Aplicativo indica se você está criando um “monstro” em forma de carro.
Você comprou um veículo há algum tempo e sente que o prejuízo do carro é maior do que o ganho que tem com ele? Para resolver essa dúvida, o engenheiro eletrônico Israel Lot criou o site “Meu carro é um monstro”, uma plataforma que irá ajudar você a ver quanto seu gasto já custou por semana, mês e ano.
O site disponibiliza uma ficha para que o usuário preencha com os diversos detalhes sobre o carro que possui. É possível simular desde o quanto de dinheiro que já foi perdido com o veículo, até o tanto de poluição que seu carro produziu. Para gerar essas informações a plataforma calcula gastos como combustível, impostos, seguro, manutenção e estacionamento.
Para ter uma ideia da funcionalidade da ferramenta, a Bidu.com.br realizou um teste de simulação de seguro online com um Fiat Palio – carro mais vendido em 2014. Com valor de compra estimado em média de 26 mil reais, o veículo enfrentou uma desvalorização maior que 2 mil e 700 reais (10,5% de desvalorização).
Além disso, com uso contínuo e estimativa de 11km/litro de gasolina, o Fiat Palio já emitiu cerca de 5,9 toneladas de CO2. O próprio site estima que, para compensar esse número, seria necessário o plantio de 35 árvores!
Quanto o carro custaria para seu dono? Por mês, seu gasto estimado é de 2 mil reais, totalizando 66,67 reais por dia.
O site ainda disponibiliza a oportunidade para que o usuário cadastre um e-mail, onde receberá dicas sobre como “domesticar seu monstro” da melhor forma, reduzindo assim seus gastos monetários e ambientais.