Skip to main content

Viajar sozinho – Dicas para você escolher o melhor da viagem

Por 23 de julho de 2015agosto 10th, 2024Viagem
Veja algumas dicas para viajar sozinho

Você já pensou em viajar sozinho? Algumas pessoas tem medo, mas é uma ótima opção para quem quer conhecer lugares novos, fazer novas amizades, adquirir autoconhecimento, lidar com imprevistos e ter uma gratificante sensação de liberdade.

Está pensando em embarcar sozinho? Veja várias vantagens e dicas para planejar a sua viagem.

Por que viajar sozinho? Veja as vantagens!

1) Escolha quando vai viajar

Viajar sozinho tem a grande vantagem não precisar conciliar o seu calendário com o da galera. Nem sempre é fácil conseguir tirar férias junto com os amigos, namorado, filhos. Principalmente quando se trata de calendários escolares, quando as únicas opções para viajar são julho, dezembro e janeiro.

Sem contar que viajar em época fora de temporada é bem mais barato: passagem, hospedagem e passeios. Sim, viajar sozinho é bom.

2) Conheça o destino que você quer

Outra vantagem é escolher o melhor lugar para viajar sozinho. Você pode decidir tudo: o local de destinos, as rotas durante a viagem… A escolha é toda sua!

Gosta de curtir uma praia no calor? Vai pode ir para Acapulco e tomar muito sol. Gosta de um friozinho? Que tal conhecer as serras gaúchas? Enfim, você é quem sabe!

3) Faça tudo no seu tempo

Uma viagem sozinho significa que você vai poder ir e vir a hora que quiser. Você poderá ditar o seu tempo: acordar a hora que quiser, almoçar quando tiver vontade, dormir a tarde inteira se for necessário. O tempo é seu: não se preocupe com outras pessoas.

4) Teste seus conhecimentos no idioma local

Viajar sozinha é uma boa opção para quem quer testar seu conhecimento no idioma. Claro que para uma primeira viagem isso pode parecer assustador, mas você será obrigada a falar a língua do país de destino, o que nem sempre acontece quando você está acompanhada.

Mesmo que não viaje para fora do Brasil, poderá testa a sua habilidade de se comunicar com diferentes pessoas, fazer amizades e se virar sem ninguém.

9 dicas essenciais para viajar sozinho

Bom, embarcar em uma aventura sozinho tem vários aspectos positivos, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a viagem não se torne uma cilada.

Destinos para viajar sozinho

Como viajar sozinho? Bom, primeiramente você deve escolher um destino segundo o seu perfil de viajante.

Exemplos de lugares indicados para esse tipo de viagem: Peru, Colômbia, Chile e Argentina, que oferecem passeios específicos para mochileiros e com fácil comunicação para brasileiros. No Brasil, cidades como Paraty, Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis, que possuem boa infra-estrutura para turistas.

Grandes metrópoles, como Nova York e Madri também são indicadas, porque oferecem bons serviços, como transportes e restaurantes de todos os tipos.

Se preferir, você pode consultar um especialista em turismo ou agente de viagem para te ajudar com isso. Lembre-se de escolher a melhor hospedagem para sua necessidade! Abaixo vamos falar um pouco mais sobre lugares para viajar sozinho.

Tenha cuidado com seus documentos

Antes de embarcar, não esqueça de verificar os documentos necessários para a viagem, como passaporte, RG e visto.

Durante a viagem, ande com seus documentos para evitar imprevistos. É importante guardá-los em um local seguro e prestar muita atenção para não perdê-los.

Além disso, fique atento em caso de assaltos. Deixe na mochila uma cópia autenticada dos documentos, caso algo aconteça com o original é interessante tê-la. E não fique dando bobeira com os documentos por aí: o roubo deles é mais comum do que você imagina.

Por exemplo, se você estiver em uma viagem internacional e seu passaporte for furtado, precisará ir até o consulado mais perto de onde você estiver com um Boletim de Ocorrência da polícia local.

O problema é que para tirar esse novo passaporte, você vai pagar uma taxa que é, em média, o dobro do valor pago aqui no Brasil para renovar o passaporte. E o pior: esse passaporte só será válido por 6 meses: você vai pagar caro e ele ainda durará pouco.

Imagem de uma bolsa marrom no meio de uma estrada de terra e mato

Deixe as malas leves para uma viagem confortável

Aprenda o básico do idioma

Mais uma dica se a sua viagem for internacional: é importante que você saiba, pelo menos, o básico do idioma do país. Afinal, você estará sozinho e é bom saber o mínimo para conseguir se comunicar de forma correta e educada. Além disso, é uma ótima oportunidade para treinar o idioma.

Seguro Viagem

Para alguns lugares o Seguro Viagem é obrigatório, como por exemplo em viagens para países da Europa integrantes do Tratado de Schengen, mas sempre vale a pena fechar um seguro viagem.

Ninguém quer quebrar o braço ou pegar uma virose durante a viagem mas, se pegar, o seguro será garantia de atendimento médico. Ele também pode ajudar você em outros casos, como extravio de bagagem e perda de voo.

Calcule sua viagem

Faça os cálculos de quanto você vai gastar durante a viagem. Se for para outro país, veja qual é a moeda local para fazer o câmbio com o real.

