Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) começou a divulgar um ranking das melhores companhias aéreas brasileiras, baseada nas manifestações dos usuários.
Os dados foram coletados a partir de mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo que foram respondidas em 2017. Portanto, foram avaliados os seguintes pontos: reclamações registradas, o prazo que elas foram respondidas, se foram solucionadas ou não e se os consumidores ficaram satisfeitos com o atendimento.
Mais reclamações
As companhias aéreas que estão em primeiro lugar no ranking de reclamações são a Latam e Azul, segundo a ANAC. A cada cem mil passageiros, houve 18 reclamações para cada uma.
A Latam foi a que mais teve registros. Foram 5479 registros de 30,5 milhões de passageiros que são transportados pela companhia aérea. A Azul contou com 3478 reclamações para 19592 milhões de passageiros que voaram com a empresa aérea.
A Avianca ficou em terceiro lugar em número de reclamações. Foram 1179 reclamações com média de doze registros para cem mil passageiros embarcados.
Menos reclamações
A companhia aérea com menos reclamações foi a Gol, com 2178 registros de 29,2 milhões de passageiros com atendimento. Isso dá, em média, sete registros por 100 mil passageiros transportados.
Solução de problemas
No ranking das empresas que mais solucionaram os problemas dos passageiros, a Avianca se saiu melhor em 2017. Foram 77,11% de passageiros satisfeitos que informaram ter suas demandas resolvidas. Em segundo lugar, ficou a Latam com 66,45% de passageiros satisfeitos neste índice. Em último lugar, ficou a Azul com 53,44% de passageiros satisfeitos com as respostas de suas reclamações.
E no outro índice, o que refere-se ao atendimento prestado pelas empresas, a vencedora foi a Gol, com uma média de 2,65. Em segundo lugar a Latam, com uma média de 2,54. Em último lugar ficou a Azul, com a pior nota avaliada – 2,08 numa variação de um a cinco. A melhor companhia segundo os passageiros avaliaram, com uma nota de 2,96 foi a Avianca.
O que as melhores companhias aéreas brasileiras têm a dizer sobre isso
Quando se trata de um ranking das melhores companhias aéreas brasileiras, todas elas querem se justificar. A Gol diz que trabalha constantemente na busca pela excelência operacional para que seus clientes tenham as melhores experiências. Também completou dizendo que vai continuar se empenhando junto a sua equipe para executar um ótimo atendimento tanto em solo quanto durante o voo. Além disso, afirma que vai manter excelente relacionamento com os passageiros que optaram voar pela Gol.
A Latam também se manifestou dizendo que está determinada a melhorar o serviço aos seus clientes, seguindo todas as regras da legislação vigente no que diz respeito ao atendimento. A companhia ainda reforçou dizendo que possui diferentes ferramentas para manter diálogo com os consumidores 24 horas por dia, pelo telefone e pela internet.
Já a Azul, afirmou que se compromete a atender seus passageiros com excelência, através de um serviço de qualidade, eficiente e com muita segurança. A empresa também lembrou que já ganhou diversos prêmios entre as melhores companhias aéreas.
A Avianca foi a única que não se manifestou a respeito do ranking de melhores companhias aéreas brasileiras.
Com essas informações, você já pode conferir dicas para economizar na viagem em família, conhecer os programas de fidelidade e escolher o melhor seguro viagem.