Quem gosta de carros geralmente tem os esportivos como seus modelos preferidos. As razões são muitas. Além do desempenho superior, trazem um visual mais agressivo, cores mais vibrantes, interior diferenciado e comportamento dinâmico melhor. Outro ponto que merece destaque é a exclusividade, pois custam mais caro e, por isso, têm vendas menores.
Existem dois tipos de esportivos. Os que nasceram para ser esportivos, como o Porsche 911, já são pensados para entregar performance desde os primeiros esboços. Já as versões esportivas de modelos comuns, como o Volkswagen Polo GTS, se destacam pelo traje esportivo e modificações mecânicas que proporcionam melhor desempenho. Listamos abaixo os carros esportivos mais vendidos no Brasil nos últimos anos. Confira.
Carros esportivos mais vendidos no Brasil
Renault Sandero RS 2.0
O Sandero sempre foi um compacto manso, voltado para o conforto. Eis que um dia a Renault resolveu mudar essa imagem. Então encomendou à sua divisão esportiva Renault Sport um tempero bem apimentado. Assim, entra na lista dos carros esportivos mais vendidos no Brasil.
- Motor 2.0 aspirado do Duster;
- 150 cv de potência;
- 20,9 kgfm de torque máximo;
- Novos acertos de suspensão;
- Direção e câmbio (manual, com seis marchas).
Tudo isso deu ao pacato hatch a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos e chegar aos 202 km/h de velocidade máxima.
O Sandero R.S. chegou em 2015 e conquistou os entusiastas com preço atraente e excelente desempenho. Nestes seis anos de produção, pouco mais de três mil unidades foram vendidas. Hoje, o Sandero R.S. custa R$ 99,3 mil. Porém (e infelizmente), deve sair de linha em 2022 por seu motor não atender às novas normas da Fase 7 do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares).
Volkswagen Polo e Virtus GTS 1.4 TSI
A Volkswagen sempre investiu em versões esportivas de verdade. Isto é, com motores maiores e mais potentes (e não apenas decoração esportiva) do que as versões normais. Os irmãos Polo e Virtus GTS chegaram em 2020 e ressuscitaram a versão que foi usada no Passat e no Gol nas décadas de 1980 e 1990.
Com visual igual ao do Polo GTI europeu, a dupla GTS tem:
- Motor 1.4 Turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque máximo;
- Câmbio automático de seis marchas, capazes de levar o hatch de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e a uma velocidade máxima de 207 km/h.
No Virtus, são 8,7 segundos e 210 km/h, respectivamente.
Desde que foram lançados, Polo e Virtus GTS acumulam mais de quatro mil unidades vendidas e não serão afetados pela nova fase do Proconve em 2022. O Polo GTS custa a partir de R$ 133,5 mil, enquanto o Virtus GTS tem preço inicial de R$ 139,9 mil.
Volkswagen Jetta GLI 2.0 TSI
Olha quem também está na lista dos carros esportivos mais vendidos.
Com o fim da produção da sétima geração do Golf GTI, restou aos fãs do esportivo da Volkswagen partir para o Jetta GLI, que usa os mesmos conjunto motriz e plataforma. Tratam-se do 2.0 Turbo de 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque acoplado ao câmbio automatizado DSG de seis marchas e da plataforma MQB.
Não só o substituto do GTI, o Jetta GLI é hoje a única versão do sedã disponível no mercado brasileiro. Isso não significa que é um modelo barato. A Volkswagen pede R$ 202,5 mil pelo esportivo. No entanto, desempenho há de sobra: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e 250 km/h de velocidade máxima.
Ford Mustang Mach 1 5.0 V8
O icônico Mustang é hoje o segundo esportivo “de fato” mais vendido no Brasil. Com preço inicial de R$ 550 mil, já teve 379 unidades vendidas em 2021. Na versão Mach 1, atualmente a única disponível no país, o Mustang tem:
- Motor V8 aspirado de 5,0 litros;
- 483 cv de potência;
- 56,7 kgfm de torque máximo passados às rodas traseiras através de um câmbio automático de seis marchas.
O grande destaque da atual e sexta geração do Mustang é a evolução em comportamento dinâmico, que sempre foi o ponto fraco do cupê da Ford. Além de melhorar muito seu desempenho em curvas, o Mustang ficou menos arisco. No 0 a 100 km/h, o esportivo acelera em 4,3 segundos. Já sua velocidade máxima é de 250 km/h.
Porsche 911
Qual o segredo para um modelo que parte dos R$ ter vendido 856 unidades apenas em 2021? Apesar do preço alto, a geração 992 do lendário Porsche 911 tem talvez o melhor custo benefício entre os esportivos disponíveis no Brasil. Nenhum outro modelo oferece tanta performance pelo mesmo valor. E a gama de versões e motorizações é grande, o que acaba atraindo todo tipo de comprador.
Os preços começam nos R$ 709 mil da versão 911 Carrera com motor Biturbo de seis cilindros contrapostos, 3,0 litros, 385 cv de potência e 45,9 kgfm de torque máximo. Vão até os R$ 1,56 milhões do 911 Turbo S Conversível, dotado de 3,7 litros Biturbo de 650 cv e 81,6 kgfm. Entre os dois há nada menos do que 13 versões com carrocerias cupê, conversível e targa.
Listamos apenas os carros esportivos mais vendidos, porém a quantidade de modelos disponíveis no Brasil é imensa, em sua maioria importados e caros. Para citar apenas alguns, há:
- Audi RS3, RS4, RS5, RS6 e R8;
- BMW M2, M3, M4, M5, M8;
- Mercedes-AMG A45, C63, E63, GT Coupé e GT quatro portas;
- Ferrari;
- Maserati;
- Lamborghini;
- McLaren;
- Jaguar e muitos outros.
O Seguro Auto do seu esportivo é na Bidu
Carros esportivos ou superesportivos. Qualquer que seja a sua opção, não dá para andar sem um seguro auto, não é mesmo? A Bidu é parceira das maiores e melhores seguradoras do Brasil e do exterior e possui uma plataforma de cotações e contratação super fácil e rápida de usar. Faça uma cotação e proteja seu esportivo.
Última atualização em 14/12/2021