Você não costuma fazer compras pela internet usando seu cartão de crédito porque tem medo de ele ser clonado? Então o cartão de crédito virtual é uma solução na medida para você.
Fraudes no cartão de crédito
O cartão de crédito representa um meio fácil e prático de fazer compras. Com o advento da internet, abriu-se um universo de possibilidades de consumo à disposição do consumidor.
Basta pesquisar o produto no computador, escolher e comprar. Tudo sem sair da poltrona. Em pouco tempo, o produto é entregue na sua casa.
O problema é que, para fazer compras online usando cartão de crédito, é preciso entrar com o número e os demais dados de seu cartão no site de vendas.
Atualmente, há muitos criminosos especializados em conseguir burlar os sistemas de segurança online e obter os dados do cartão que você forneceu.
De posse desses dados, os criminosos podem usar o seu cartão para fazer compras para eles – e enviar a conta para você pagar.
Os ciber-criminosos têm várias maneiras de obter os dados do seu cartão. Às vezes o site em que você está comprando até é seguro, mas o problema está na conexão wi-fi da sua internet residencial, passível de intrusão.
Outra possibilidade é você ser contaminado por um vírus que detecta tudo o que você digita no teclado e passa as informações aos criminosos.
Mesmo ao fazer compras em lojas físicas, sempre existe a possibilidade de o seu cartão ser clonado ao ser passado em uma máquina adulterada para esse fim.
Muitos problemas, não é? E quem já passou pelo dissabor de ter seu cartão clonado fica com o pé atrás para fazer compras novamente com o cartão de crédito – especialmente pela internet.
Porém, existe uma solução para tudo isso: o cartão de crédito virtual.
Cartão de crédito virtual
Esse é um novo tipo de cartão de crédito, que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Ele não é um cartão físico. Como o próprio nome diz, o cartão de crédito virtual é apenas um número de cartão de crédito para ser usado para compras online. Não há um cartão de plástico associado a esse número.
O modo de utilização de um cartão de crédito virtual é idêntico ao de um cartão comum. Você insere no site todos os dados do cartão, como nome, número, data de validade, etc. Pode ser usado inclusive para compras internacionais.
Qual a vantagem de um cartão de crédito virtual?
A principal vantagem é que o número do cartão de crédito virtual é gerado para durar pouco tempo. Muitas vezes, ele é válido para apenas uma compra.
Isso constitui uma vantagem. Mesmo se alguém mal-intencionado conseguir interceptar os dados do seu cartão de crédito virtual, não poderá fazer nada com eles, pois o cartão já terá expirado.
Dessa maneira, os criminosos não poderão usar o número do cartão virtual para fazer compras. As transações serão negadas pela operadora.
Na próxima vez em que você quiser fazer compras pela internet, bastará solicitar outro número de cartão de crédito virtual.
Para os bancos, o cartão virtual também é vantajoso. Ele não apresenta custo extra e impede crimes cibernéticos que dão trabalho – e custam dinheiro – a eles.
Qual o custo de um cartão de crédito virtual?
Essa é outra vantagem. Como ele é apenas um número gerado no sistema das operadoras de crédito, ele é emitido sem custos.
Isso ocorre porque não há o custo de fabricação do cartão físico, nem o do envio para sua residência.
Quem pode solicitar um cartão de crédito virtual?
Qualquer pessoa pode pedir um cartão de crédito virtual. Mas muitas vezes é preciso já possuir um cartão de crédito físico no banco ou instituição que emitirá o cartão virtual.
O cartão virtual pode ser solicitado pelo aplicativo do banco, via celular ou internet. O(a) solicitante pode definir o prazo de validade do cartão de crédito.
Em alguns casos, o limite de gastos do cartão virtual também pode ser definido pelo(a) cliente. Em outros, o limite será o mesmo do cartão de crédito físico.
Quais instituições emitem o cartão virtual?
É cada vez maior o número de bancos trabalhando com cartão virtual.
O Banco do Brasil, o Itaú, a Caixa Econômica Federal e o Santander são alguns dos bancos que oferecem o cartão de crédito virtual no Brasil.
O cartão de crédito virtual geralmente pode ser solicitados por meio do aplicativo do banco.
O Banco do Brasil disponibiliza o cartão virtual Ourocard-e. Ele permite que o cliente defina o limite, que pode ser menor ou igual ao do cartão físico.
Também podem ser definidas a validade do cartão e a quantidade de compras que pode ser feita. Assim como o valor máximo de cada transação.
O Virtual Caixa Mastercard, da Caixa Econômica, também é oferecido para clientes que já possuem um cartão físico por essa instituição. O limite também pode ser estipulado pelo cliente até o limite do cartão físico.
O cartão virtual do Itaú é um pouco mais recente, mas também já está à disposição dos correntistas. Ele é válido para apenas uma compra pela internet, que deve ser efetuada no máximo em 48 horas. O limite é o mesmo do cartão físico.
O Cartão virtual do Santander permite pode ser usado para várias transações, podendo ser usado inclusive para pagamento de serviços de assinatura como Spotify e Netflix.
Existem também cartões virtuais pré-pagos. Assim como outros cartões pré-pagos, a pessoa carrega o cartão com determinada quantia, que pode então ser usada para compras usando o cartão. Uma das opções é o cartão do PayPal.
Para ter o cartão virtual do PayPal, é preciso possuir uma conta na empresa de pagamentos online. Porém, não é necessário ter um cartão de crédito convencional, pois as recargas podem ser feitas por meio de boletos.
Já no caso dos cartões virtuais pós-pagos, os dados das compras efetuadas são lançados na fatura do cartão físico, como de costume.
Não é prático? Assim você pode comprar online com tranquilidade. Virtualize-se!