A maioria dos empresários já se conscientizou sobre a importância de cuidar da saúde dos seus colaboradores. E escolher um bom plano de saúde empresarial é um investimento imprescindível. É importante para auxiliar na qualidade de vida dos profissionais e, consequentemente, na sua motivação no trabalho.
Optar pelo melhor plano de saúde empresarial não é tarefa fácil. O mercado de saúde suplementar no Brasil oferece várias opções de cobertura e rede de serviços de saúde. Mas, você sabe quais as vantagens um plano de saúde empresarial traz para o usuário?
Como funcionam os planos de saúde empresariais?
Esta modalidade de plano de saúde consiste em oferecer assistência médica, serviços laboratoriais, exames e outros itens para funcionários de uma empresa, de forma coletiva. O valor sai bem mais em conta do que o plano individual, tanto para o empresário quanto para o usuário.
Para o empresário, é possível contratar um plano empresarial a partir de três colaboradores. Ele é considerado um excelente investimento em sua equipe. Com um plano de saúde de qualidade e com boa cobertura, os colaboradores se sentem mais motivados (já que muitos deles também abrangem suas famílias). Com isso, têm o tratamento e acompanhamento adequados, diminuindo casos de afastamentos, faltas e licenças.
Além disso, ao oferecer um plano de saúde empresarial aos funcionários, o empresário recebe a dedução do imposto de renda desse valor. Aliviando a carga tributária anual que a empresa tem de pagar.
Para o colaborador, o plano empresarial funciona da mesma maneira que o plano familiar ou individual. Existe uma lista de profissionais da saúde à disposição. O agendamento de consultas e exames são feitos diretamente nos participantes da rede.
Em alguns casos, existe uma administradora de benefícios, departamento ou empresa terceirizada que presta o serviço de gerenciar, entre outras coisas, o plano de saúde empresarial oferecido pela corporação que o contrata.
Trata-se de uma empresa que assume a responsabilidade de emitir boletos e representar os beneficiários em casos de litígios. Neste caso, a administradora de benefícios recebe um percentual do valor das mensalidades pagas pelos usuários.
Vantagens de aderir a um plano de saúde empresarial
Para o colaborador, aderir a um plano de saúde empresarial pode ser muito vantajoso. O valor a ser pago é bem mais barato do que um plano familiar ou individual. Pode começar com preços de apenas dois dígitos que são descontados diretamente da folha de pagamento.
Além disso, o plano coletivo oferece mais flexibilidade na negociação entre as empresas. O que ajuda a diminuir ainda mais as parcelas a serem pagas.
Existe uma grande vantagem do plano empresarial sobre a contratação de um plano individual. Este último é a opção mais cara do mercado e com maiores reajustes anuais.
Outro fator é que o plano individual leva em consideração características pessoais do contratante. Como idade (que quanto maior mais elevadas serão as mensalidades), perfil, estilo de vida, entre outros.
No plano de saúde empresarial isto não acontece. A contratação leva em consideração o grupo em geral, não o indivíduo.
O problema do plano de saúde individual
O plano de saúde empresarial é uma alternativa para quem é solteiro, sem filhos. Além de ser muito mais barato, os trâmites burocráticos e desconto automático ficam a cargo da empresa em que o usuário trabalha.
O convênio individual pode ser contratado por qualquer pessoa física. Porém, esta é uma modalidade cada vez mais rara no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), menos de 20% dos usuários de planos de seguros saúde no país contratam o plano individual. Sendo mais comum a adesão em planos coletivos.
As desvantagens que relatamos acima são as responsáveis pela alta taxa de rejeição a este formato de assistência.
Outro fator que colabora para a maior adesão aos planos coletivos é o empenho na divulgação pelas próprias empresas de saúde.
No caso de planos de saúde individuais, a ANS é que estabelece o valor do reajuste anual. Já nos planos de coletivos (empresarial ou através de sindicatos e associações), operadora e contratante negociam o aumento. Considerando sempre o índice de risco e consequente gasto previsto pelos participantes.
Apesar disso, é importante ficar atento a estes reajustes. Muitas vezes eles são negociados fora das margens econômicas do país, encarecendo o serviço contratado. Em 2014, a média de aumento nesse tipo de serviço ficou em 18%, enquanto a inflação oficial – que é medida pelo IBGE – subiu apenas 6,41%
Saiba mais sobre plano de saúde familiar e coparticipação em plano de saúde.
Plano de saúde individual X plano empresarial
A primeira desvantagem na contratação de um plano de saúde individual é a falta de flexibilidade. Isso porque as regras para rescisão de contrato e regras de carência são mais rígidas.
A carência também é um grande obstáculo para a satisfação do cliente neste caso. Muitos planos exigem meses de carência para que o primeiro atendimento possa ser feito. Em planos de saúde empresariais este período costuma ser de poucos dias ou, em muitos casos, já nem existe mais.
Por ser uma opção menos procurada e por conta da rigidez nos reajustes, há menos oferta de operadoras, reduzindo as oportunidades de escolha para o cliente.
Tem mais alguma dúvida sobre a contratação de planos de saúde? Faça um orçamento online.
Conheça os melhores planos de saúde do Brasil.