Sempre que levamos o carro para a revisão ou realizamos a troca dos pneus nos são oferecidos os serviços de balanceamento e geometria do carro. Mas você sabe o que são e para que servem? Para não desperdiçar dinheiro e realmente saber se o seu carro precisa mesmo deles, vamos explicar detalhadamente cada um. Confira!
Balanceamento e Geometria do carro
Todo carro possui um conjunto de rodas, pneus, suspensão e direção. Eles servem para absorver os impactos, equilibrar as forças que a carroceria sofre quando o carro acelera, freia e faz curvas. Tal conjunto é composto por diversos componentes, entre eles amortecedores, molas, bandejas, barras de direção, barras estabilizadoras, bieletas, entre outros.
Os serviços de balanceamento e geometria do carro são realizados exatamente nestes componentes. Eles têm como objetivo fazer o seu carro andar sempre em linha reta e não vibrar em altas velocidades. As más condições das ruas e estradas brasileiras influenciam – e muito – no funcionamento deles. A não realização periódica dos serviços, pode afetar a dirigibilidade e a segurança do veículo, além de causar desgaste prematuro dos pneus.
Balanceamento
O conjunto formado pela roda e o pneu não tem uma uniformidade de massas. Além disso, os impactos sofridos por este conjunto em buracos, sarjetas, sinalizadores de solo e emendas de pontes tendem a aumentar ainda mais esta disparidade de massas. Uma roda desbalanceada fará o carro vibrar em velocidades mais elevadas, geralmente acima dos 100 km/h.
O que o balanceamento faz é equilibrar esta diferença de massas presente no conjunto de roda e pneu. O balanceamento se dá por meio da distribuição de pequenos chumbos que são fixados na roda. A máquina balanceadora simula as rotações da roda e identifica exatamente o local e quantos gramas de chumbo são necessários para uniformizar as massas.
Muito embora o serviço de balanceamento seja sempre oferecido com o de geometria da suspensão ou com o alinhamento de direção, nem sempre é necessário fazê-lo. Se o carro não tiver qualquer tipo de vibração no volante ou na parte traseira ao trafegar em estradas ou avenidas expressas, não precisa de balanceamento. Desta maneira, não existe uma periodicidade para a sua realização.
Geometria da suspensão
O serviço de geometria da suspensão verifica e corrige o alinhamento da direção e a maneira como as rodas do veículo entram em contato com o solo. Como no balanceamento, os buracos e obstáculos tão comuns nas vias brasileiras afetam bastante a maneira como o carro se comporta. Eles são responsáveis por desregular os parâmetros originais da suspensão ou da direção, comprometendo a dirigibilidade do carro.
Muitas vezes, estas mudanças na regulagem original são imperceptíveis para o motorista, mas podem trazer danos e prejuízos em longo prazo. Assim, a geometria da suspensão deve ser verificada a cada 10.000 quilômetros e sempre que houver troca de componentes da suspensão ou dos pneus. A geometria da suspensão de carro envolve os seguintes serviços:
Alinhamento de direção
As rodas dianteiras de um veículo precisam estar sempre perfeitamente paralelas. Com o tempo – e os buracos, sempre eles! – elas vão perdendo este alinhamento paralelo. Isso faz com que o carro puxe para um dos lados, a direção fique pesada e difícil de girar e que os pneus fiquem ruidosos ao contornar curvas.
Quando um carro está com a direção desalinhada, as rodas dianteiras podem estar em posição divergente ou convergente. Em uma divergência elas formam um ângulo aberto, isto é, ficam voltadas para o lado de fora. Já em uma convergência, esse ângulo é fechado. Isso quer dizer que as rodas dianteiras estão voltadas para dentro.
Além de comprometer a estabilidade e a dirigibilidade, o desalinhamento diminui consideravelmente a vida útil dos pneus, que acabam sofrendo desgaste irregular da banda de rodagem. Quando o alinhamento está divergente, o desgaste é no ombro de fora do pneu. Se está convergente, o ombro do lado de dentro será danificado.
O serviço de alinhamento verifica e corrige a posição das rodas por meio de uma mesa alinhadora. Sob o veículo, o técnico alinhador modifica o ângulo das rodas dianteiras regulando a barra de direção (ou barra axial), peça que liga a caixa de direção às rodas. No serviço de geometria da suspensão de carro, normalmente o alinhamento de direção é o mais frequente.
Cambagem
Vimos que o serviço de alinhamento de direção faz com que as rodas dianteiras fiquem paralelas entre si. Já a cambagem assegura que a banda de rodagem do pneu tenha total contato com o solo, permitindo a máxima estabilidade do carro. Entretanto, com os impactos sofridos no dia a dia, o ângulo de inclinação do conjunto roda e pneu (chamado câmber) pode se alterar. Isso faz com que o pneu perca parte deste contato com o solo.
Quando isto ocorre, o câmber pode ficar negativo (quando o contato com o solo acontece pela parte interna da banda de rodagem) ou positivo (o pneu toca o solo pela parte externa). O que o técnico faz durante o serviço de cambagem é zerar este ângulo e permitir que o pneu volte a tocar integralmente o solo. Se o câmber do carro estiver alterado, ele vai perder estabilidade e ter desgaste acentuado na parte interna o externa dos pneus.
Cáster
O câmber é ângulo de inclinação horizontal das rodas. Já o ângulo do cáster é aquele formado entre o pino mestre da suspensão de um veículo em relação ao plano vertical. Este ângulo possui uma influência direta na questão de dirigibilidade do carro, além da estabilidade e do comportamento da direção.
Quando um carro apresenta um cáster positivo, ele tem maior estabilidade de direção em altas velocidades e direção pesada em velocidades baixas. Quando o ângulo é negativo acontece o inverso: carro apresenta pouca estabilidade em altas velocidades e leveza na direção ao manobrar e trafegar devagar. Geralmente o carro precisa de regulagem de cáster apenas quando sofre fortes impactos
Manutenção e Seguro Auto
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Última atualização em 19/05/2020