Skip to main content

O que você precisa saber sobre som automotivo de qualidade

Por 21 de setembro de 2021Mobilidade
como escolher o melhor som para seu carro

Quer ficar satisfeito com o som instalado no seu carro? Pois saiba que não basta comprar um aparelho não. São tantos acessórios necessários que essa empreitada se torna um verdadeiro desenho de sonorização.

Com a grande variedade de produtos disponíveis e as diferentes marcas nesse mercado, também é bom ter em mente a qualidade e pesquisar os preços.

Tratamento acústico

Se o objetivo for criar um cenário que lembre um show musical, não deixe de investir em espumas e mantas que devem ser aplicadas principalmente nas portas e no teto. O objetivo é manter as ondas sonoras dentro do veículo.

O kit de som

Sabe quando você aumenta o volume do som no seu carro e secretamente passa vergonha diante dos passageiros, justamente porque o som ficou ruim? Isso é o que não pode acontecer.

Para ter qualidade, você precisa investir em um bom equipamento de som, que é aquele que mantém a qualidade alta sem distorções, tanto em alto volume quanto em volume baixo.

Para isso, você precisará também de alto falantes graves, médios e agudos. Os mais comuns para atender a esses objetivos são: Woofer, Tweeter e Crossover. Se houver espaço no carro, não deixe de investir em um Subwoofer.

E, claro, outra dica importante: os módulos amplificadores. Para ter qualidade sonora, o ideal é ter duas bases. Em um alto falante você percebe a voz do cantor mais alta, em outro, mais baixa. Sua audição entende que os instrumentos musicais estão sendo reproduzidos com volumes diferentes nas caixas. Para isso, os módulos amplificadores estéreos!

A instalação

Para que tantos fios, não é mesmo? Fio vermelho, fio amarelo, fio azul, fio laranja! Se você não sabe fazer as conexões, o mais indicado é procurar um profissional capacitado.

Seguro para aparelhos de som

Vale lembrar que a cobertura básica do seguro auto não protege sistemas de som, garantindo cobertura somente contra roubo, furto, danos ao casco e incêndios.

Algumas seguradoras, no entanto, oferecem coberturas adicionais que garantem proteção a equipamentos instalados no carro. Quando fizer sua cotação de seguro, não deixe de conferir esse detalhe!

É isso aí. Esperamos que você consiga montar um bom som de qualidade no seu carro e lembre-se: você não precisa fazer todo esse investimento de uma só vez. É possível montar o projeto de som automotivo por partes, criando aos poucos as inúmeras possibilidades de acordo com seu gosto e com seu bolso. Boa sorte!

Deixe uma resposta