A viagem para o exterior está toda programada, mas um item é essencial para abrir as portas para dias incríveis: o passaporte. E não basta tê-lo em mãos, é preciso entender a validade do passaporte necessária para o seu destino final.
Com enorme responsabilidade a cumprir, esse documento deve ser foco de total atenção. Afinal, ninguém quer deixar de embarcar em virtude de problemas.
A grande questão que envolve o passaporte se refere à sua validade. Além da vida útil do mesmo, há outros cuidados que não podem escapar como a validade do passaporte para certos destinos como, por exemplo, Estados Unidos e Europa.
Sim, nem sempre a validade do passaporte condiz com a necessária para entrar em determinados países.
Vamos descobrir quais são os prazos ideais dos passaportes para que não ocorram problemas?
Cotação online de Seguro Viagem
Validade do passaporte brasileiro: 10 anos
O governo brasileiro anunciou anos atrás uma mudança importante sobre a validade dos passaportes.
Publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2014, a novidade agradou todos aqueles que viajam. Os passaportes brasileiros passaram a ter validade de 10 anos ao invés de cinco anos.
Com isso, novos itens de segurança foram colocados em prática. Foi adotado, por exemplo, o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, resultando em maior segurança aos dados gravados no chip.
As mudanças também atingiram a capa e a imagem invisível fluorescente para que a durabilidade do passaporte seja ampliada.
Outra novidade: o Brasil passou a integrar o PKD, Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). Essa medida agiliza a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro nos postos de controle migratório no Exterior, além de proporcionar mais segurança aos viajantes.
Naquela situação, o sistema brasileiro de emissão de passaportes também vivenciou adaptações e nova certificação digital, garantindo maior segurança ao próprio documento.
Entrada na Europa
Além de estar com o passaporte válido, há algumas regras que devem ser obedecidas ao entrar na Europa.
Pois é, não pense que é possível usar o passaporte até o último dia de validade do mesmo para viajar para o exterior.
Quando a viagem para a Europa é de dez dias, por exemplo, é necessário desembarcar com o documento válido por três meses e 10 dias.
É sempre essa conta que deve ser seguida para entender a validade do passaporte para viajar para Europa. Ou seja, se a viagem for de 15 dias, o passaporte deve ter validade de três meses e 15 dias.
Vai ficar um mês viajando? Passaporte com validade de quatro meses!
Confira esse exemplo prático: uma viagem de um mês que será iniciada no dia 1 de julho (saída do Brasil nessa data) requer um passaporte válido até o dia 1 de outubro.
Essa verificação relacionada ao tempo da viagem X validade do passaporte é sempre feita no aeroporto do Brasil. É nesse momento que é realizada a checagem de toda a documentação do viajante – são regras que devem ser seguidas para que não haja impedimentos no embarque.
Por isso, especialistas recomendam a solicitação de um novo documento caso seja expirado antes da volta da viagem, segundo as regras acima mencionadas.
Margem de segurança
O ideal mesmo é não contar com o passaporte com menos de seis meses de validade, agendando a renovação quando faltar sete meses para o documento expirar.
Outra dica importante é sempre estar atento às regras de imigração do país que se pretende visitar.
Entrada nos Estados Unidos
Seis meses de validade!
Sim, para entrar nos Estados Unidos sem problema, o prazo ideal de validade do passaporte é esse. Portanto, caso o passaporte expire antes de seis meses, a emissão de novo documento é necessária.
É verdade que em virtude de um acordo entre o nosso país e os Estados Unidos, a validade dos passaportes brasileiros se estende automaticamente para seis meses além da sua data de expiração.
Entretanto, é indicado que o documento tenha sim seis meses de validade para evitar surpresas desagradáveis.
Viagens para a América do Sul
Brasileiros não precisam de passaporte para viagens realizadas pela América do Sul.
É permitido viajar simplesmente com o documento de identidade emitido nos últimos 10 anos – a carteira de motorista não é válida nessa situação.
Qual o melhor momento para solicitar novo passaporte?
Nunca espere a validade do passaporte acabar para fazer a renovação. O documento deve ter um prazo de vencimento mínimo para passar pela imigração, conforme exemplos acima relatados.
Quando o passaporte não cumpre esse pré-requisito para o país de destino, é possível até mesmo que o viajante não consiga efetuar a compra da passagem.
Verifique a validade do passaporte
É muito simples conferir a validade do passaporte. Essa informação consta na página em que estão os dados e a foto da pessoa.
Menor de 18 anos
O passaporte destinado a menores de 18 anos tem validade definida de acordo com a idade, confira:
IDADE |
VALIDADE |
0 a 1 ano incompleto |
1 ano |
1 ano completo a 2 anos incompletos |
2 anos |
2 anos completos a 3 anos incompletos |
3 anos |
3 anos completos a 4 anos incompletos |
4 anos |
4 anos completos a 18 anos incompletos |
5 anos |
18 anos completos ou mais |
10 anos |
Caso seja o momento de renovar, o primeiro passo é acessar o site/página da Polícia Federal. Lá você encontra a lista dos documentos necessários e pode requerer o novo preenchendo o formulário para a emissão da Guia de Recolhimento da União.
Assim que ocorrer a confirmação do pagamento desta guia, é permitido agendar.
Importante: saiba que os carimbos e vistos do passaporte atual não migram para um novo. Portanto, caso viaje, por exemplo, para os Estados Unidos e o visto esteja no passaporte antigo, é imprescindível levar este também para a entrada no país.
Seja qual for seu destino, nunca se esqueça que é fundamental viajar com um seguro viagem. Veja qual é o melhor para você e contrate um seguro viagem.
Última atualização em 03/09/2019