Skip to main content

Como é feita a vistoria do seguro residencial?

Por 8 de janeiro de 2024Residencial e Lazer
seguro residencial para imóvel alugado

Quando você contrata um seguro residencial, é preciso passar diferentes informações a respeito de tudo, patrimônio e estrutura, que está sendo protegido. 

Por conta disso, as seguradoras fazem uma vistoria para garantir que tudo está sendo pontuado na apólice corretamente. Neste artigo você vai entender como é feita a vistoria do seguro residencial, acompanhe.

Cotação online de Seguro Residencial

Vistoria do seguro residencial 

Como adiantamos, a vistoria do seguro residencial tem como objetivo garantir que as informações que o contratante passou, no momento da cotação, são condizentes com a realidade dos bens e do imóvel. 

Em alguns casos, o seguro não faz essa vistoria. Porém, se for necessária ela irá simplesmente avaliar os riscos presentes neste tipo de seguro. 

Em resumo, um profissional especializado irá até o local e fará uma análise técnica, considerando os cenários possíveis de danos e o que já há de prejuízo para levar em conta.

Ou seja, a seguradora quando faz uma vistoria do seguro residencial, ela quer ter a certeza de que o imóvel, tanto estrutura quanto bens, estão condizentes com o estado relatado pelo segurado. 

Caso haja alguma inconformidade, é possível que esse determinado item venha caracterizado na apólice do seguro como algo não protegido em caso de sinistro. 

O inventário está na vistoria do seguro residencial? 

Sim, como falamos anteriormente, os bens que estão dentro do imóvel, isto é, não apenas a estrutura física do imóvel, entram na vistoria do seguro residencial.

Então, estamos falando basicamente de produzir um inventário, considerando todos os móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros bens que estarão dentro da proteção do seguro.

Nesta lista também é discriminado o valor de cada um desses itens, para que em caso de sinistro o reembolso ou indenização por dano seja feito com base em um cálculo mais justo. 

Outros detalhes da vistoria do seguro residencial

Na vistoria do seguro residencial também será considerada a localização do imóvel e o risco que isso significa. Imóveis localizados em áreas consideradas de risco, em geral, tem um valor superior do prêmio do seguro, assim como o contrário também acontece.  

Além disso, possíveis infiltrações, danos em pisos e paredes, telhados, e toda a parte de infraestrutura será incluída neste documento de vistoria. 

É importante ter vistoria do seguro? 

A vistoria não é um quesito obrigatório na hora de contratar o seu seguro residencial. Pode ser que a seguradora exija ou não, tudo vai depender das condições solicitadas no momento da negociação da apólice. 

Por outro lado, para você como segurado a vistoria pode ser um momento interessante para que você avalie junto com a seguradora sobre todos os itens que constarão nas proteções e coberturas contratadas. 

Ou seja, é uma oportunidade para que você inclusive avalie as condições do seu imóvel e bens, faça as escolhas certas das opções de cobertura e ainda garanta que todos os detalhes necessários para os casos de sinistro estejam bem acertados no seu seguro residencial. 

Como contratar um seguro residencial?  

Independente da vistoria do seguro residencial, o mais importante é que você tenha acesso a essa ferramenta que pode te ajudar muito no dia a dia e na proteção do seu lar. 

São várias opções de cobertura como proteção contra incêndio, roubo e furto, desmoronamento, assistência 24 horas, indenização por danos elétricos e muito mais. 

Para fazer uma cotação rápida e gratuita, acesse o site da Bidu. Em poucos cliques você tem acesso as principais oportunidades das melhores seguradoras do país. 

Tenha uma rotina e uma vida muito mais tranquila com o seu lar protegido, tenha um seguro residencial. 

Cotação online de Seguro Residencial

 Última atualização em 08/01/2024

Deixe uma resposta