Além de levar dinheiro em espécie, é recomendável que você leve um cartão de crédito, o qual terá um imposto em transações internacionais e você terá que desbloquear no banco antes da viagem. Se preferir, pode optar por um cartão Travel Money ou Cash Passport que são pré-pago que são comerciáveis em casas de câmbio, agências de viagem e bancos.

Não esqueça: viajar sozinha significa que você não terá um apoio financeiro no local, então faça um bom planejamento e vá preparado.

Telefones de emergência

Tenha anotado em algum lugar os telefones da embaixada brasileira no país (que você pode encontrar no site dos consulados do Brasil) e da polícia turística do local escolhido para viagem. Aconteceu algo de errado? Informe as autoridades.

E acredite: imprevistos como roubos e furtos podem acontecer em qualquer local do mundo, mesmo nas melhores cidades para viver.

Prepare bem a sua mala

Tente fazer uma mala leve, afinal, sempre rolam umas comprinhas no meio da viagem. Além disso, você estará sozinho para carregar as bagagens, por isso é bom não abusar do peso. Veja como arrumar a mala para a sua próxima viagem.

Não esqueça de levar na mala os remédios que você precisa tomar ou pode precisar durante a viagem.

Adaptadores de tomada também são úteis! O Brasil possui uma tomada única no mundo (a de três pinos), portanto adaptadores poderão te salvar para carregar o celular ou ligar o secador de cabelo.

Cuide da sua segurança

  • Leve sempre com você o endereço e telefone de onde você está acomodado. Se perdeu? Vai ser mais fácil de se achar.
  • Mantenha sua bolsa e mochila sempre por perto. Nada de se distrair e dar bobeira!
  • Quando for beber um drink, fique de olho no copo. Assim, se alguém manipular sua bebida com drogas e outras substâncias você verá (e não tomará a bebida).
  • Não fique em lugares muito isolados ou desertos, principalmente à noite. É melhor evitar.

É mulher e quer viajar? Veja algumas dicas para viajar sozinha com segurança.

Itens que você pode precisar na sua viagem

  • Leve consigo um aparelho para ouvir músicas, um livro e um caderninho para fazer anotações. São boas opções para quem estará sozinho. Uma máquina fotográfica também é sempre bem-vinda!
  • Vai viajar sozinha? Uma dica para tornar sua viagem bem bacana: existem aplicativos que mostram os nativos que estão dispostos a mostrar a cidade para você. Incrível, não? Duas opção são: Couchsurfing e o Rent a Local Friend.
  • Que tal levar o seu iPod, MP3 ou qualquer outro aparelho que você utilize para ouvir música?! Assim, caso você se sinta sozinho, poderá curtir e se distrair com uma boa trilha sonora.
  • Leve também um bom livro. É sempre bom uma boa leitura quando se está só.

Melhores destinos para viajar sozinho

Se animou para viajar sozinho? Calma lá! Ainda temos uma coisa importante para você: mais dicas para quem vai viajar sozinho. Separamos alguns dos melhores destinos para uma viagem sozinho. Muita gente tem dúvida de para onde ir, então segue aqui algumas dicas de onde você pode ir.

Palácio de westminster junto com torre do big ben em londres, inglaterra

Big Ben, Westminster Bridge e Palácio de Westminster

Nova Iorque, Estados Unidos

Principalmente para quem está acostumado com grandes cidades, Nova Iorque é uma ótima opção. Lá, você consegue utilizar o transporte público para se locomover, encontrará bastante informação (principalmente nos pontos turísticos) e terá muita coisa para fazer. Se gostar de animação e cultura, é uma boa pedida.

Buenos Aires, Argentina

Que tal visitar nossos hermanos em Buenos Aires? Outra cidade para quem está acostumado com metrópoles e com um preço mais acessível do que a primeira opção. Quem viaja sozinho para lá não pode deixar de ver apresentações de tango e passar pelos bairros típicos da cidade.

Toronto, Canadá

Você tem curiosidade de conhecer o país da América do Norte? Viajar sozinha para Toronto é uma boa ideia. É uma cidade com bastante opções de restaurantes, cultura e até baladas. Ainda assim, mantém o ar calmo do país. Mas atenção: fique preparado para um frio daqueles, principalmente se você for no inverno.

São Paulo, Brasil

Quer viajar sozinho no Brasil? Que tal conhecer a maior cidade da America Latina? Principalmente para que não está acostumado com a agitação de uma cidade grande,  é uma boa oportunidade para ver o dia a dia agitado da capital paulista. Você pode fazer uma visita ao MASP, passear na Avenida Paulista e conhecer o Estádio do Pacaembu.  Veja algumas dicas com o que fazer em São Paulo.

Montevidéu, Uruguai

Que tal conhecer nossos vizinhos? O Uruguai tem paisagens incríveis e é uma ótima opção para você viajar sozinha.  Montevidéu é uma cidade que mistura o novo e o antigo em um mesmo lugar. Já demos boas dicas para você aproveitar os melhores pontos turísticos em viagem para o Uruguai.

Londres, Inglaterra

Não importa qual tipo de viagem que você queira, Londres vai te atender. Por ser uma cidade com diversas atrações, como os mais de 30 museus, parques, jardins e muita coisa relacionada a família real, você vai encontrar o roteiro ideal.

Ficou com vontade para fazer uma primeira viagem sozinho? Não esqueça de contratar o seu seguro viagem com a Bidu! Faça uma cotação online seguro viagem e viaje seguro.

+ Dicas de como fazer as melhores fotos viajando sozinho.