Viajar de avião se tornou mais popular do que viajar de carro no Brasil. Preços acessíveis, promoções de passagens aéreas, tempo curto. Tudo isso pesa na decisão.
Quando a viagem é para fora do país o carro ainda entra bem na jogada. Muitos alugam carro e se aventuram nas estradas de outros países.
Mas não é só fora daqui que as estradas podem valer a pena. No Brasil a distância atrapalha um pouco. Mas algumas estradas fazem do percurso o próprio destino. Lindas estradas que valem a pena conhecer.
A Bidu selecionou algumas lindas estradas no Brasil para te mostrar. Se você é do estilo “pé na estrada”, com certeza vai curtir. Se não é, quem sabe é hora de experimentar algo novo na sua próxima viagem?
Tem para todo gosto. Estradas com ótima estrutura e aquelas para os aventureiros. De norte ao sul do Brasil. Chave nas mãos. Vamos lá!
Rio-Santos
Para começar vamos para uma já bem percorrida por muitos. A Rio-Santos liga o litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro. Quem frequenta essa região já conhece bem. Mas muitas vezes passamos por ela na loucura do trânsito de feriado. Loucos para chegarmos e colocarmos o pé na areia.
Mas se você percorrer a Rio-Santos com calma, vai se surpreender. Belíssimas praias no caminho. Você pode ir fazendo pequenas paradas e conhecendo todo o litoral norte de São Paulo, até chegar no Rio. São praias lindas. A maioria com estrutura. Um passeio para toda a família.
Se achar que o percurso inteiro de 457 quilômetros é muito para você, não tem problema. A dica é escolher um trecho e selecionar algumas paradas. Uma parada em Juquehy, Toque Toque, uma das praias de Ubatuba e Paraty pode ser uma boa escolha.
Estrada Graciosa
Já no Sul, no estado do Paraná, fica a Estrada Graciosa. Aqui o esquema é outro. Uma estrada pequena, de 33 quilômetros, em um passeio de um único dia. Inesquecível.
A Graciosa sai de Curitiba e vai até Morretes, no litoral do estado.
A estrada é do século 19 e mantem seus paralelepípedos e pedras. Você voltará um pouco no tempo. Uma sensação deliciosa para ser aproveitada em uma viagem bem tranquila e lenta. Vários mirantes no caminho para fotos da paisagem conservada da Mata Atlântica. Caminhões e ônibus não circulam na Estrada da Graciosa para sua conservação.
Chegando em Morretes a pedida é um barreado, prato típico da região.
Maceió – Maragoggi
Outro percurso pequeno, cerca de 100 quilômetros. Mas são 100 quilômetros com paisagens de praias belíssimas. Saindo de Maceió, com destino a Maragoggi – conhecida por piscinas naturais de tirar o fôlego.
A estrada é boa, então qualquer carro pode ser usado no trajeto. O caminho passa bem ao lado do mar. Vai dar vontade de parar em várias praias. Se quiser uma dica, a recomendação é dar uma parada em Sonho Verde. Uma praia com mais estrutura para almoçar e fazer umas compras de artesanato. Depois as paradas podem ser em Peroba e Maragoggi. Mas a escolha é sua. Não irá se arrepender de nenhuma parada que escolher.
Transpantaneira
No Mato Grosso, quem gosta de uma aventura pode se identificar com a Transpantaneira. Ela corta o Pantanal e é recheada de animais no percurso. A estrada nunca foi finalizada. Mas mesmo assim atrai turistas em busca de aventura.
São 145 quilômetros que ligam Poconé a Porto Jofre. O caminho é algo como um safari no Pantanal. Destaque para as 125 pontes de madeira no trajeto. Elas passam em cima de áreas alagadas.
Para o trajeto o melhor é pegar um carro em Cuiabá e dirigir até Poconé, onde começa estrada. Só 100 quilômetros ligam a capital ao início da Transpantaneira. Mas vale reforçar que o passeio só vai agradar os aventureiros de plantão.
Via Serrana – Rota Romântica
Se o amor está no ar essa pode ser sua estrada. Uma estrada com estrutura completa e bem pavimentada. O trajeto é parte da BR116 e liga Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Saindo de Porto Alegre você passará por cidades como Pelotas e Caixas do Sul. A paisagem é de campos e vales. Cidades bem pequenas e típicas de imigração alemã no caminho. Uma boa pedida pode ser parar para pernoitar em cidades pequenas e aproveitar a culinária e os vinhos. Sem pegar estrada depois. Só no dia seguinte.
Selecionamos as cinco estradas acima. Mas se você procurar vai ver que o Brasil está recheado de belas estradas. Sempre antes de pegar a estrada veja bem se o seu carro está pronto para isso. Uma revisão e um seguro são fundamentais para não colocar sua família em risco. Afinal, imprevistos em estradas são mais do que comuns. E confira nossas dicas do que fazer antes de viajar de carro.
Em um próximo post mostraremos algumas estradas maravilhosas em outros países. E não esqueça de um seguro viagem cotação! E claro, uma cotação de seguro auto: assim você viaja com mais tranquilidade.