Em algumas cidades brasileiras, as prefeituras vêm realizando a construção de faixas elevadas pelas ruas e essa iniciativa tem chamado atenção de motoristas e pedestres. Afinal: para que servem?
Podemos considerar alguns aspectos importantes que levam as diretorias de trânsito a optar pela medida:
- Melhora as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas;
- Amplia a visibilidades da travessia dos pedestres;
- Reduz a velocidade dos automóveis.
Assim, não se trata de “lombadas”, tem muito mais a ver com a segurança do pedestre do que com a do motorista. Por isso mesmo, a proposta é que essa faixa elevada esteja mais nivelada com as calçadas.
Quem caminha pela faixa elevada, no entanto, precisa continuar bastante atento ao atravessar a rua, continuar olhando para os dois lados e se certificar de que está sendo visto pelos motoristas.
Sabemos que nessas faixas, sejam elas elevadas ou não, não é permitido ao motorista estacionar ou sequer parar.
Faz parte do Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro e quem não respeita a norma é penalizado com 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A multa para quem estacionar na faixa é de R$ 195,23 e o veículo pode ser apreendido.
Faixas Elevadas em Viçosa, Minas Gerais
Na pequena Viçosa, município do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura decidiu construir nos últimos meses 27 faixas elevadas.
Para tanto, realizou um investimento de R$ 178.963,28. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Instituto de Planejamento do Município (IPLAM), seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
De acordo com a Diretoria de Trânsito do município, as faixas elevadas permitem aos pedestres mais segurança, enquanto que melhora a visibilidade para os condutores.
Reforça também que é preciso mais respeito da população às leis de trânsito, pede prudência e educação, lembrando que o trânsito é uma responsabilidade de todos os cidadãos.
Se você é morador desta cidade, conheça as avenidas que foram edificadas: Bueno Brandão, Peter Henry Rolfs, Olívia de Castro e Santa Rita; ruas Senador Vaz de Melo, Dos Passos, Gomes Barbosa, Francisco Machado e Maria das Neves de Jesus; além das praças Silviano Brandão, Rosário e Emílio Jardim, entre outros.
Você sabe a função das faixas zebradas e quais as funções dela no trânsito?
Veja também: