Skip to main content

Quais são os tipos de cobertura de Seguro Auto disponíveis?

Por 20 de abril de 2015julho 6th, 2021Mobilidade

Toda vez que faz um seguro auto, o segurado está na realidade contratando uma série de proteções e garantias para o seu bem, no caso o veículo. Algumas destas coberturas podem ser contratadas separadamente ou em conjunto, batizada cobertura compreensiva.

Com ela são englobados em uma só apólice vários seguros diferentes como forma de facilitar e simplificar os processos.

Cotação online de Seguro Auto

Cobertura de Seguro Auto

A soma dos valores de cada uma destas coberturas e dos serviços extras contratados que define o prêmio, que é valor final do seguro. Mas você sabe quais são os tipos de cobertura de seguro auto disponíveis? Vamos a elas:

Incêndio e Roubo

A seguradora indeniza o segurado em casos de perda total por roubo, furto total, alagamento, incêndio ou explosão do veículo. Se contratada separadamente, é chamada cobertura não compreensiva e tende a ser mais barata. Porém não são todas as seguradoras que oferecem.

Colisão

O seguro para colisão não pode ser contratado separadamente e faz parte da cobertura compreensiva. Com ele, o segurado será indenizado nos casos de perdas parcial ou total que aconteçam com o próprio veículo. No caso de perda parcial, é necessário pagar uma franquia – com o valor estabelecido na apólice – ao fim dos reparos no veículo. Na prática é como se o segurado dividisse a conta da oficina com a seguradora.

Terceiros

Conhecida pelo termo RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), cobre danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros. Na prática, indeniza os proprietários dos outros veículos envolvidos quando o segurado é o causador do sinistro. Os valores máximos da cobertura RCF-V são definidos pelo segurado na contratação e variam entre R$ 50 mil e R$ 500 mil. Também pode ser contratada separadamente em algumas companhias de seguros.

Acidentes Pessoais de Passageiros (APP)

Esta cobertura visa indenizar os passageiros ou seus beneficiários transportados pelo veículo segurado por lesões ou morte que venham a sofrer em caso de sinistros. Cobre invalidez temporária, permanente e morte. É uma cobertura opcional.

Vidros, faróis, lanternas e espelhos retrovisores

Mais uma cobertura opcional que protege estes componentes do veículo separadamente. Exemplo: o para-brisa ou o farol do carro do segurado são danificados por um objeto atirado por outro veículo. Basta solicitar a substituição e pagar uma pequena franquia. Com valor baixo, a cobertura para vidros é bastante procurada.

Assistência 24 horas

Inclui socorro com guincho em caso de panes mecânicas ou elétricas em todo o território nacional e pode ser estendida para o Mercosul. Também fazem parte os serviços de chaveiro, troca de pneu, auxílio em pane seca e carga de bateria. Algumas seguradoras incluem na Assistência 24 horas até serviços para a casa do segurado, como eletricista, encanador, manutenção em eletrodomésticos, chaveiro, helpdesk, entre outros.

Carro reserva

Normalmente, as seguradoras oferecem carro reserva gratuitamente por sete dias no caso de sinistro. O segurado pode contratar à parte por 15, 30 dias ou por tempo indeterminado.

Garantia de zero quilômetro

Se o segurado comprou um carro zero quilômetro, pode opcionalmente contratar a garantia de zero quilômetro por seis meses ou um ano. Com ela, a seguradora paga o mesmo valor de um carro novo exatamente igual em casos de perda total.

Cobertura para acessórios

Se o segurado possui equipamentos extras não originais no veículo, pode contratar uma cobertura especialmente para eles. Assim, em casos de sinistros, a seguradora vai ressarcir também o valor gasto nestes itens.

Como dito acima, a precificação do seguro é feita através da soma de todas estas coberturas. Quanto mais tipos de cobertura de seguro auto você contratar, maior será sua proteção. Que tal cotar o seu seguro agora? Clique aqui para conferir.

Cotação online de Seguro Auto

 

Última atualização em 06/07/2021