A hora das férias é a mais esperada do ano inteiro por toda família! Você planejou todos os detalhes para que nada desse errado na primeira viagem para a Disney em Orlando: passagem, hotel, translado, atrações turísticas, seguro viagem. Logo quando chegou no aeroporto nos Estados Unidos percebeu que algo estava errado: a mala da sua filha tinha sumido. Ainda bem que você fez a cotação de seguro viagem e contratou a cobertura para bagagem, o que evitou dor de cabeça.
Seguro Viagem
Situações imprevistas podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Com o Seguro Viagem você fica protegido contra diversas ocorrências, com direito a indenização, reembolso ou prestação de serviços em casos de imprevistos.
Você pode contar com as diversas coberturas básicas e adicionais para ficar protegido em qualquer lugar do mundo. Veja algumas delas:
- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior ou nacional
- Traslado médico
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
- Morte acidental em viagem
- Cancelamento de viagem
- Despesas farmacêuticas
- Regresso antecipado
- Regresso sanitário
- Viagem garantida (Caso agência de turismo abra falência, você tem a garantida de viajar)
- Assistência fisioterapia
Além dessas, você pode escolher entre outras coberturas que mais se enquadram no seu perfil, tendo mais proteção para a sua viagem.
Cobertura para bagagem
Provavelmente você conhece alguém que durante a viagem teve problemas com a bagagem, seja porque sumiu, atrasou ou foi danificada. Para não sofrer com isso, você pode contar com a cobertura de bagagem de atraso, extravio e danos. Quem define se essas três coberturas serão oferecidas juntas ou separadas são as seguradoras. Por isso, antes de contratar a sua cobertura para bagagem, verifique contra quais riscos você está protegido.
Para fins de cobertura, a bagagem é considerada qualquer volume localizado em compartimento fechado, despachado e comprovadamente de responsabilidade da companhia aérea. Para coberturas de bagagem em viagens marítimas, confira com a sua corretora quais seguradoras disponibilizam esta proteção.
Cobertura de extravio de bagagem
Esta cobertura garante indenização até o limite do valor contratado em caso de extravio da bagagem pela companhia aérea, roubo, furto simples ou destruição total. Ela é válida a partir do momento em que a bagagem for entregue em responsabilidade da companhia aérea, até a devolução no desembarque. A cobertura começa a valer a partir de 24 horas após o extravio da mala.
O valor da indenização será calculado conforme o peso da bagagem registrada no momento do despacho, isto é, não será levada em consideração o seu conteúdo. Por isso é importante levar objetos de valor em mala de mão, te acompanha durante toda viagem.
+Veja o que fazer em caso de mala extraviada.
+ Bagagens inteligentes proibidas
Cobertura de danos a bagagem
Esta cobertura garante indenização até o limite do valor contratado em caso de danos ocorridos a mala durante a sua viagem. A cobertura é válida enquanto a mala estiver sob responsabilidade da companhia aérea. A indenização será equivalente ao custo de reposição das malas danificadas.
Cobertura de atraso de bagagem
No caso de atraso da bagagem de responsabilidade da companhia aérea, esta cobertura garante o reembolso das despesas com compra de artigos de uso pessoal. Ela será válida após 12 horas após o horário de aterrissagem do segurado ao destino. O valor é limitado ao contratado, sendo válido para objetos de higiene pessoal e artigos básicos de vestuário.
A cobertura contra extravio de bagagem e a contra danos a bagagem são bem parecidas. A principal diferença entre elas é que a primeira só faz a indenização no caso de destruição total da mala. Já a segunda faz a indenização no caso de danos parciais.
Algumas seguradoras também oferecem cobertura para bagagem especial, a fim de proteger itens como instrumentos musicais, prancha de surf, tacos de golfe, bicicleta, carrinho de bebê ou equipamentos esportivos.
Riscos excluídos
As situações em que o seguro viagem não faz a cobertura são chamados de “riscos excluídos” e descritos nas condições gerais. Essas exclusões mudam conforme planos e coberturas contratadas, porém separamos abaixo as mais comuns.
- Não haverá cobertura quando a ocorrência não for notificada a companhia aérea
- Danos ou destruição devido confisco de autoridades
- Furto simples ou extravio de bagagem quando de responsabilidade do segurado
- Objetos dentro da mala que forem roubados ou danificados
- Confisco ou apreensão por parte da Alfândega ou outras autoridade do governo.
- Eventos causados pelo segurado
- Danos causados a óculos, lentes, aparatos bucais, jóias, relógios, dinheiro e similares.
Solicitar indenização
Para solicitar a indenização nos três casos, é preciso seguir alguns passos e guardar alguns comprovantes:
- É necessário solicitar à companhia aérea o relatório comprobatório de perda (PIR – Property Irregularity Report) que comprova que a sua mala foi extraviada, sofreu com danos ou atrasos;
- Etiqueta de despacho da bagagem;
- Passagem aérea que comprova o embarque/desembarque;
- Documento de identificação do segurado: RG (registro geral), RNE (registro nacional para estrangeiros), CPF (cadastro de pessoa física) e comprovante de endereço.
- Para reembolso, apresentar notas fiscais originais das compras efetuadas.
10 dicas para evitar danos ou extravio de bagagem
Mesmo com o seguro viagem e cobertura que proteja a sua bagagem, é preciso tomar cuidados com alguns itens para evitar dor de cabeça. Para isso, siga as dicas abaixo.
+ Como viajar só com a bagagem de mão
- Leve os objetos de valor na mala de mão;
- Antes de despachar as malas, coloque um lacre ou cadeado para impedir a abertura;
- Se possível, vede as malas com o sistema de embalagens plásticas oferecidas nos aeroportos ou em casa com plástico filme;
- Para facilitar a identificação, coloque etiquetas com nome, endereço e telefone;
- Para encontrar a sua mala mais rápido e evitar que seja confundida com outra, personalize a sua mala com fitas, lenços ou adesivos;
- Tire as etiquetas de identificação dos voos anteriores da mala;
- No caso do pior acontecer, leve itens básicos na sua mala de mão como uma troca de roupa, agasalhos, remédios, pasta de dentes e similares;
- Guarde os comprovantes de despacho da mala até ter certeza que ela não foi extraviada nem danificada;
- Evite usar malas de grifes, além de chamar atenção de bandidos, o valor da mala não será considerado no valor de indenização;
- Evite chegar em cima da hora para fazer o check in, assim como voos que tenha escalas de companhias aéreas diferentes.
Para ficar protegido enquanto estiver viajando, faça uma cotação de seguro viagem. É rápido, fácil e online.
Veja também:
+ Como ter seguro viagem mais barato?
+ Seguro viagem cobre doenças preexistentes?
+ Entenda mais sobre a apólice do seguro viagem
Última atualização em 28/06/2019