Qual é o melhor tipo de Seguro Residencial para casas de aluguel?

Por 15 de fevereiro de 2021Residencial e Lazer
seguro residencial para casas de aluguel

Talvez você more de aluguel porque ter a casa própria não seja exatamente o seu objetivo. Ou então é porque você ainda não tem condição de comprar um imóvel. Ainda, você pode ser proprietário de um imóvel e deseja alugá-lo a um terceiro. Seja como for, você já pensou em qual é o melhor seguro residencial para casas de aluguel?

Seja para proteger a casa onde você mora de aluguel, ou então deixar a sua propriedade segura contra acidentes que possam ocorrer enquanto o locador morar lá. É sempre importante ter o imóvel protegido contra imprevistos. 

Independente da sua posição nesse contexto, o seguro residencial é sim uma grande vantagem para todas as partes. Então é isso que vamos observar neste artigo, além de entender qual é o melhor tipo de seguro residencial para casas de aluguel.

Cotação online de Seguro Residencial

O que é o Seguro Residencial e o que ele cobre?

Antes de tudo, cabe entendermos o que você ganha ao contratar um seguro residencial. Assim, com esse produto você tem a opção de estabelecer uma cobertura básica, mínima para a instituição da apólice. Ou então adicionar outras que poderão ser personalizadas de acordo com o seu perfil e necessidade.

A cobertura básica prevê a proteção do imóvel por danos causados por incêndios, quedas de raio e explosões. 

Já entre as coberturas complementares, você pode eleger algumas como:

Proteção contra roubo e furto

Mesmo em apartamentos, que são imóveis teoricamente mais seguros para se viver, sabemos que podemos ficar desprotegidos. Principalmente quando pensamos na violência e insegurança constante. Por isso, com o seguro residencial você pode receber a indenização dos bens perdidos por roubo e furto.

Assistência 24 horas

Seja para receber apoio de pequenos ou grandes ajustes hidráulicos ou elétricos. Ou então chaveiro e outros detalhes que sempre acabamos precisando. Com a contratação de uma assistência você não perde mais tempo para dar conta desses problemas.

Danos elétricos

Proteção aos seus eletrodomésticos e eletrônicos, contra possíveis prejuízos.

Proteção para vidros

Seja do box do banheiro a espelhos e janelas, com esse recurso, você pode repor esses acessórios sem tanto estresse.

Fenômenos naturais

Talvez tornados e furacões a gente não veja em nosso país. Porém, chuvas de granizo e vendavais podem causar danos ao imóvel e merecer um rápido conserto. Isso é garantido com um seguro residencial com cobertura contra fenômenos naturais.

Responsabilidade Civil Familiar

Na cobertura de Responsabilidade Civil Familiar, você recebe apoio indenizatório caso aconteça algum acidente. Pode ser com os moradores do local, prestadores de serviço e até mesmo animais de estimação.

Qual o melhor tipo de Seguro Residencial para casas de aluguel?

Mas, afinal, qual modalidade funciona bem para seguro residencial para casas de aluguel? Aqui há diferenciações importantes para quem é locador e quem é locatário, acompanhe:

Seguro Residencial: proteção para prédio e conteúdo

Quando falamos de prédio, estamos nos referindo a parte estrutural da casa ou do apartamento. Já o conteúdo são os bens que já habitam o imóvel.

Ou seja, nessa modalidade você consegue proteger o seu patrimônio não só interna como externamente. Portanto, ela é um grande apoio para locadores ficarem ainda mais tranquilos em ofertar o seu imóvel. Já para o locatário também é um recurso importante, pela amplitude da cobertura. 

Seguro Residencial: proteção para prédio

Como o próprio nome já sugere você vai garantir que a estrutura esteja protegida. 

Entretanto, este recurso se faz mais interessante ao locador, do que ao locatário. Isso porque, em geral, casas alugadas não estão mobiliadas, sem a necessidade do recurso para os bens internos.

Seguro Residencial: proteção para o conteúdo

Para imóveis mobiliados e disponíveis para locação, o locador pode ter grande interesse em ter esse tipo de seguro residencial para casas de aluguel. Isso porque resguarda os seus itens e bens. 

Já para locatários, esse recurso se torna mais interessante quando o conteúdo é de sua propriedade. Ou para outros, quando não querem ter dor de cabeça para repor possíveis reparos a danos causados à mobília do proprietário.

Quem recebe a indenização do Seguro Residencial para casas de aluguel?

Isso vai depender do tipo de dano que foi causado à propriedade ou ao conteúdo. Assim, nesses casos, a seguradora irá checar quem está sofrendo ou arcando com tal prejuízo. Pode ser o inquilino ou o dono do imóvel. 

Mesmo que o seguro esteja no nome de qualquer um dos lados, a indenização referente ao prejuízo será recebida pelo prejudicado pela situação. 

Quanto custa um Seguro Residencial para casas de aluguel?

Esta é outra resposta que vai variar. Ela é de acordo com o tipo de seguro residencial que decidir contratar e quais coberturas está formalizando em contrato. 

Há também outras variáveis como:

  • Tipo de imóvel;
  • Tamanho;
  • Qualidade;
  • Valor dos bens presentes nela, entre outros.

Quem pode contratar Seguro Residencial para casas de aluguel? 

Como você pode perceber até aqui, proprietários e inquilinos podem idealizar um seguro residencial para casas de aluguel. 

Em algumas situações os proprietários dos imóveis podem até mesmo exigir a contratação de um seguro residencial por parte do locatário. Muitas vezes, a quantia referente ao prêmio da apólice está embutida em taxas dentro do próprio valor total do aluguel.  

Por isso, se você for alugar um espaço, fique atento a essas especificações. Até mesmo para que você não deixe de usufruir dos benefícios que as coberturas do seguro residencial podem lhe oferecer, caso necessário. 

Como contratar um Seguro Residencial para casas de aluguel? 

A forma mais econômica de contratar um seguro residencial para casas de aluguel é fazendo uma cotação com as principais seguradoras do mercado. Na Bidu você faz essa cotação on-line, de forma rápida e protegida.

Basta preencher as suas opções e necessidades para os recursos do seu tipo de seguro residencial. Aí então faça a cotação, escolha a que mais combina com o seu perfil. Em poucos dias, você terá a sua apólice funcionando. 

Seja para um imóvel próprio ou alugado, o seguro residencial vai deixar a sua vida mais tranquila e leve.  

 

Última atualização em 15/02/2021 

Leave a Reply