Pois é, a água da chuva não vai limpar seu carro. Ao contrário, espalha ainda mais toda a sujeira. Para ficar pior, só se entrar água no estofado, caso tenha deixado janelas ou teto solar abertos. Por dentro, cresce o mofo. Do lado de fora, as chances de deterioração da pintura com a chuva ácida.
Em tempos de chuvas fortes, é preciso atenção redobrada no trânsito e com a possibilidade de entrar água no carro. Inclusive, demora algumas dicas para dirigir na chuva com segurança. A solução é não demorar muito para lavar o carro depois de um dia chuvoso. Não basta uma simples higienização (veja nosso post com 5 dicas para limpar o carro). No caso de limpar o carro depois da chuva, alguns cuidados extras são necessários.
Como limpar o carro depois da chuva:
- Retire os carpetes para lavagem, preferencialmente com shampoo biodegradável. Deixe-os secar no sol.
- Se a chuva foi muito forte e entrou água e poeira em excesso no interior do veículo, deixando tudo alagado ou sujo, desmonte os bancos e retire-os do carro para iniciar a limpeza.
- Limpe os estofados com produtos específicos que eliminam mofo e bactérias.
- Caso tenha molhado o feltro antirruído, você terá prejuízo: é preciso jogá-lo fora, porque está deteriorado.
- Seque cuidadosamente todo o assoalho.
- Monte tudo outra vez.
- Confira se entrou água nos faróis.
- Não se esqueça de checar as condições do motor. Veja como lavar o motor do carro.
- Troque o óleo. Veja o tipo de óleo adequado antes de fazer isso.
- Observe todos os módulos eletrônicos. Se estiverem molhados, há risco de enferrujarem. Nesse caso, você deverá retira-los individualmente para secagem e, depois, aplicar um spray específico para essa parte elétrica.
Dá trabalho. Porém, esses cuidados são essenciais para evitar a umidade, o mau cheiro e o acúmulo de sujeiras. Para finalizar o serviço, veja como polir carros. Caso não tenha tempo para realizar os procedimentos, você pode procurar um lava-jato com serviço especializado e aspirador industrial.
Se você contratou um seguro e o carro passou por uma enchente, você pode entrar em contato com sua corretora de seguros para acionar um guincho que deixe o veículo em local mais protegido. Depois, um especialista da seguradora vai avaliar se o carro pode ser recuperado e liberar, ou não, para conserto.
Se ainda não contratou, faça uma cotação de seguro auto aqui na Bidu Corretora 🙂