Skip to main content

Quais são as principais diferenças entre crossover e SUV? Prós e contras.

Por 22 de setembro de 2022Mobilidade
crossover

Não é novidade que os SUVs estão cada dia mais tomando conta da paisagem urbana. Esses modelos dizimaram as minivans, as peruas, os hatches médios e, aos poucos, estão tomando até o espaço dos sedãs.

Entretanto, nem sempre aquele carro mais alto, com aspecto aventureiro, é um SUV de fato. Muitas vezes ele é um crossover. Vamos entender as diferenças?

Cotação online de Seguro Auto

Prazer, sou o SUV!

SUV é uma sigla para Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. Os primeiros SUVs surgiram na década de 1950. Eram derivados das picapes, isto é, tinham carroceria montada sobre chassi, grande capacidade de reboque e tração 4×4. A diferença é que no lugar da caçamba havia cabine fechada para passageiros e bagagem.

Com o passar dos anos, os SUVs deixaram de ser veículos rústicos e foram ganhando equipamentos de conforto, como direção hidráulica, ar-condicionado e acabamentos melhores.

Luxo e requinte

Um dos grandes representantes dos SUVs de luxo é o Land Rover Range Rover, lançado em 1970 e que acaba de ganhar sua quinta geração, que abusa do requinte e da tecnologia. Naquela época, o Range Rover se tornou o queridinho dos milionários britânicos, que usavam o modelo em caçadas.

No Brasil, os primeiros SUVs foram a Rural Willys, Toyota Bandeirante, Chevrolet Amazona e Chevrolet Veraneio. Com a proibição de importações em 1976, o mercado brasileiro ganhou SUVs derivados das picapes nacionais, como as Ford F100 e F1000 e as Chevrolet D10 e D20.

Hoje, os SUVs “de verdade” – com chassi, tração 4×4 e boa capacidade de carga – disponíveis no país não são muitos. Temos:

  • Chevrolet Trailblazer, derivado da picape S10;
  • Mitsubishi Pajero Sport (baseado na L200);
  • Toyota SW4, a versão fechada da picape Hilux.

Entre os importados, destaque para os modelos da Land Rover.

E o crossover?

Já o crossover, como a própria tradução do inglês explica, é uma mistura de vários estilos de carro em um só. No caso, pega-se:

  • A plataforma monobloco e o conjunto de motor e câmbio de um hatchback ou sedã;
  • As funcionalidades como bancos modulares e bom espaço interno das minivans;
  • A área envidraçada e porta-malas generoso das peruas.

Aí embala com carroceria com visual fora-de-estrada e posição de dirigir e altura de rodagem elevadas dos SUVs.

Então, aquele SUV que você tem na garagem provavelmente é um crossover. Exemplos:

  • Chevrolet Tracker (base do Onix);
  • Honda HR-V (derivado do Fit/City);
  • Hyundai Creta (plataforma do sedã Elantra e motor do HB20);
  • Nissan Kicks (baseado no Versa);
  • Volkswagen Nivus e T-Cross (Polo e Virtus);
  • Volkswagen Taos e Tiguan (base do Golf e Jetta);
  • Fiat Pulse e Fastback (Argo e Cronos);
  • Renault Duster e Captur (Sandero);
  • Toyota Corolla Cross e RAV-4 (plataforma do sedã Corolla);
  • Jeep Renegade, Compass e Commander (plataforma derivada do Alfa Romeo Giulietta), entre muitos outros.

Cinco principais diferenças entre SUV e crossover:

1. Estrutura

SUV: chassi rígido, chassi de longarinas ou plataforma de picape

Crossover: monobloco;

2. Tração

SUV: tração traseira ou 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial

Crossover: tração dianteira na maioria das vezes;

3. Performance

SUV: motores com mais desempenho e força para encarar qualquer terra, lama e obstáculos

Crossover: motores mais econômicos para uso na cidade;

4. Carga

SUV: grande capacidade para carga e reboque

Crossover: capacidade próxima de um sedã;

5. Dirigibilidade

SUV: mais rígido e menos confortável; pior para manobrar

Crossover: mais macio e confortável.

Qual a melhor escolha, SUV ou crossover?

Tudo depende do uso que será feito do veículo. Quem vai viajar longas distâncias, com bastante bagagem e passando por estradas em más condições será melhor atendido por um SUV. Em compensação, nas cidades os SUVs “raiz” são como um cavalo em uma loja de cristais.

Para quem vai rodar mais na cidade e eventualmente pegar uma estrada de terra em boas condições no fim de semana, a melhor pedida é um crossover. Ele é mais fácil de manobrar, com maior agilidade no tráfego urbano, além de mais econômico.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 21/09/2022

 

Deixe uma resposta