Skip to main content

Como saber se meu celular tem vírus?

Por 30 de junho de 2022Residencial e Lazer
vírus de celular

Se antigamente a preocupação era proteger o computador, agora são os vírus de celular que merecem atenção e cuidado redobrado. Os objetivos vão desde apenas danificar o aparelho, como espionar e capturar dados pessoais dos seus usuários, especialmente logins, senhas e números de cartões de crédito.

Os hackers se aperfeiçoam cada vez mais, fazendo com que os usuários nem percebam os vírus de celular, os spywares e os malwares. Porém, alguns sintomas podem ser observados e servem de alerta. Confira os 10 mais conhecidos!

Cotação online de Seguro para Celular

Vírus de celular? Fique atento a alguns sinais

O aparelho reinicia sozinho e os apps travam

Um dos sintomas mais comuns é o celular reiniciar sozinho, sem que o usuário tenha feito alguma operação. Outro sinal de que o aparelho tem vírus de celular é que os aplicativos começam a travar e a funcionar mal.

Apps misteriosos

Apareceu um ou mais aplicativos novos que não foram baixados? Há boas chances de o celular estar infectado. A melhor coisa é excluir um por um sem abrir.

Alto consumo de bateria

A bateria do celular começar a descarregar muito rápido de uma uma hora para a outra é um indício de vírus.

Bluetooth e Wi-Fi ativados inesperadamente

Se o Bluetooth ou o Wi-Fi são ativados sozinhos, pode ser que um vírus de celular tenha se instalado no seu aparelho. O Bluetooth é a maneira utilizada para enviar os arquivos infectados para outras pessoas.

Redirecionamento automático em páginas de internet

Um sinal claro de vírus nos aparelhos de telefonia móvel são os redirecionamentos automáticos de páginas de navegação na web. Quando o usuário tenta entrar em um site e automaticamente acaba parando em outro, pode ser um sinal de que seu celular tem vírus.

Muitos anúncios

Quando muitos anúncios começam a aparecer, principalmente com ofertas tentadoras e produtos milagrosos, pode ter certeza que há vírus de celular.

Mensagens enviadas pelo vírus

Alguns tipos de vírus enviam mensagens de WhatsApp e de texto para a lista de contatos sem que o usuário do telefone saiba.

Aplicativos precisam de autenticação frequente

Se os aplicativos pedem para logar ou a autenticação com frequência, pode ser um vírus de celular querendo roubar os dados do usuário.

Dano e modificações nos arquivos

Outro sinal muito comum de possíveis ameaças é a ocorrência de danos inexplicáveis aos arquivos e documentos do seu celular. Se documentos acessados com frequência repentinamente aparecem como corrompidos, pode ser que o celular tenha vírus. Afinal, não é comum que arquivos se corrompam sem explicação.

Postagens não reconhecidas

Alguns vírus são capazes de postar conteúdos em redes sociais do usuário, como Instagram, Facebook e Twitter. Estas postagens podem conter arquivos maliciosos que vão espalhar ainda mais o vírus.

Alto consumo de dados

Os vírus de celular podem fazer o consumo de dados disparar, além de utilizar serviços que o usuário não costuma usar.

O que fazer se o celular estiver infectado com vírus?

A solução para resolver o problemas é acessar o menu de configurações do celular e formatá-lo. Assim, os vírus serão eliminados, todas as configurações voltarão ao padrão de fábrica e os erros causados pelo vírus serão corrigidos. Após a formatação, recomenda-se trocar as senhas de todos os aplicativos usados anteriormente.

Como evitar os vírus de celular?

A melhor maneira de evitar os vírus de celular é prestar atenção no que se acessa ao navegar, porém outros cuidados são importantes. Confira!

Mantenha as configurações nativas ativadas

Os sistemas operacionais dos celulares possuem configurações nativas de segurança e privacidade para evitar os possíveis vírus. Por isso, mantenha sempre seu celular atualizado e de acordo com as versões disponibilizadas pela fabricante. Esta já é uma boa medida de segurança.

Utilize apps antivírus

A maioria dos celulares já trazem antivírus nativos. Porém, nunca é demais baixar outros de empresas consagradas, ativar os modos de proteção e realizar varreduras periódicas para sempre manter o celular seguro. Se possível, invista em um antivírus pago.

Cuidado ao acessar sites e baixar arquivos ou apps

Os vírus de celular só são instalados por descuido dos usuários. Sites suspeitos, de conteúdo adulto e aplicativos e jogos pouco conhecidos são uma fonte abundante de vírus e invasores. Promoções com ofertas tentadoras, ofertas de emprego, prêmios e brindes gratuitos enviados por WhatsApp ou email com um link ou arquivo também costumam infectar o celular.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 30/06/2022

 

Deixe uma resposta