Skip to main content

Existe Seguro de Vida para trabalhadores rurais?

Por 27 de abril de 2022Vida e Saúde
seguro de vida para trabalhadores rurais

Já imaginou estar dirigindo um trator e, ops, um acidente sério aconteceu na fazenda. E agora, o que fazer? Para o profissional não ficar na mão, o seguro de vida pode ser um importante aliado nessas horas. Então, conheça o seguro de vida para trabalhadores rurais e saiba como ele funciona e os seus benefícios!

Cotação online de Seguro de Vida

Afinal, existe Seguro de Vida para trabalhadores rurais?

Sim, existe seguro de vida para trabalhadores rurais. É um produto que costuma também ser chamado de seguro de vida do produtor rural. No entanto, ele não é um seguro como qualquer outro, apesar de ser destinado a uma categoria específica.

O seguro de vida para trabalhadores rurais é uma das modalidades que está no Guia do Seguro Rural, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além dela, a legislação determina outros tipos de seguro, como agrícola, pecuário e de florestas.

Como funciona o Seguro de Vida para trabalhadores rurais?

O seguro de vida para trabalhadores rurais funciona como uma proteção financeira aos funcionários e suas respectivas famílias. Ou seja, caso ocorra algum imprevisto, como acidente ou morte, o seguro entra em ação para impedir que o orçamento familiar seja afetado, indenizando o segurado ou os beneficiários.

Porém, há uma mudança nessa modalidade. O contrato (apólice) possibilita abater parcialmente ou quitar dívidas de crédito rural feitas pelo produtor rural. Seja contratada com um banco, uma agência de crédito ou qualquer outro tipo de financiador.

Dessa forma, a seguradora garante proteção ao agente financiador (responsável pela despesa) durante o período do financiamento.

Além disso, os itens básicos de um seguro de vida comum estão garantidos para os trabalhadores do campo, como as coberturas de morte e de invalidez. Porém, aqui, vale conferir com a seguradora quais serviços e benefícios estarão sendo oferecidos.

Por isso, recomenda-se fazer mais de uma simulação do seguro de vida a fim de conhecer as coberturas e valores de diferentes empresas. Assim, o funcionário consegue personalizar o seguro de acordo com as suas necessidades e seu perfil.

Quais são as coberturas de um Seguro de Vida para trabalhadores rurais?

Em geral, as coberturas de um seguro de vida para trabalhadores rurais são as mesmas disponibilizadas no seguro de vida tradicional. São elas:

Em algumas seguradoras, pode haver outras coberturas adicionais para os trabalhadores, como:

Há, também, coberturas específicas à categoria, a exemplo da cobertura por intoxicação pelo uso de produtos químicos e a cobertura por choque anafilático causado por picada de insetos. Então fique atento quanto aos itens ofertados pelas seguradoras para encontrar o plano mais ideal ao que estiver buscando.

+ Como utilizar seguro de vida ainda em vida?

E quais seriam os benefícios de contar com a proteção?

Então, quais são as vantagens de se contratar o seguro de vida para trabalhadores rurais? Listamos alguns motivos para o profissional conhecer mais sobre a proteção. Confira:

Pagamento de dívidas

O principal diferencial dessa modalidade é o pagamento de dívidas se houver a existência de sinistros com o segurado. Dessa forma, o seguro pode ser usado para liquidar débitos específicos da propriedade do produtor rural.

Portanto, caso ocorra um acidente que cause invalidez ou, até mesmo, a morte, a seguradora garante a indenização aos beneficiários para não precisarem arcar com tais pagamentos. Isso serve, sobretudo, como um alívio para não alterar drasticamente a realidade da família.

Proteção em casos de acidentes

O cotidiano de um trabalho nas fazendas e propriedades rurais pode trazer vários perigos, como no manuseio de máquinas agrícolas. Para isso, o seguro consegue proteger o trabalhador em situações de acidentes, como na cobertura de doenças graves, proporcionando o reembolso ao segurado.

Portanto, o funcionário ganha um conforto financeiro após estar afastado de exercer a sua função habitual. Novamente, o seguro contribui para manter a renda familiar. Ele evita que o segurado precise se preocupar com questões financeiras neste momento delicado.

Segurança e estabilidade aos beneficiários

Se houver uma fatalidade com o produtor rural e ele venha a falecer, o seguro não deixará os beneficiários desamparados. Através da cobertura de morte natural ou acidental, a seguradora realiza o pagamento combinado. Assim, resguarda financeiramente quem o trabalhador escolheu no contrato. Um suporte numa hora tão difícil de perda.

Indenização isenta de imposto

Pensou que tinha imposto na indenização do seguro de vida? Não tem, pode ficar descansado. O valor definido ao contratar o seguro será pago integralmente aos beneficiários. Não há, por exemplo, descontos do Imposto de Renda, nem do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCM), este comum na divisão da herança.

Qualquer pessoa pode ser beneficiária

A indenização do seguro de vida pode ser deixada para quem o segurado quiser. Isso mesmo, não há uma regra que determina a escolha dos beneficiários pelo trabalhador. Ou seja, não precisa necessariamente ser um familiar ou um herdeiro legal.

Dessa forma, o produtor rural consegue destinar o pagamento do seguro a um amigo ou, até mesmo, a um empregado de confiança. Isso pode ser comum em virtude de caseiros, fazendeiros, peões e outros profissionais que atuem no campo fiquem anos exercendo essas atividades, criando uma relação próxima com a família.

Como contratar o Seguro de Vida?

Não há muito mistério na contratação de um seguro de vida para trabalhadores rurais. Ao encontrar uma seguradora que ofereça essa modalidade, recomenda-se fazer uma simulação para descobrir os serviços disponibilizados pela empresa.

Neste momento, é possível personalizar o seguro escolhendo coberturas e valores de acordo com a sua realidade. Ao encerrar a cotação, a seguradora enviará uma proposta com uma apólice para o trabalhador, conforme o seu perfil. Leia atentamente o contrato para não ser pego de surpresa posteriormente.

Caso esteja de acordo, basta assinar o documento e, assim, o seguro de vida entra em vigor. Depois, ele recebe uma renovação automática anualmente.

Que tal fazer uma simulação de um seguro de vida? Faça uma cotação e encontre o seguro mais adequado para você e seus familiares. Com a Bidu, o processo é rápido e fácil!

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 27/04/2022

Deixe uma resposta