É como visitar um vizinho: ir ao Uruguai significa ir para um lugar que compartilha muitas tradições com as regiões gaúchas do sul do Brasil. São pouco mais de 170 quilômetros quadrados, em um país encravado entre o Brasil e Argentina, com costa litorânea badalada e interior carregado de tradições locais (como o tango, o churrasco na parrilla, o chimarrão e a figura do gaúcho). Os uruguaios são conhecidos como um povo acolhedor e receptivo.
Como é integrante do Mercosul, para entrar no Uruguai não é preciso a apresentação de visto, sendo necessário somente o RG. A permissão para ficar no país na condição de turista é de até 90 dias, com possibilidade de renovação para mais 90. A moeda Peso Uruguaio é a utilizada no país, que equivale a, aproximadamente, 12 centavos de real (mas sempre confira a taxa de câmbio antes de viajar!).
Uruguai: turismo e negócios
Caso sua viagem para o Uruguai seja apenas para turismo, saiba que o país é muito procurado pelas praias dos departamentos de Canelones e Maldonado – essa última abrigando a cidade de Punta del Este, procurada pelas praias e cassinos.
Para quem quer conhecer a vida urbana do Uruguai, uma escolha é a capital Montevidéu. O que você pode fazer em Montevidéu é visitar lojas, teatros, e casas de jogos, além aproveitar a vida noturna movimentada por bares, cafés e restaurantes.
Uma dica para quem não quer andar a pé em Montevidéu é fazer uso dos táxis – além das corridas serem geralmente curtas dentro da cidade, os valores são bastante reduzidos, e os motoristas são, em maioria, conhecidos pela honestidade.
Agora, se o foco da sua viagem para o Uruguai é ver os locais históricos do país, recomenda-se visitar a cidade de Colônia do Sacramento. Fundada por portugueses no século XVII, a cidade ainda abriga construções do período, e é considerada como patrimônio histórico pela UNESCO.
O Uruguai está incluído entre os 10 melhores e principais destinos entre os países em desenvolvimento, segundo a classificação anual produzida pela Ethical Traveler, baseando-se em categorias como proteção ambiental, bem-estar social e proteção aos direitos humanos. Foi considerado pela Huffington Post como um país para pessoas que procuram uma aposentadoria tranquila e divertida, pagando impostos razoáveis. É conhecido também como um grande polo de produção e exportação de carne bovina e se tornou, em 2005, o primeiro exportador de software da América Latina, avançando no setor de informática em relação aos seus vizinhos.
Viaje mais tranquilo para o Uruguai
Os vôos Brasil/Uruguai são diários, e partem em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em Montevidéo, o desembarque é feito no Aeroporto Internacional de Carrasco; em Punta del Este, o desembarque é realizado no Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce. Há a possibilidade da viagem para o Uruguai ser feita de ônibus também, com rotas partindo das regiões sul e sudeste do Brasil.
O Uruguai é um dos principais destinos de brasileiros que viajam na América do Sul. Como o país tem uma moeda com valor mais baixo que o real, pode ser uma boa opção para você que quer economizar (que tal trocar os Estados Unidos pelo Uruguai?). É uma viagem curta – se feita de avião, e uma vantagem é que não tem fuso horário se comparado com muitos estados do Brasil.
Quer viajar com mais conforto? Conheça o melhor seguro viagem para a América do Sul.
Faça um seguro viagem internacional antes de partir e fique mais tranquilo sabendo que poderá contar com auxílio médico. Para conferir maiores informações, visite o site da Bidu e feche seu pacote para o Uruguai com conforto e segurança… e faça uma boa viagem! E se quiser mais dicas, confira 7 destinos para viajar na América do Sul.
+ Gostou e vai viajar? Veja como arrumar a mala de viagem