Conhece um seguro de vida que também serve como reserva financeira? Pois isso existe, sim. Estamos falando do seguro de vida resgatável, uma modalidade de seguro que se destaca por oferecer uma possibilidade de investimento a longo prazo.
Ficou confuso? Então nós vamos explicar e descomplicar para você. Descubra as vantagens, as desvantagens e como avaliar se vale contratar o seguro de vida resgatável. Confira!
Cotação online de Seguro de Vida
O que é Seguro de Vida resgatável?
O seguro de vida resgatável nada mais é do que uma modalidade que une os benefícios do seguro de vida com uma reserva financeira. Com isso, o segurado consegue proteger a sua família ao mesmo tempo que pode resgatar o valor investido ou parte dele ainda em vida.
Ou seja, as coberturas básicas do seguro de vida continuam garantidas. Portanto, na prática, o principal atrativo seria a aplicação do prêmio (custo do seguro) pago mensalmente, como se fosse um título de capitalização. Assim, o consumidor pode recuperar o valor acumulado após o período de carência.
Agora vamos conhecer as vantagens que um seguro de vida resgatável oferece.
Quais são as vantagens do Seguro de Vida resgatável?
Para entender melhor o que um seguro de vida resgatável proporciona ao segurado, listamos alguns benefícios dessa categoria. Acompanhe:
Flexibilidade
Como destaque, uma das principais qualidades do seguro de vida resgatável se deve à flexibilidade, diferente de outros tipos de seguro. Mas como assim? O segurado pode receber a indenização em vários momentos, como:
- Em algum imprevisto referente à sua saúde;
- A garantia da proteção chegar aos seus dependentes;
- Tem a possibilidade de recuperar o valor investido.
Lembrando que o capital aplicado pode ser resgatado em vida, desde que respeite o período de carência descrito na apólice. Igual aos outros investimentos, o segurado consegue retirar a grana antes do prazo final, embora possa não alcançar o lucro esperado.
Além disso, o dinheiro acaba se tornando uma boa reserva financeira para ser usado em momentos de emergência, incluindo os não cobertos pelo seguro. Ou, também, quando o usuário decide ficar com a aplicação, no caso de entender que a apólice já não seria mais interessante para as necessidades do contratante.
Personalização
Se estiver buscando um seguro que seja o mais adequado à sua realidade, saiba que é possível e bastante recomendável. Isto é, o interessado pode personalizar o seguro e escolher as coberturas conforme o seu perfil e suas necessidades.
Aliás, a simulação do seguro de vida leva em conta a idade, a profissão, o estilo de vida e se há alguma predisposição a doenças. Dessa forma, é possível ajustar o seguro pensando tanto no segurado quanto em sua família.
No seguro de vida resgatável, existe a opção de determinar o período de vigência ou, se preferir, adotar uma proteção vitalícia ao plano. Portanto, vale ler com atenção as condições que cada seguradora disponibiliza para encontrar o melhor seguro a você.
Rentável
Pensou que o dinheiro não iria render? Na verdade, todo o valor aplicado no seguro de vida resgatável é corrigido seguindo a inflação vigente no Brasil. Assim, isso acaba sendo um dos diferenciais dessa modalidade de seguro de vida.
Não apenas isso. O dinheiro ganharia acréscimo dos valores relativos à rentabilidade atingida no período, conforme as taxas acordadas na apólice. Assim, possibilita que o investimento continue se multiplicando por um bom tempo, sem perder a proteção do seguro de vida.
Mensalidade não tem reajuste por idade
Ao comparar um seguro de vida tradicional com um resgatável, uma das principais mudanças está no valor e no cálculo da mensalidade.
Mais conhecido, o seguro de vida acaba sofrendo reajuste conforme a idade do segurado. Entretanto, em compensação, o aumento da mensalidade do resgatável depende unicamente da inflação, favorecendo para uma maior tranquilidade ao bolso do segurado.
Isenção de impostos e separação do inventário
Caso não saiba, o seguro de vida não pode ser entendido como herança, segundo o artigo 794 do Código Civil. O que isso significa? Garante que os valores sejam resgatados com maior rapidez, sem a necessidade de disputas judiciais. Portanto, não pode ser usado para o pagamento de dívidas pendentes deixadas pelo segurado.
Além disso, a boa notícia é que o seguro de vida é isento do Imposto de Renda (IR) e do Imposto de Transmissão Causa Mortis (ITCMD).
E quais seriam as desvantagens?
Agora vamos conhecer o outro lado da moeda, e descobrir quais seriam as desvantagens que o seguro de vida resgatável apresenta ao consumidor. Confira:
Valor da mensalidade
O prêmio do seguro resgatável é um dos pontos negativos se compararmos com outras modalidades de seguro de vida. A mensalidade é mais cara e exige um bom planejamento financeiro para encaixar dentro do orçamento de sua família.
O preço mais salgado se deve pela característica do seguro. Como se trata de um fundo de reserva somado a um seguro convencional, além de não haver reajuste por faixa etária, o valor se torna mais alto, sobretudo aos mais jovens.
Período de carência para o resgate
Em geral, existe um tempo mínimo que o segurado deve aguardar para recuperar o valor aplicado no seguro. E qual seria esse prazo de carência? São dois anos até poder fazer o primeiro resgate.
Normalmente, costuma-se recuperar apenas uma pequena quantia do total nos primeiros anos de aplicação. Com o passar do tempo, o segurado consegue resgatar valores mais altos, até atingir todo o valor integral que ele pagou.
Esperar o retorno do investimento
Caso esteja interessado em recuperar o investimento o quanto antes, o seguro de vida resgatável não é o mais indicado. Se fizer pequenos resgates constantes, o capital aplicado não vai crescer como se deseja.
Desse modo, vale pensar em outras soluções para investir o seu dinheiro. O seguro seria voltado a alguém que pudesse esperar o dinheiro render, sem maiores pressas. Se não for o seu caso, procure alternativas que se encaixem ao seu perfil, como tesouro direto ou fundos de investimento.
Como avaliar se vale contratar um Seguro de Vida resgatável?
Para avaliar se o seguro de vida resgatável seria recomendável, a resposta está no seu perfil e nos seus objetivos. Deve, também, levar em conta a sua situação financeira, uma vez que falamos de um produto com um valor considerável.
Portanto, faça uma reflexão se a contratação do seguro faz sentido para o seu momento. Quer um investimento com rápido retorno? Pense em outra modalidade de aplicação. Se estiver confortável financeiramente e quiser uma proteção a longo prazo para sua família, pode ter encontrado o que estava procurando.
Ainda que ele sirva como uma boa reserva financeira para momentos de emergência, não se esqueça que o seguro não pode comprometer o seu orçamento familiar. Fique atento, também, às condições do seguro, como coberturas, valores de indenização e franquias. E sempre prefira simular seguro de vida com uma seguradora de boa reputação.
Quer saber como encontrar um seguro de vida para você? Faça já uma simulação com a Bidu e descubra o melhor seguro de vida para você e toda a sua família estarem protegidos!
Cotação online de Seguro de Vida
Última atualização em 08/09/2021