Não, você não leu errado, não: as casas são feitas com os mesmos containers utilizados para transporte de mercadorias em navios cargueiros ao redor do mundo diferente daquelas de alvenaria, madeira ou mista. Então, a resposta da pergunta “minha casa pode ser feita de container?” É sim.
Essa nova modalidade de construção civil e arquitetura chegou no Brasil em meados de 2011, mas já era bem conhecida no exterior. A solução é bastante sustentável, já que reutiliza materiais que seriam descartados e deixados esquecidos em portos ou aterros, e os utilizam para edificações diversas, sejam casas comuns ou até mesmo hotéis.
Cotação online de Seguro Residencial
A construção de uma casa container é rápida: leva, em média, 3 meses e conta ainda com redução de custos dos metros quadrados em relação à alvenaria comum e um bom aproveitamento de espaços. Reformas e soluções de problemas internos de uma casa container também podem ser um benefício, já que o interior é modulado e permite o conserto de diversos problemas hidráulicos e elétricos com maior facilidade.
A arquiteta Andreia Amigo projeta casa container em São Paulo. Para ela, esse tipo de construção tem ótima segurança, já que “os containers, na produção para seu uso original, já vêm tratados para suportar estas características extremas. Nesse sentido, utilizar um container como habitação, é ter a tranquilidade de morar em um tipo de cofre”.
Mas não pense que é só pegar um container e sair cortando, juntando peças e morando – é necessário projetos sérios. Todo o processo de transformação desses em uma casa container é meticuloso. Um dos cuidados que é preciso ter para utilizar esse material como casa é em relação ao isolamento térmico. Por ser feito de metal, os containers precisam ter o cuidado de manter o calor no inverno e ter um ambiente interno fresco no verão.
São realizados diversos estudos antes da montagem da casa em si. Questões como fiação, encanamento, ferrugem do container e o já comentado isolamento térmico, são considerados pelo arquiteto e engenheiro que cuidarão do projeto de construção.
+ Como funciona um seguro residencial?
Mesmo com todos os cuidados e estudos realizados sobre o container antes de fazer a casa, é necessário manter-se protegido contra incidentes que possam vir a ocorrer (por isso é importante um bom projeto). Por ser algo novo ainda no Brasil, não é possível saber se há impedimentos na realização de um seguro residencial para uma casa feita com container.
Mesmo tendo documentações e permissões municipais como qualquer outra casa, é importante se informar com sua seguradora ou corretora de seguros se você estiver pensando em ter uma casa contêiner. Além disso, pense em uma boa arquitetura para a casa, aumentando assim a chance de ter uma boa avaliação na hora do seguro.
Quais os benefícios do seguro residencial para a minha casa?Além das diversas coberturas, como proteção contra incêndio, queda de raio e explosão, você também tem disponível diversas assistências. Faça uma cotação de seguro residencial online e veja os benefícios. Começar minha cotação >> |
Acha que é uma péssima ideia ou que pode ser uma casa horrível? Melhor olhar essas casas abaixo, todas feitas com containers!
Casas feitas com containers podem ser, então, uma boa alternativa para morar em um lar-doce-lar mais sustentável e, algumas vezes, até mais barato! Além disso, é um estilo diferente e com o material é possível criar diferentes formas e maneiras de se adaptar. No Brasil existem algumas empresas, como a Bunker Metal, que oferecem esse tipo de construção.
E você, moraria em casas containers? Deixe sua opinião nos comentários!