Skip to main content

Como fazer seu negócio crescer com um empréstimo para empresa?

Por 5 de março de 2020setembro 21st, 2021Finanças
imagem de computador e gráficos para texto sobre empréstimo para impulsionar negócio

Ainda hoje, muitos donos de negócio acreditam que o termo empréstimo vem carregado de negatividade. Isso não é um comportamento estranho. Muitos empresários costumam associar o termo com uma situação de crise, falta de retorno financeiro ou dívidas. Outra parcela de empreendedores, porém, já compreende o empréstimo para impulsionar negócio.

Usar a ferramenta do empréstimo para fazer a empresa crescer é uma boa tática para quem tem bastante controle de suas finanças. Nessa publicação vamos explicar como o empréstimo para a empresa, independentemente do seu tamanho, pode ser uma boa solução para crescimento.

Simular Empréstimo Empresarial

Empréstimo para impulsionar negócio

A administração de empresas não é uma tarefa fácil. Mesmo com as contas “no azul”, muitos empresários podem se ver em um beco sem saída: não conseguem fazer seu negócio crescer. Pequenas e médias empresas, geralmente, são as que mais sofrem com esta estagnação. Vendem – e até lucram – mas as contas se acumulam. No fim, ficam no zero a zero e não crescem. E nem sempre isso está relacionado a crises econômicas ou má administração. Às vezes, a fórmula inicial, aquela que em princípio fez a empresa nascer e dar frutos, não funciona em maior escala. 

Investir em novos equipamentos e pessoal ou em marketing para seu negócio são algumas das estratégias que podem incrementar o lucro das empresas. Mas cada uma dessas soluções exigirá recursos. É neste ponto que o empréstimo para impulsionar negócio pode ajudar as empresas.

Empréstimo como forma de aumentar o caixa

A forma mais comum de encarar o empréstimo é a utilização dele para incrementar o caixa da empresa. Se as vendas esfriam, o dono de negócio pode encontrar seu primeiro obstáculo. Os lucros diminuem, o capital de giro pode enxugar e a empresa fica refém de uma recuperação do mercado.

Em um planejamento de médio e longo prazo você pode antecipar os períodos de baixa e procurar uma margem de segurança para contratar um empréstimo. Assim, é possível manter o pagamento dos funcionários, a compra de insumos e outros, sem custar os recursos que serão utilizados para fazer a empresa crescer no futuro. 

Também é nesse ponto que muitos empresários torcem o nariz para a opção do empréstimo. Erroneamente, muitos donos de negócio ainda veem esta como a última saída da crise e não como algo dentro de um planejamento mais detalhado.

Nos casos em que o empréstimo é escolhido como a última opção, a empresa ou seus patrões encontram-se já com problemas financeiros. Aí então, dificilmente conseguirão uma boa condição na hora de contratar o mesmo.

Quando usado de forma estratégica, o empréstimo torna-se um aliado e uma oportunidade de dar um salto.

Compra de equipamentos e expansão do negócio

Empresas pequenas e médias muitas vezes se encontram nessa encruzilhada. Manter o tamanho de sua infraestrutura, ou seja, manter a fórmula que vinha dando certo até então, ou expandir a sua atuação no mercado. Os donos de empresas desse porte sabem como é mais difícil manter as contas equilibradas. Por conta do orçamento mais enxuto, cada centavo tem que ser muito bem aplicado. 

Logo, quando o salto para o crescimento é inevitável, o empréstimo para impulsionar negócio pode ser a solução. Se o problema é aumentar a produtividade, por exemplo, talvez a compra de novos equipamentos possa resolver. Em outros casos, o empréstimo pode auxiliar na manutenção não planejada de uma máquina crucial para a execução do serviço.

Invista em marketing e comunique sua empresa

Investir em marketing nem sempre é uma das primeiras opções das empresas. Muitos empreendimentos se estruturam sem a necessidade da publicidade em um primeiro momento. No entanto, quanto maior a concorrência mais você terá que se diferenciar de seus adversários. Hoje, existem inúmeras formas de se fazer publicidade. Principalmente desde o advento das redes sociais, em que é possível investir de forma estratégica a fim de obter resultados mais precisos.

Com isso, muitos empresários que não colocam os investimentos com marketing dentro do orçamento inicial, agora precisam rapidamente reverter a situação. O empréstimo pode ser uma boa forma de conseguir recursos para projetos de marketing e de comunicação. Eles ajudarão sua empresa a aumentar a clientela e, consequentemente, ampliar as vendas.

Como encontrar o melhor empréstimo para minha empresa?

Estas são algumas das opções em que o empréstimo pode ajudar o seu negócio a crescer, sem que o empresário fique endividado a ponto de sacrificar o seu empreendimento. Tudo vai depender do seu planejamento. Quanto mais detalhado e cuidadoso ele for, mais chances para o empréstimo seguro você vai encontrar. 

É importante estar atento às condições de pagamento do valor contratado e, principalmente, às opções de juros (pré ou pós-fixados) e prazo total do empréstimo. Quanto maior o tempo, mais você terá que devolver à instituição financeira. Lembre-se que o empréstimo para impulsionar negócio é um auxílio temporário. O caixa da empresa não pode depender exclusivamente disso para funcionar. 

Os empresários têm que estar preparados para as análises de crédito do negócio. Quanto mais ele estiver saudável, no que diz respeito à questão financeira, melhores serão as condições de crédito para contratação.

No mercado, por sua vez, você encontra hoje uma extensa gama de opções de empréstimos empresariais, dedicados às mais diversas áreas de atuação. Eles são compatíveis com os recursos de empresas pequenas, médias e grandes. Por isso, também é necessário avaliar os diferentes tipos de empréstimo e as linhas de crédito oferecidas por bancos e pelas instituições financeiras. Assim, você pode encontrar aquela opção que cabe dentro do seu orçamento e da sua estratégia.

Última atualização em 05/03/2020