O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possui um portal online. Ele oferece mais de 20 opções de serviços. Eles estão relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos e infrações. Você pode efetuar esses serviços dentro da sua casa, evitando filas de espera e aglomerações. Então, vamos explicar nesta publicação o passo a passo de alguns desses serviços online do Detran.
Burocracias que vêm com o carro
O carro é o sonho de muita gente.
Entretanto, os motoristas que acabaram de adquirir um veículo, uma hora ou outra podem se deparar com uma série de burocracias.
Você deve atualizar toda a documentação do carro ano a ano. Além disso, de tempos em tempos, o motorista também tem que se atualizar e fazer a renovação da sua CNH. Isso sem falar no seguro auto.
Antes, o processo era todo físico. Isso exigia dos motoristas e proprietários de veículo uma grande disponibilidade de tempo e energia.
Então, o portal de serviços online do Detran-SP veio para agilizar alguns desses processos.
Em 2020, no cenário de pandemia que se instaurou, a relevância dos serviços online aumentou bastante. Isso porque muitos órgãos só atendiam com agendamentos, para evitar aglomerações em seus prédios.
Serviços online do Detran-SP
Na página inicial do site do Detran-SP você já encontra a relação de todos os serviços online disponíveis pelo órgão.
Esses serviços estão relacionados à documentação, do condutor (CNH) e do veículo, e a infrações. Então, é possível fazer desde agendamentos até adquirir cópias digitais de documentos.
São permitidas consultas simples sobre:
- Acompanhamentos de processos;
- Como verificar se a CNH já foi emitida tanto para retirada no local, quanto para o recebimento pelos correios;
- Se há comunicação de venda ou emissão do licenciamento digital (CRLV-e) para o veículo;
- Ver histórico de pontos na CNH, para documentos registrados no Estado de São Paulo.
Entretanto, caso não encontre de primeira o serviço desejado, o órgão disponibiliza um local para fazer buscas dentro do site.
Boa parte dos serviços exigirá um cadastro de login para seguir adiante. No site do Detran-SP você pode gerar essa conta. Basta clicar no botão “Entre ou cadastre-se” na barra superior, à direita.
É possível fazer o acesso usando os dados de um e-mail Google ou entrando pelo Facebook. Mesmo assim, será exigido pelo menos o seu número de CPF mais adiante.
Solicitar a segunda via da CNH
Um dos serviços online do Detran mais procurados pelos condutores é a solicitação da segunda via da CNH ou a renovação desse documento.
A cada cinco anos, salvo exceções, o condutor deve fazer a renovação da sua carteira de habilitação. Desta forma, ele se mantém atual com as regras de trânsito.
Se antes do período de renovação, o motorista não tem mais consigo a CNH, por motivos de perda ou furto, ele pode solicitar a segunda via do documento.
É importante destacar que só podem solicitar a segunda via motoristas que estão em situação regular com o órgão. Ou seja, a CNH cassada ou suspensa não te dá direito a fazer a segunda via do documento vigente. Neste caso, você deverá fazer o processo de renovação da CNH todo.
Assim, para solicitar a segunda via da CNH, basta acessar o serviço no portal do Detran, fazer o login e o pedido.
Será necessário pagar uma taxa e, logo após o pagamento, o documento é enviado para o endereço cadastrado no Detran em até sete dias úteis. Também é possível acessar a CNH digital pelo aplicativo do Detran-SP: CDT – Carteira Digital de Trânsito, disponível para celulares com sistema Android e Apple.
Como fazer a renovação simplificada da CNH
Se você busca renovar a sua carteira de habilitação, o processo tem alguns passos a mais, diferente da solicitação de segunda via. A vantagem, no entanto, é a mesma de não precisar ir até uma unidade do Detran para fazer o processo.
Podem fazer a renovação os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento. O motorista também não poderá ter a habilitação cassada ou suspensa, nem ter algum processo em andamento.
Além da solicitação da renovação online, você deverá fazer um exame médico em algum profissional credenciado pelo Detran.
Para o caso das habilitações da categoria C, D ou E, há, também, o teste toxicológico. Assim, é possível avaliar o possível consumo de substâncias psicoativas.
Após a realização dos exames, o motorista paga uma taxa. Desta forma, após o pagamento, ele recebe em casa a nova documentação, em até sete dias úteis. Consulte o valor de todas as taxas relacionadas à renovação na seção “Pagamento”, no site do Detran.
Emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV)
O motorista que acabou de trocar de carro também pode fazer o registro do veículo 0 km no site do Detran.
Essa facilidade permite ao proprietário fazer a solicitação para emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Ele é necessário para liberar o emplacamento e o licenciamento do novo automóvel.
O proprietário do veículo é o mais indicado para fazer a solicitação. Porém, o procurador do proprietário ou parentes próximos também podem.
No caso de uma compra de pessoa jurídica, o proprietário ou representante legal da companhia podem fazer a solictação.
O registro exige uma série de documentos digitalizados que podem ser conferidos a seguir:
- Documento de identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de endereço (com data de até 3 meses anteriores);
- Decalque do número do chassi;
- Nota fiscal do fabricante (cópia simples);
- Nota fiscal da revenda
Segundo o próprio Detran, você pode digitalizar os documentos por meio de foto ou scanner. Assim, o importante é a documentação estar legível, em formato PDF, com no máximo 3MB de tamanho.
Então, o órgão avaliará toda a documentação. Ele retornará em breve liberando uma guia de pagamento com os valores do IPVA e DPVAT. Também haverá a solicitação de taxa de 1º registro no sistema bancário.
Após o pagamento, os comprovantes devem ser digitalizados também e enviados para o site do Detran. Ao confirmar o recebimento, enviará em até 5 dias úteis o código do CRV.
Última atualização em 06/01/2021