Skip to main content

Sofá para sala pequena: oito dicas para escolher o melhor modelo

Por 12 de dezembro de 2022Residencial e Lazer
sofá para sala pequena

O sofá é sempre uma peça especial na decoração de uma casa, sem contar que contribui para a funcionalidade dos espaços. Mas quando a proposta é encontrar um sofá para sala pequena, algumas dúvidas sempre surgem em virtude do desafio de contar com uma peça que não pode apenas ser bonita: precisa ser funcional.

Por isso, selecionamos aqui as principais dicas para que seja possível escolher o melhor modelo de sofá para sala pequena com conhecimento de causa e, consequentemente, tranquilidade.

Cotação online de Seguro Residencial

Oito dicas para escolher sofá para sala pequena

Com as inúmeras opções que o mercado oferece de sofás para sala pequena, a escolha não precisa ser preocupante. Há diversos modelos que se adaptam a diferentes salas com medidas reduzidas e que colocam em cena beleza e praticidade.

Para além do preço que, sim, é um dos fatores que determinam a escolha, há critérios que podem ser levados em conta para comprar um sofá adequado para sala pequena em favor do melhor aproveitamento do espaço, sem comprometer a circulação das pessoas e o conforto de todos – moradores e visitantes.

Dica 1 – medidas da sala

Antes de sair por aí de loja em loja tenha em mente as medidas da sala. Meça cada canto para escolher o sofá ideal, aquele que estará adequado ao ambiente e que permitirá que as pessoas transitem livremente, sem comprometer a funcionalidade do espaço.

Dica 2 – cores claras

Salas pequenas são passaportes para sofás com cores claras, pois os tons neutros ajudam a passar aquela sensação esperada de amplitude dos ambientes. Mas os adeptos de cores mais vivas podem ter sofás assim, porém devem equilibrar o restante da decoração usando e abusando dos tons sóbrios.

Dica 3 – sofá sem braço

Modelos de sofás que sempre se encaixam bem às salas pequenas são os sem braços. Assim, é possível ganhar espaço (cerca de 30 centímetros de espaço), permitindo circulação mais facilitada e, melhor, sem perda de conforto. 

Dica 4 – tamanho do sofá

Tão importante quanto a dica 1 é colocar em prática esta dica aqui: conhecer o tamanho do sofá para sala pequena. Afinal, de nada adianta escolher aquele modelo que faz o coração bater mais forte e que não vai caber no ambiente. Portanto, é preciso perguntar ao vendedor ou verificar nos sites de compras o tamanho do sofá levando em consideração a sua base, braços e encosto.

Para escolher o tamanho certo, é preciso também considerar a largura de cada parede. Caso o espaço seja menor do que 2,5 metros, o modelo de dois lugares é ideal. Mas se a parede for maior do que 2,6 metros, o modelo de três lugares pode ser considerado.

Dica 5 – posicionamento do sofá

Esta dica é essencial para não comprometer a funcionalidade do ambiente, no caso, da sala. Sim, o posicionamento do sofá também precisa ser planejado antes da escolha do modelo mais adequado para não prejudicar a circulação das pessoas.

Dica 6 – formato

Para os experts, os sofá para sala pequena em formato quadrado é a opção mais recomendadas em virtude de se encaixarem com mais facilidade em cada cantinho, potencializando o aproveitamento dos espaços.

Dica 7 – sofá retrátil

Mesmo sendo uma boa opção para ambientes pequenos, o sofá para sala pequena retrátil pode comprometer os espaços. Para quem optar por ele, é sempre indicado deixá-lo encostado na parede e escolher modelos de apenas dois lugares. Para que a circulação das pessoas não seja comprometida, vale manter o sofá sempre retraído e só ampliar a sua base quando for de fato usá-lo.

Dica 8 – sofás com pés

Os sofás com pés aparentes são uma opção para salas pequenas pois conferem sensação de amplitude, enquanto os modelos que vão até o chão são mais robustos e comprometem essa questão.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 12/12/2022

 

Deixe uma resposta