Skip to main content

Vale a pena contratar um Seguro de Moto?

Por 12 de dezembro de 2022Mobilidade
Imagem de motos para ilustrar post sobre Idade mínima para andar de moto na garupa

Estacionou a sua moto e, ops, quando voltou ela não estava mais lá. Isto é uma cena comum em muitas cidades brasileiras. A dor de cabeça não será pequena, ainda mais quando se calcular o prejuízo. Mas nem tudo está perdido. O seguro de moto pode entrar em ação para evitar que haja tantos contratempos, como em um caso de roubo ou furto.

Se estiver em dúvida sobre o seguro, conheça melhor as suas vantagens e se vale a pena contar com a proteção. Acompanhe!

Cotação online de Seguro Moto

Quais as vantagens de ter um Seguro de Moto?

Para quem ainda não está tão familiarizado com o seguro de moto, vale esclarecer que essa modalidade é semelhante ao seguro auto. Ou seja, visa proteger a moto de uma série de imprevistos, tais como roubos ou furtos, colisões e pane seca. É uma espécie de garantia para o condutor pilotar sem maiores preocupações.

Vamos conhecer algumas vantagens de ter um seguro de moto:

Cobre roubo ou furto

Se estiver procurando somente uma cobertura para roubo ou furto, boa notícia. Um dos tipos de proteção se chama seguro não compreensivo. O que significa? É um serviço mais acessível, mas também mais limitado na hora da escolha de coberturas – perda total seria a outra opção. Isto é, ocorre a indenização se a moto for roubada ou furtada, mas não cobre outros prejuízos.

Assistências 24 horas

Apesar de não existir outras coberturas no seguro não compreensivo, existe um importante trunfo: as assistências 24 horas. Em geral, são pequenos serviços, como chaveiro e reboque. No seguro compreensivo, mais completo e abrangente, o cardápio de assistências aumenta de maneira considerável. Irá existir uma limitação anual no uso dos serviços, mas estará sendo oferecido com valores mais acessíveis ou de graça.

Confira algumas assistências do seguro de moto:

  • Borracheiro;
  • Chaveiro;
  • Faróis, lanternas e retrovisores;
  • Lavagem e higienização;
  • Martelinho;
  • Reboque;
  • Reparos simples;
  • Pane seca.

Além dos serviços de emergência, o seguro ainda costuma oferecer uma ampla rede credenciada de lojas de acessórios com descontos aos segurados.

Escolha de coberturas

Sim, o seguro moto oferece várias coberturas para rechear o plano do segurado. Aqui, falamos do seguro compreensivo, ok? Destinado para aquelas pessoas que pretendem contar com uma proteção mais ampla. Entre coberturas à parte disponíveis para serem adquiridas, estão:

  • Roubo ou furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Danos aos faróis, lanternas e retrovisores;
  • Extensão de reboque;
  • Danos a terceiros.

Importante: a quantidade e disponibilidade de determinadas coberturas podem variar entre as seguradoras. Por isso, vale fazer uma pesquisa antes de contratar a proteção.

Indenização a terceiros

Se estiver envolvido em um acidente e causar prejuízos a terceiros, muita calma nessa hora. O seguro de moto também pode ser um importante aliado nesse momento. Como? Com a cobertura de danos a terceiros! Em vez de precisar abrir a carteira, a seguradora entra em ação ao indenizar os outros motoristas ou pedestres, seja para auxiliar a pagar os consertos do veículo, assim como os gastos médicos que forem necessários.

Facilidade na contratação

Acessível, o seguro pode ser escolhido em alguns rápidos cliques de maneira remota. Após selecionar o plano mais adequado às suas necessidades, o motociclista consegue realizar a contratação por meio da internet sem longas demoras e tanta burocracia. Assim, garante uma proteção personalizada que esteja dentro de sua realidade financeira.

Por que é importante um Seguro de Moto?

Já conheceu alguns dos benefícios do seguro de moto, mas ainda não está convencido de que ele seja importante? Um dos mitos conhecidos sobre o seguro diz respeito ao valor: “É um gasto extra, desnecessário!”. Não é bem assim. O seguro, incluindo o de moto, deve ser entendido como um investimento a longo prazo pelo proprietário do veículo.

Em vez de lidar com prejuízos maiores, como o de um roubo da moto, o segurado estaria coberto para evitar que venha a sofrer um verdadeiro baque em seu orçamento. Isso é válido também para outros momentos, como um simples conserto em uma oficina que pode sair mais caro do que se imagina.

Além disso, o seguro pode ser um importante benefício a depender de sua utilização para a moto. Se usá-la diariamente, como um meio de transporte ou trabalho, a ausência dela impactaria diretamente em sua rotina. Caso resida em uma região com alto índice de criminalidade, é outro fator para se levar em conta e andar protegido.

Conheça alguns motivos do porquê é importante contar com um seguro de moto:

  • Redução de prejuízos;
  • Impede gastos extras, como em acidentes com terceiros ou consertos;
  • Possibilidade de personalização do seguro, de acordo com a sua realidade;
  • Garantia da proteção de um bem;
  • Se a moto for um meio de transporte, evita ser muito afetado por algum imprevisto;
  • Caso more em uma região com alto índice de criminalidade ou o modelo ser bastante visado para roubos ou furtos;
  • Se pretende utilizar a moto para viagens com alguma frequência.

Afinal, vale a pena contratar um Seguro para Moto?

Sim, vale a pena contratar um seguro de moto. Porém, o seguro não é padronizado a todos as pessoas, o que pode influenciar na necessidade ou não de se contar com a proteção.

Em resumo, deve-se conhecer o seu perfil de motociclista antes de tomar a decisão e fechar um seguro. Por quê? Pois assim entende a frequência que utiliza a moto, a sua finalidade, o seu estilo, o seu orçamento, e, até mesmo, o modelo escolhido. Isso ajudará a descobrir se o seguro seria de grande utilidade, visto que falamos de um investimento.

Quer um exemplo? Um entregador de aplicativo, que usa o veículo para o trabalho, irá ser bem diferente de alguém que o deixa na garagem e utiliza para viagens esporádicas. Por isso, o valor do seguro não é igual para todos, levando em conta também a idade, o modelo, a região onde mora, entre outros itens.

Como dica, busque chegar a um seguro que traga o custo-benefício desejado. A depender da pessoa, priorize aquelas coberturas mais essenciais, além de ser possível aumentar a participação na franquia. Dessa forma, o prêmio se torna mais acessível e, assim, um plano de maior proveito ao proprietário da moto.

No seguro de moto, recomenda-se fazer uma cotação com mais de uma corretora. Assim, consegue pesquisar e comparar serviços, benefícios e valores a fim de encontrar o seguro de moto mais adequado às suas necessidades.

Com a Bidu, a simulação de um seguro de moto é rápida, fácil e bastante acessível. Faça agora mesmo o seu seguro de moto online com a gente!

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 12/12/2022

 

Deixe uma resposta