Ter acesso aos mais diversos seguros que existem no mercado é uma missão ao mesmo tempo simples e complexa. Mediante esse cenário, será que é importante mesmo contar com a ajuda de um corretor de seguros? Como confiar em corretoras on-line?
O ambiente on-line traz hoje em dia uma facilidade única. Ao mesmo tempo, são tantos produtos e detalhes a avaliar que a tarefa ganha novos contornos.
Vamos descobrir um pouco mais desse universo a partir de agora!
Qual o papel do Corretor de Seguros?
Para saber se os serviços prestados por um corretor de seguros são imprescindíveis para você, é importante conhecer bem o que ele pode oferecer para facilitar a sua vida.
Trata-se um profissional especializado, que é tecnicamente preparado e legalmente habilitado para intermediar e promover contratos de seguros. Ele faz a ponte entre os consumidores – pessoa física e jurídica – e as seguradoras e/ou empresas de previdência aberta e capitalização.
Todo o preparo e qualificação para exercer essa função são necessários. Isso porque trata-se de um profissional cada vez mais visto como um verdadeiro consultor pelo consumidor, não um mero vendedor de seguros.
Tanto que o corretor é remunerado não apenas pelas vendas de produtos como, também, pelo atendimento prestado. Isso ocorre pois o profissional deve estar disponível todas as vezes em que o consumidor precisar, durante toda a vigência do contrato de seguro.
Quais as principais dúvidas que o Corretor de Seguros é apto a responder?
Em algumas situações, por conta própria, ficar complicado ter acesso a informações/dúvidas como as abaixo relacionadas. Aí então talvez seja mesmo necessário contar com o suporte prestado por um corretor de seguros.
Avaliando as questões que seguem, você pode analisar se a melhor opção para você é contar ou não com o auxílio de um profissional com esse perfil.
Qual é a melhor seguradora?
O corretor de seguro deve orientar que há inúmeras seguradoras no mercado e muitas são especializadas em determinados riscos.
Por isso, essas empresas oferecem um serviço que pode ser mais caro. É importante explicar também ao cliente que as seguradoras variam quanto à qualidade do atendimento prestado e administração do contrato de seguro.
Um bom corretor de seguros tem esse conhecimento do mercado e deve passar essa expertise e segurança para o consumidor. Porém, saiba que, hoje em dia, é possível, por conta própria, buscar certas informações sobre as seguradoras. O site da Superintendência de Seguros Privados – Susep traz várias informações.
Como comparar os diversos produtos do mercado?
O corretor de seguros pode fazer esse filtro para você, embora também seja possível andar com pernas próprias e contar com a ajuda da internet – e das corretoras on-line.
As duas opções devem contemplar, inicialmente, as necessidades do consumidor. Ou seja, você deve conhecer o tipo de seguro e, consequentemente, de coberturas são importantes para cada um.
Mediante os produtos que são apresentados, avalie e só feche contrato quando estiver seguro.
Um corretor geralmente apresenta o mínimo de três orçamentos. A melhor escolha se dá após avaliar o que foi ofertado. Lembre-se que preços menores podem significar coberturas a menos.
Nessa etapa, o profissional tem que saber explicar o que cada seguradora está oferecendo e quais são as características das Apólices. Ele também deve ter na ponta da língua o que acontece em um possível caso de sinistro.
Uma coisa é certa: o mercado de seguros no Brasil é muito competitivo. Há ofertas para todos os tipos de gostos e bolsos, pois os preços e as condições variam de empresa para empresa. Por isso, a importância de pesquisar muito. Quando você não quiser arcar com esse trabalho, o corretor é a melhor opção.
Os termos das apólices são difíceis de entender?
Não dá para dizer que é fácil entender o conteúdo de uma apólice. Mas a boa notícia é que o documento apresenta um glossário que explica o significado dos termos.
Saiba que o contrato de qualquer tipo de seguro deve especificar com precisão as seguintes informações:
- Quais os riscos que são cobertos;
- Prazo de vigência da apólice;
- Estipulantes e beneficiários;
- Valores dos prêmios e das indenizações;
- Riscos excluídos;
- Franquias.
O perfeito entendimento de tudo é fundamental para que não ocorram problemas futuros. Um corretor de seguros tem a habilidade técnica para facilitar a vida do cliente, já que tem conhecimento de cada um desses detalhes do contrato.
Como funciona a comissão do corretor? Vou ter mais gasto?
O corretor tem direito à comissão de corretagem. Então, o consumidor imagina que quando a figura desse profissional não existe, elimina-se esse gasto também.
Não é bem assim… por determinação legal, a comissão de corretagem é obrigatória em qualquer caso, pois é revertida para a Escola Nacional de Seguros.
É seguro comprar seguro on-line, sem o auxílio do corretor?
A compra de seguros pela internet foi oficializada com a certificação digital, regulamentada pela Susep.
Contudo, procure sempre sites de instituições estabelecidas e com boas referências.
+ Quando trocar meu seguro auto?
Última atualização em 09/12/2019