Skip to main content

Dicas para seu filho usar a internet com segurança

Por 11 de outubro de 2022Residencial e Lazer
usar internet com segurança

Desde que a internet passou a fazer parte do nosso dia a dia, o mundo ficou menor diante do acesso fácil e rápido aos mais variados tipos de conteúdos, lugares e pessoas.

Porém, ao mesmo tempo em que a internet trouxe inúmeros benefícios à rotina de pessoas de todo o mundo, também se tornou alvo da preocupação de pais e responsáveis por crianças. Isso porque eles também navegam e passam horas diante das telas de celulares, tablets etc.

É mais do que urgente dedicar atenção redobrada para proteger a navegação dos filhos. Porém, são muitos os adultos que não sabem como usar internet com segurança e ainda proteger seus filhos. .

Afinal, há meios de usar internet com segurança? É possível, por exemplo, controlar o conteúdo acessado pelas crianças para que seja possível protegê-las dos perigos do universo online?

A boa notícia é que há sim. Certos cuidados que podem ser adotados com a proposta de filtrar o que é visto pelas crianças e adolescentes.

Mais: são ações simples, que estão ao alcance de todos. Basta ter um pouco de atenção e colocar em prática as dicas abaixo para tornar a internet um ambiente muito mais seguro, apto apenas para a diversão dos pequenos e, claro, ganho de conhecimento.

Cotação online de Seguro para Celular

Dicas para seu filho usar internet com segurança

1. Manter ativa a busca segura para controle de conteúdos

Também conhecida como Safe Search, quando a ferramenta busca segura é ativada em dispositivos móveis e computadores as crianças e adolescentes deixam de ter acesso a certos conteúdos. Isso é feito por meio de filtros que o adulto seleciona de um jeito muito simples, rápido e, mais importante: eficaz.

Mais: a ferramenta permite aos navegadores ativarem o filtro que só pode ser desativado mediante o uso de senha pessoal.

Dessa forma, é possível controlar os conteúdos acessados, liberando os pais e responsáveis das preocupações e, claro, as crianças que podem então navegar com muito mais segurança.

2. Contar com um antivírus eficiente

Outra dica para usar internet com segurança é instalar um bom antivírus. Muitas vezes ocorrem invasões de conteúdos inapropriados por meio de vírus, sem falar na invasão de spywares responsáveis pelo envio de senhas e dados pessoais a terceiros.

O antivírus evitará a contaminação do computador, além de proteger a integridade dos dados e das crianças que utilizam a internet nesses equipamentos.

Além dos antivírus pagos há também os gratuitos. O importante é adquirir um programa que seja o mais completo possível, protegendo contra trojans, malwares e outros. É imprescindível também mantê-lo atualizado para que bloqueie os vírus mais novos.

3. Trocar as senhas com frequência

Uma medida eficiente para manter a internet segura para as crianças é simplesmente fazer a troca frequente das senhas usadas, sendo a principal a de acesso à rede de internet – assim é possível evitar invasões.

Mas é essencial também mudar as senhas dos programas e sites utilizados pelas crianças e adolescentes. A não ser que não sejam reveladas a eles, sendo o adulto o responsável pelo login.

4. Limitar o uso das redes sociais

É verdade: as redes sociais não são ambientes seguros. É possível, por exemplo, que pessoas utilizem perfis falsos e, assim, prejudiquem as crianças de inúmeras formas.

Diante disso, vale limitar o uso das redes sociais, pois é difícil monitorar e filtrar o que as pessoas dizem às crianças. Sem contar o perigo do compartilhamento de fotos e dados.

5. Estar sempre presente e conversar com os filhos

Estar por perto é essencial, apesar dos recursos disponíveis para manter a internet segura para os filhos. Para isso, mantenha o computador em uma área comum e de fácil acesso na casa como, por exemplo, a sala, garantindo maior contato com os pequenos.

Aliás, conversar com os filhos sobre os perigos presentes na internet é de grande importância para garantir maior segurança. Isso inclui a orientação para que eles não compartilhem fotos ou informações pessoais.

Toda a atenção dedicada também fará com que eles estejam mais atentos às inúmeras possibilidades que colocam em risco a navegação e possam, até mesmo, relatar situações estranhas.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 11/10/2022

 

Deixe uma resposta