Quem pretende viajar para a Europa já deve ter ouvido dizer que o seguro viagem é item obrigatório e indispensável para entrar nos países do continente. E é mesmo. Mas você sabe como escolher o melhor seguro viagem para Europa? Sabe o que avaliar na hora de comprar ou que tipo de seguro é o ideal para você?
Pensando nisso, preparamos um guia completo com as principais informações necessárias para quem não quer ter dor de cabeça e quer escolher com segurança o seu seguro viagem.
O que é Seguro Viagem para Europa?
Como muitos já sabem, o seguro viagem é um serviço que assegura que você terá assistência e suporte caso algo aconteça durante a sua viagem. Isso pode ser dentro ou fora do país. Entre os principais benefícios do seguro viagem, temos:
- Reembolso para as suas despesas médicas e farmacêuticas;
- Reembolso em caso de cancelamento de passagens aéreas;
- Cobertura para extravio ou perda de bagagens;
- Traslado médico;
- Regresso sanitário garantido.
Quando você vai para a Europa, é necessário comprar o seguro viagem do tipo internacional. Esse tipo de seguro obriga cobertura de, no mínimo, € 30.000 (30 mil euros) em gastos com emergências médicas.
A obrigatoriedade do seguro viagem para a Europa surgiu com o Tratado de Schengen, ou Acordo de Schengen. Ele foi assinado em 1985, com o principal objetivo de garantir que o viajante terá condições de arcar com esses eventuais custos médicos, caso contrário, o turista poderá, inclusive, ser deportado.
O Tratado prevê a abertura de fronteiras entre os países europeus integrantes, com a sua livre circulação por todo território. Veja a lista de alguns dos países que precisam do seguro viagem:
- Alemanha;
- Áustria;
- Bélgica;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Polônia;
- Portugal;
- República Checa;
- Suécia;
- Suíça.
O Reino Unido e a Irlanda, países de grande procura por parte dos brasileiros, não têm a obrigatoriedade do seguro. Porém, isso não quer dizer que não seja importante você aderir ao melhor seguro viagem para Europa, considerando os benefícios desse serviço.
Como escolher o melhor Seguro Viagem para Europa?
O mercado de seguros é bem amplo e traz diferentes opções também aos viajantes que precisam do melhor seguro viagem para a Europa. Veja algumas dicas que você deve considerar para fazer a sua escolha.
Avalie o limite de valores para a cobertura de despesas médicas
Como já colocamos aqui, para a Europa você precisa no mínimo, € 30.000 (30 mil euros) para gastos com emergências médicas. Por isso, dificilmente você encontrará empresas seguradoras oferecendo menos que isso.
Se o seu perfil como viajante inclui passeios com esportes radicais, que apresentam mais riscos de acidentes, considere adicionar mais euros a esse valor. Isso também vale para os casos de pessoas que já têm algum histórico médico que pode se repetir durante a viagem.
Adicione coberturas extras
O seguro viagem pode oferecer um pacote mínimo de itens para você viajar, com algumas coberturas obrigatórias como a questão médica. Porém, você também pode adicionar mais outros suportes.
Mais uma vez cabe a você identificar essas necessidades dentro do que está proposto a viver durante a viagem ou a se prevenir.
Entre as opções de coberturas extras, você vai encontrar opções como:
- Reembolso de despesas médicas odontológicas;
- Cobertura para os casos de doenças pré-existentes;
- Seguro por interrupção de viagem por motivos de falecimento ou doença;
- Seguro para equipamentos eletrônicos, como câmeras, celulares e notebooks;
- Seguro por atrasos de voos;
- Assistência jurídica;
- Cobertura por acidentes por atividades esportivas.
Dica extra: antes de sair contratando todas as coberturas extras, procure entender no detalhe o que cada uma pode oferecer de fato.
Tempo de validade do Seguro Viagem
Se você é uma pessoa que consegue fazer várias viagens durante todo o ano, verifique as opções de seguro com cobertura com duração anual. Assim é possível você economizar e garantir a tranquilidade de todas as suas viagens.
Total de segurados
Se você não vai viajar sozinho, pesquise o preço de seguros que garantem a assistência para toda a família, coletivos ou até mesmo para casais. É uma ótima oportunidade de preservar a todos e também de não ter dor de cabeça para entrar nos países, pois alguém esqueceu de fazer o seguro viagem.
Seguro Viagem não é seguro saúde
Não confunda seguro viagem com plano de saúde! Mesmo que o atendimento para imprevistos, acidentes, urgências e emergências esteja garantido, isso não quer dizer que você poderá utilizá-lo para fazer um check-up médico e exames de rotina.
Assistência de viagem
Avalie como é realizada a assistência de viagem da seguradora contratada. Ele é o serviço de atendimento que você irá acionar em caso de necessidade do seu seguro viagem. Entenda todos os detalhes que você precisará saber quando a ocasião aparecer.
Quando devo contratar o seguro viagem?
Decidido os destinos e o período da sua viagem, está na hora de pensar em cotar o melhor seguro viagem para a Europa. Fazer isso com antecedência, além de ajudar no seu checklist de tarefas antes da viagem, dá também a possibilidade de encontrar promoções e pacotes especiais.
Vale lembrar que não é possível adquirir o seu seguro viagem no momento que estiver embarcando. Então, antecipe-se! É possível comprar online.
Como comprar o melhor Seguro Viagem para a Europa?
Agora que você já entendeu os detalhes necessários para adquirir o seu seguro viagem, está na hora de fazer acontecer. Na Bidu você pode fazer uma cotação online, de forma prática, rápida e sem custos, para encontrar o melhor seguro viagem para Europa para que o seu passeio seja tranquilo e de boas recordações.
Última atualização em 05/08/2019