Na hora de fechar viagem online, existem diversos fatores que você deve tomar atenção. Apesar da conveniência de fazer a compra pela internet, muitos erros podem acontecer. Ou, pior, você pode acabar reservando por algum site não confiável.
A principal recomendação do Código de Defesa do Consumidor é manter contato constante com a agência ou site de viagem que você comprou. Caso suas necessidades não sejam atendidas, você pode acionar as instituições de defesa do consumidor.
E para te ajudar a não cair em cilada, temos algumas sugestões:
Faça uma pesquisa sobre o site que você está pensando em fechar viagem online
Verifique se é um site de confiança e procure pessoas que tiveram experiências anteriores com o site. Isso é importante para ter certeza de que você está fazendo a compra em um site de confiança. Procure reservar a sua viagem sempre num site com boa reputação.
Para obter alguma referência do site, você pode consultar o www.cadastur.turismo.gov.br. Nele, é possível verificar qual é a situação da empresa no Ministério do Turismo. Também é possível checar a reputação no Reclame aqui ou nas redes sociais.
Lembre-se que a agência, mesmo que online, é responsável por qualquer problema que você tenha durante a viagem de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Analise o que o pacote oferece
Se você optar por um pacote de viagem, antes de fechar a compra, verifique tudo o que está incluído. Você não quer ter surpresas ao chegar na viagem e descobrir que o seu hotel não está reservado. Ou que não há um transfer incluso como você havia pensado na hora de fechar viagem online.
Imprima uma cópia dos comprovantes de compra
Facilita você ter em mãos todos os comprovantes de compra. No caso de alguma emergência ou problema talvez você não tenha tempo de ficar procurando comprovantes no seu e-mail.
Confirme suas reservas antes da viagem
Após fazer as compras pela internet, verifique no hotel, passagens aéreas e outros serviços que você possa ter contratado foram realmente reservados. Em caso de dúvida ou desconfiança, questione a agência.
Reserva de hotéis pela internet
Na hora de reservar a sua hospedagem pela internet, procure imagens do hotel em diferentes sites para garantir que estas correspondem à realidade. Lembre-se que muitos hotéis são bonitos apenas nas fotos. Na viagem dos seus sonhos, você não quer chegar lá e se decepcionar, não é?
Atraso, alteração ou cancelamento de voos
Como você pode ter comprado a passagem por conta própria online, é bom ficar de olho em qualquer alteração que a companhia aérea faça com o seu voo. Caso haja alteração, atraso ou cancelamento você deve ser informar da situação. Se estiver fazendo uma viagem terrestre, de ônibus, por exemplo a situação fica mais fácil. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) garante que se o transporte atrasar mais de uma hora, você tem direito a cancelar a sua passagem sem custo e obter o seu dinheiro de volta.