A família aumentou e o espaço do seu carro já não é mais suficiente? Então chegou a hora de pensar em um carro com 7 lugares. Com ele dá para levar a família, os sobrinhos e até a vovó com segurança. Além disso, sobra muito espaço quando todos os assentos não estão em uso.
Tudo começou em 2001
Modelos de carro com 7 lugares começaram a se popularizar em 2001, quando a Chevrolet lançou a minivan Zafira. O sistema Flex7 permitia que os dois bancos extras deixassem o assoalho totalmente plano quando dobrados. A operação de rebatimento era simples, rápida e segura.
Até então, quem precisasse de espaço tinha que apelar para minivans importadas, como a Chrysler Caravan ou Kia Carnival. Além de caras, eram bem maiores e um pouco desajeitadas no dia a dia das grandes cidades. A Zafira trouxe a praticidade para o segmento de carros médios, pois era derivada do Astra.
Hoje, há opções de carro com 7 lugares para todos os bolsos e gostos, de minivan a SUV. separamos os modelos mais populares do mercado brasileiro. Confira!
Modelos de carro com 7 lugares
Chevrolet Spin
A Spin é a substituta da Zafira é hoje o modelo para 7 pessoas mais barato do mercado (a partir de R$ 109 mil). De construção menos refinada, a Spin não tem o sistema Flex7 e não conta com um entre-eixos impressionante, mas o espaço interno é bom.
São 2,62 metros, enquanto o comprimento atinge 4,36 m. O porta-malas é um ponto positivo, pois conta com 553 litros ou 162 litros, com cinco ou sete lugares em uso, respectivamente.
A Spin tem motor 1.8 flex aspirado que rende 111 cv com etanol e 106 cv com gasolina, enquanto o torque é de 17,7 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente. Em todas as versões, a transmissão é sempre automática convencional de seis marchas.
Jeep Commander
O Jeep Commander chegou ao mercado brasileiro em 2022 e tem preço partindo dos R$ 212 mil. O modelo é baseado no irmão Compass, mas conta com 2 lugares adicionais, totalizando 7, e um porte maior para comportar melhor os passageiros.
O amplo espaço interno é resultado da boa distância entre os eixos, que ficou 16 centímetros maior em relação ao Compass, chegando aos 2,79 metros. O comprimento total também é bem maior: são 4,40 m no Compass e 4,77 m no Commander.
O porta-malas comporta 661 litros de bagagem quando os últimos dois bancos estão rebatidos. Com eles levantados, contudo, sobram apenas 233 litros. O espaço, embora acanhado, está acima da média dos concorrentes.
O Commander tem duas versões e duas opções de motorização. A primeira traz o novo motor 1.3 turbo flex, chamado de T270 devido ao torque de 270 newton-metros com qualquer combustível, o equivalente a 27,5 kgfm. A potência atinge 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. O câmbio é automático, de seis marchas, com tração dianteira.
A segunda alternativa de powertrain é composta pelo já conhecido 2.0 TD380 (também em referência ao torque), um turbodiesel com potência máxima de 170 cv e 38,7 kgfm de torque. Esse motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas e com a tração 4×4, que utiliza a primeira marcha como reduzida e contém seletor de terrenos.
CAOA Chery Tiggo 8
Com preço na casa dos R$ 195 mil, o Tiggo 8 é hoje o maior rival do Commander. Como todos os produtos da CAOA Chery, se destaca pela boa relação entre custo-benefício e traz uma boa lista de equipamentos e um acabamento agradável.
O volume disponível no espaço para bagagens não é dos mais generosos, mas continua sendo bom. São 500 litros com cinco lugares, passando para 140 litros com os sete assentos. A distância entre-eixos é de 2,71 m e o comprimento chega a 4,70 m.
Atualmente a CAOA Chery oferece o Tiggo 8 em duas versões. A mais barata é equipada sempre com a motorização 1.6 turbo à gasolina, com potência máxima de 187 cv e torque máximo de 28 kgfm. O câmbio é do tipo automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.
O Tiggo 8 Pro conta com motor 1.5 a gasolina combinado a dois elétricos, com potência total de 317 cv. Por ser um híbrido leve, os propulsores elétricos não tracionam o carro sozinhos e apenas ajudam o motor a combustão, aumentando sua eficiência.
Mercedes-Benz GLB
Quem procura requinte e conforto vai achar no Mercedes-Benz GLB uma excelente alternativa. O modelo parte de R$ 378,9 mil e tem boas qualidades familiares. A versão de entrada GLB 200 Progressive é equipada com motor 1.3 turbo de 163 cv e câmbio automático de sete marchas.
Compacto como uma Spin, o GLB tem 4,63 metros de comprimento e bons 2,82 m de entre-eixos. O porta-malas leva até 500 litros com a terceira fileira rebatida, capacidade que cai para 130 litros com os sete lugares em uso.
E o Volkswagen Tiguan?
Importado entre 2017 e 2021, o Tiguan Allspace tinha duas opções de motorização com turbocompressor (1.4 e 2.0), além de ótimos acabamento e espaço interno. Deve voltar ao mercado reestilizado e com propulsão híbrida. No mercado de usados os preços começam em R$ 120 mil.
Última atualização em 17/02/2023