trabalham em empresas que oferecem o plano de saúde como benefício acabam arcando com custos mais onerosos.

Está aí outra qualidade importante para o funcionário que tem um plano de saúde empresarial. O valor que é repassado, em geral, é simbólico e cabe em seu bolso, garantindo a tranquilidade que todos procuram quando o assunto é saúde.

Agora, se você é um empresário e ainda não pensou em conhecer melhor os aspectos que envolvem esse assunto para apresentar esse benefício ao seu funcionário, melhor conhecer. Veja também os melhores planos empresariais do RJ.

+ Quais são os melhores planos de saúde do país

+ Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde