Skip to main content

Existe tabela de seguro de carro? Como saber o preço do seu seguro

Por 25 de janeiro de 2017julho 6th, 2021Mobilidade
Tabela de seguro de carro

Antes de comprar um carro novo, seja ele 0km ou não, é fundamental pesquisar algumas coisinhas. Saber se o modelo escolhido está na lista dos carros seguros, se ele é econômico ou gasta muita gasolina, quanto custam estacionamentos perto do trabalho…

Um dos pontos mais importantes dessa pesquisa é o preço do seguro de carro. Esse é um investimento necessário para proteger o seu patrimônio. Afinal de contas, não seria nada legal ficar de mãos abanando caso roubarem ou furtarem o seu carro e você precisar arcar com as despesas de uma batida, por exemplo.

É aí que entra o seguro de carro: ele vai indenizar o seu prejuízo em caso de sinistro, ou seja, alguma ocorrência coberta pelo seguro.

Cotação online de Seguro Auto

Existe tabela de seguro de veículos?

Não existe uma tabela de seguro de carros fixa.

Explicamos: o preço do seguro é calculado de acordo com o perfil do motorista combinado com as características do carro. Com base em diferentes variáveis, como o tempo de CNH do condutor, como ele usa o veículo (só lazer, ida e volta ao trabalho, transporte de passageiros) e a quilometragem diária dele, as seguradoras avaliam o risco de proteger esse condutor e esse veículo e aí precificam o seguro auto.

+ Preço do seguro para os carros mais vendidos

É por isso que, em casos de seguros compreensivos, o preço vai variar de pessoa para pessoa. Assim, não tem como afirmar com precisão quanto custa o seguro de carros sem antes avaliar os hábitos do cliente. Cada perfil tem um preço e benefícios específicos de seguro.

Modelo do carro e CEP são fundamentais

Dois aspectos são muito importantes para descobrir quanto custa o seguro de carros: o modelo do carro e o CEP de pernoite e de circulação do veículo. Com base em estatísticas, as seguradoras sabem quais são os carros que mais se envolvem em sinistros (colisões ou roubos e furtos) e quais os locais de cada cidade têm mais ocorrências.

Com isso, se você morar em uma região que tenha bastante queixas de furtos e roubos e escolher um carro que seja muito visado, fatalmente vai pagar muito mais caro pelo seguro.

Em muitos casos, apenas trocando a marca do carro dentro do mesmo segmento de tamanho, potência e preço, o custo da apólice despenca até mais de 100%! Então, nunca feche negócio antes de fazer uma cotação e ver quanto custa o seguro dos carros desejados.

Coberturas influenciam o preço

Além disso, as coberturas e serviços escolhidos na hora da cotação podem influenciar bastante no valor final do seguro. Quanto maior for a cobertura para danos materiais e corporais de terceiros, por exemplo, maior será o custo da apólice.

O mesmo vale para franquia reduzida, cobertura completa de vidros, faróis, lanternas e retrovisores, carro reserva por 15, 30 dias ou por tempo indeterminado, entre outras variáveis.

A melhor maneira de saber quanto custa o seguro de carros para o seu perfil é fazendo uma cotação de seguro de carro online. Através de uma simulação de seguro auto, você consegue comparar preços e coberturas e escolher aquele que melhor se encaixa no seu perfil.

Tabela de seguro de carro – Relatório Bidu

Para oferecer para os nossos leitores uma base de preços sobre seguro de carro, todos os meses a Bidu publica o Relatório Bidu. Nessa publicação, avaliamos quanto custa o seguro dos carros mais vendidos segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e analisamos o preço desse seguro nas principais capitais do Brasil.

Essas cotações são com um perfil de 35 anos, homens e mulheres, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez.

Como dito acima, pequenas variações no perfil do motorista ou do veículo podem alterar o preço do seguro. Ou seja, pode ser que esses valores não se encaixam no seu perfil. Saiba mais como o preço do seguro é calculado.

Para saber o preço do seguro auto para o seu perfil, faça uma cotação online na Bidu Corretora. Respondendo a algumas perguntas rápidas,  você recebe instantaneamente as propostas das seguradoras que aceitaram o seu perfil e pode comparar as coberturas e assistências.

 Última atualização em 06/07/2021