Skip to main content

Aprenda a usar o Plano de Saúde de forma sustentável

Por 19 de janeiro de 2022Vida e Saúde
usar o plano de saúde

Fazer uso dos recursos e das oportunidades que nos corresponde, ou que temos o privilégio de ter, não é exatamente trivial. Ou seja, nem todo mundo tem esse conhecimento e sabe utilizá-lo.

Muitas vezes é preciso recorrer a informações externas para poder entender a importância, para assim utilizar com mais responsabilidade. Neste artigo, vamos entender como usar o seu plano de saúde de uma forma mais organizada e proveitosa. Vamos entender a disponibilidade dos recursos e optar por caminhos que vale a pena seguir.

Caso você ainda não tenha um plano de saúde, a Bidu também vai te explicar o que você precisa fazer para rapidamente resolver isso, em poucos cliques e em uma cotação sem sair de casa.

Cotação online de Planos de Saúde

Como usar o Plano de Saúde da maneira correta?

A maneira correta de usar um plano de saúde é de acordo com o seu perfil, o seu histórico, os seus hábitos e as suas necessidades atuais de saúde e clínico. Afinal, cada ser humano é único e pode conviver com dificuldades específicas quando o tema é esse.

Então, quer dizer que cada um pode usar o plano de saúde do seu jeito? É, de maneira geral, cada pessoa terá um carecimento distinto. Porém, podemos chegar a alguns pontos em comum, acompanhe:

Check-up

Criança, adulto ou idoso, tanto faz. Todos precisam recorrer periodicamente a uma bateria de consultas, com diferentes especialistas. Além disso, devem realizar exames diagnósticos, de imagem e clínicos, para avaliar o seu estado atual e prevenir possíveis doenças

Dá para usar o plano de saúde de forma completamente favorável neste sentido. Você não precisa ficar desembolsando um valor alto de uma vez, para dar conta de prestar todas as indicações necessárias.

Médico de confiança

Encontrar um ou diferentes especialistas para sempre retornar e manter o seu histórico e acompanhamento mais ativo. Essa é uma prática mais fácil entre crianças, que, geralmente, são acompanhadas pelo mesmo pediatra até a adolescência. Mulheres também costumam ter o acompanhamento de um mesmo ginecologista ou obstetra.

Isso justamente não quer dizer que homens e outros perfis em geral devam ficar fora deste quesito. Quer dizer que quem não encontra uma rede credenciada de confiança deveria aproveitar o plano de saúde para usar desta forma.

Organização financeira

O plano de saúde sob alguma perspectiva pode parecer algo muito caro e fora das prioridades dentro do seu orçamento. Ok, pode até ser um pouco distante daquilo que você deseja ou pode investir. Porém, é preciso recordar que quando algo inesperado acontecer, os custos serão tão altos que poderá te desestabilizar ainda mais.

Para isso, se faz muito importante ter conhecimento de como usar o plano de saúde também com sabedoria financeira. É importante conhecer,  principalmente, os tipos de produto que o mercado oferece, para achar aquele que tem mais a ver com o seu perfil.

planos de saúde que ficam disponíveis apenas para atendimentos de urgência e emergência no hospital. Já em outros você paga um valor de coparticipação quando utiliza o plano, o que como consequência deixa a mensalidade mais em conta, entre outros.

Reembolso

Falando de questão financeira e de usar o plano de saúde da maneira correta, outra alternativa é o reembolso por utilizar um serviço. Assim, você pode se consultar ou realizar exames fora da rede credenciada do seu plano de saúde.

Porém, há regras muito bem estabelecidas e que são distintas por tipo de plano de saúde e de contrato. Você precisa estar atento antes de considerar e de solicitar o seu reembolso.

Por isso, verifique o seu contrato, converse com a sua operadora, para que você use esse serviço e o seu plano de saúde da melhor maneira possível.

Outras formas de usar o seu Plano de Saúde

Cuidar da saúde envolve muitas maneiras, que vão além de ter um bom plano de saúde como assistência. E, talvez você precise utilizar bem menos se você tiver bons hábitos na sua vida cotidiana.

Por exemplo, se você é uma pessoa que está sempre em atividade física, a tendência será apresentar índices melhores em seus exames.

Outro ponto importante nisso tudo é cuidar bem da sua saúde mental. Muitas doenças físicas acontecem também por problemas emocionais. É evidente que não aqui não podemos ficar traçando diagnósticos, mas o nosso corpo pode sim refletir muito do que a nossa condição mental comporta.

Inclusive, vale lembrar, que muitos planos de saúde incluem profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para atendimento aos seus beneficiários. Mais uma ótima forma de usar o seu plano de saúde e cuidar da saúde.

Como ter um Plano de Saúde?

Um plano de saúde de qualidade e com todas as vantagens que você pode querer para você e para a sua família, está disponível entre as seguradoras que a Bidu apresenta, em uma cotação on-line e gratuita. 

Em alguns cliques você monta o seu perfil, personaliza a sua ideia e solicita em alguns cliques a compra do seu produto. Você vai ver que usar um plano de saúde vai ser muito mais benéfico do que imagina.

Cotação online de Planos de Saúde

 

Última atualização em 19/01/2022

Deixe uma resposta