Antes de comprar um carro novo, seja ele 0km ou não, é fundamental pesquisar algumas coisinhas. Saber se o modelo escolhido está na lista dos carros seguros, se ele é econômico ou gasta muita gasolina, quanto custam estacionamentos perto do trabalho…
Um dos pontos mais importantes dessa pesquisa é o preço do seguro de carro. Esse é um investimento necessário para proteger o seu patrimônio. Afinal de contas, não seria nada legal ficar de mãos abanando caso roubarem ou furtarem o seu carro e você precisar arcar com as despesas de uma batida, por exemplo.
É aí que entra o seguro de carro: ele vai indenizar o seu prejuízo em caso de sinistro, ou seja, alguma ocorrência coberta pelo seguro.
Existe tabela de seguro de veículos?
Não existe uma tabela de seguro de carros fixa.
Explicamos: o preço do seguro é calculado de acordo com o perfil do motorista combinado com as características do carro. Com base em diferentes variáveis, como o tempo de CNH do condutor, como ele usa o veículo (só lazer, ida e volta ao trabalho, transporte de passageiros) e a quilometragem diária dele, as seguradoras avaliam o risco de proteger esse condutor e esse veículo e aí precificam o seguro auto.
+ Preço do seguro para os carros mais vendidos
É por isso que, em casos de seguros compreensivos, o preço vai variar de pessoa para pessoa. Assim, não tem como afirmar com precisão quanto custa o seguro de carros sem antes avaliar os hábitos do cliente. Cada perfil tem um preço e benefícios específicos de seguro.
Modelo do carro e CEP são fundamentais
Dois aspectos são muito importantes para descobrir quanto custa o seguro de carros: o modelo do carro e o CEP de pernoite e de circulação do veículo. Com base em estatísticas, as seguradoras sabem quais são os carros que mais se envolvem em sinistros (colisões ou roubos e furtos) e quais os locais de cada cidade têm mais ocorrências.
Com isso, se você morar em uma região que tenha bastante queixas de furtos e roubos e escolher um carro que seja muito visado, fatalmente vai pagar muito mais caro pelo seguro.
Em muitos casos, apenas trocando a marca do carro dentro do mesmo segmento de tamanho, potência e preço, o custo da apólice despenca até mais de 100%! Então, nunca feche negócio antes de fazer uma cotação e ver quanto custa o seguro dos carros desejados.
Coberturas influenciam o preço
Além disso, as coberturas e serviços escolhidos na hora da cotação podem influenciar bastante no valor final do seguro. Quanto maior for a cobertura para danos materiais e corporais de terceiros, por exemplo, maior será o custo da apólice.
O mesmo vale para franquia reduzida, cobertura completa de vidros, faróis, lanternas e retrovisores, carro reserva por 15, 30 dias ou por tempo indeterminado, entre outras variáveis.
A melhor maneira de saber quanto custa o seguro de carros para o seu perfil é fazendo uma cotação de seguro de carro online. Através de uma simulação de seguro auto, você consegue comparar preços e coberturas e escolher aquele que melhor se encaixa no seu perfil.
Tabela de seguro de carro – Relatório Bidu
Para oferecer para os nossos leitores uma base de preços sobre seguro de carro, todos os meses a Bidu publica o Relatório Bidu. Nessa publicação, avaliamos quanto custa o seguro dos carros mais vendidos segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e analisamos o preço desse seguro nas principais capitais do Brasil.
Essas cotações são com um perfil de 35 anos, homens e mulheres, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez.
Como dito acima, pequenas variações no perfil do motorista ou do veículo podem alterar o preço do seguro. Ou seja, pode ser que esses valores não se encaixam no seu perfil. Saiba mais como o preço do seguro é calculado.
Para saber o preço do seguro auto para o seu perfil, faça uma cotação online na Bidu Corretora. Respondendo a algumas perguntas rápidas, você recebe instantaneamente as propostas das seguradoras que aceitaram o seu perfil e pode comparar as coberturas e assistências.
Última atualização em 06/07/2021