Skip to main content

Torneira residencial: como escolher entre a de filtro ou purificador de água?

Por 8 de março de 2022Residencial e Lazer
torneira residencial

Está reformando a sua casa? Não deixe de ter cuidado na escolha da torneira residencial mais adequada. Por quê? Se não tiver a devida atenção, pode pagar por um produto aquém do ideal ou comprar outro que não atenda às suas necessidades.

Por isso, vamos explicar as vantagens e desvantagens da torneira de filtro e do purificador de água. Confira!

Cotação online de Seguro Residencial

Torneira residencial: qual a diferença entre a de filtro e purificador de água?

Na verdade, tanto filtro como o purificador de água têm a mesma função: melhorar a qualidade da água que bebemos. Como torneira residencial, ambos recebem água tratada própria para o consumo.

No entanto, o que os diferencia seria a complexidade de cada produto, como o processo de filtragem e as condições de consumo entregue ao consumidor. Neste caso, a temperatura e sistema de purificação são distintos.

Outra diferença está nos benefícios que eles trazem ao proprietário do imóvel. A torneira com filtro é mais simples, enquanto o purificador acaba sendo mais completo. Em resumo, os produtos são adequados conforme o perfil do morador.

Então, para ficar mais claro, vamos conhecer, a seguir, as vantagens e desvantagens do que cada um oferece.

Quais são as vantagens da torneira com filtro?

Certo, e quais são os benefícios da torneira com filtro? Listamos algumas características:

Facilidade na instalação

Por conta de ser dois produtos em apenas um, a torneira e filtro, a instalação é facilitada para os consumidores. Dessa forma, retira a necessidade de reservar dois ambientes diferentes para se instalar a peça. Não exigindo obras, nem precisando contratar um técnico para colocar a torneira com filtro na cozinha de sua casa.

Qualidade da água

Um dos seus principais atrativos está na qualidade da água. Esse modelo proporciona uma água sem microrganismos e impurezas. O próprio produto purifica a água, deixando-a adequada para beber. Isto ocorre a partir do sistema do filtro que realiza a filtragem com carvão ativado, impedindo partículas com sabores e odores desagradáveis na água.

Ou seja, a água que sai da torneira é tratada, encontra-se na coloração ideal e pode ser consumida tranquilamente.

Limpeza simples

Pensou que seria fácil limpá-lo? Bingo! A higienização da torneira com filtro é uma das tarefas básicas para garantir a durabilidade da peça. Não tem mistério: água morna, esponja e sabão neutro entre uma ou duas vezes por semana são suficientes. Evite, aliás, escolher produtos abrasivos para a limpeza.

Como dica, use a parte macia da bucha de lavar louças para esfregar e remover as sujeiras e resíduos acumulados de gordura. E não esqueça de fazer a limpeza da vela também.

Custo mais baixo

Uma das principais vantagens é o preço ser mais acessível, se formos comparar com um purificador de água. Como funciona através de uma vela, a torneira residencial de filtro não utiliza energia elétrica, nem requer um grande investimento para encontrar o produto no mercado. O bolso do consumidor agradece.

Versátil e pouco espaçoso

Caso se preocupe com espaço na sua cozinha, saiba que isso é um problema a menos. A torneira com filtro é pouco espaçosa e pode ser compatível com uma cozinha pequena.

Além disso, o produto é encontrado em duas versões: barro e plástico/inox. Inclusive, pode existir no mercado alguns modelos com designs diferenciados, como opções de cores, cromados e monocromáticos.

E quais seriam as desvantagens da torneira com filtro?

Agora vamos descobrir quais são as desvantagens da torneira residencial de filtro. Acompanhe:

Necessidade de limpeza

Mas a limpeza não era um ponto positivo? Sim, o serviço é bastante prático. No entanto, o produto exige uma limpeza periódica, a fim de garantir a durabilidade do mesmo. Como ele estaria localizado na cozinha, local que acumula gordura e outras sujeiras, aumenta a necessidade de limpá-lo com frequência.

O filtro não é tão eficiente na eliminação de bactérias

Sim, a torneira com filtro não consegue ser eficaz na remoção de bactérias na água. Não somente isso. Apesar da filtragem ajustar o nível de cloro, este não chega a ser eliminado completamente. Mas nem tudo está perdido. Para amenizar o problema, o consumidor deve fazer a troca do filtro sempre que for preciso, impedindo o acúmulo de microrganismos.

Outro item para ficar de olho: a vela de filtragem. Esta peça precisa ser trocada se apresentar problemas na pressão e no estado da água. Depois de um certo tempo de uso, sobretudo se for um filtro de barro, existe o risco da água ficar com um gosto nada agradável. Isto pode acontecer se a vela exibir uma aparência amarelada, fique atento!

E sobre o purificador de água, quais as vantagens?

Já o purificador de água apresenta outros benefícios, uma vez que se trata de um produto mais moderno. Confira o que essa torneira residencial oferece:

Mais completo

Prático, o purificador é conhecido por ser um produto que apresenta mais funções do que a torneira com filtro. Como uma das maiores diferenças, ele consegue remover as bactérias, independente do sistema. Fora isso, elimina também sais e cloro presentes na água. Portanto, é mais eficiente e garante uma água limpa e bem tratada.

Por contar com tecnologias avançadas, existem versões do produto que emitem raios ultravioletas, agindo diretamente sobre as bactérias. Contudo, vale explicar que o grau de limpeza depende do aparelho a ser adquirido, desde um com sistema básico chegando até outro que limpa mais intensamente.

Maior vida útil

Em geral, o purificador tem uma vida útil superior a do produto de filtro. A notícia boa é que o refil pode ter uma durabilidade de dois anos. Mas isso pode variar conforme a capacidade de água de cada produto. Aqui, o modelo a ser escolhido acaba sendo muito importante, ainda mais para suprir a necessidade do morador e de sua família.

Oferece água em diferentes temperaturas

Quer uma água gelada em casa e fresquinha? O purificador de água pode ser o que esteja procurando. Os modelos eletrônicos chegam a fornecer três temperaturas: natural, fresca e gelada. Isto difere da torneira com filtro, que disponibiliza somente uma temperatura.

Além disso, há diferentes versões do produto, como naturais, refrigerados, de bancada, de parede e portáteis.

Quais são as desvantagens do purificador de água?

Porém, nem tudo são flores. Para conhecer mais sobre o tipo, elencamos alguns itens desfavoráveis ao purificador de água:

Mais caro e pode precisar de energia elétrica para funcionar

Isso mesmo, o produto acaba tendo um custo maior devido ser mais moderno e equipado. É claro, os preços costumam ter uma boa variação, mas, em geral, é mais salgado ao proprietário do imóvel.

Além do mais, há modelos que precisam estar ligados na rede elétrica para serem refrigerados, ainda que o consumo de energia seja pouco. Se preferir um purificador que não necessite de eletricidade, não tem problema. Existem versões que operam sem essa obrigatoriedade.

Manutenção mais difícil

Já que se trata de um sistema mais complexo, a manutenção requer mais trabalho. O purificador pode ser encontrado em diferentes tecnologias, como membranas de fibra oca, ozonizadores e lâmpadas ultravioletas. Dessa forma, a correção numa falha iria necessitar o encaminhamento a um profissional especializado.

Já imaginou passar apuros com uma torneira residencial apresentando problemas na sua casa? Para isso, o seguro residencial pode te dar uma mãozinha. Faça a simulação de um seguro residencial com a Bidu e conheça todos os benefícios que a proteção oferece!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 08/03/2022

 

Deixe uma resposta