Skip to main content

Como cotar Seguro Auto para jovens?

Por 12 de novembro de 2021novembro 18th, 2021Mobilidade
seguro auto para jovens

Já ouviu falar sobre o seguro auto para jovens? Ainda não? Pois saiba que existe uma modalidade de seguro auto focada exclusivamente para quem completou até 25 anos. Essa é a faixa etária que lidera os índices de acidentes no trânsito. Então conheça mais sobre o seguro auto para jovens, as suas características, além de como fazer a cotação dessa categoria! 

Cotação online de Seguro Auto

O que muda no perfil do Seguro Auto para jovens?

Afinal de contas, existe alguma grande mudança no seguro auto para jovens? Sim, existe. É sobre isso que vamos explicar e descomplicar a você. Elencamos alguns itens que demonstram quais seriam os diferenciais no perfil do seguro auto para jovens. Acompanhe: 

Idade

Pensado exclusivamente para os mais novos, o seguro auto para jovens é voltado para quem tem entre 18 a 25 anos. Assim, a seguradora consegue oferecer um serviço direcionado a um público que não tem muita experiência sob o volante. 

Por conta disso, aumenta a chance de ocorrer algum sinistro pelo condutor, uma vez que ele tirou a CNH há pouco tempo. O seguro auto para jovens visa atender esse nicho que, apesar da idade adulta, ainda estaria dando os seus primeiros passos como motorista. Consequentemente, estão mais sujeitos a acidentes e problemas com o veículo. 

Mais caro

Sim, o seguro auto para jovens é mais caro se compararmos com os de outras idades. Por quê? Ainda que o valor do seguro auto leve em conta uma série de fatores, a seguradora compreende que há um risco maior dos mais novos acionarem o seguro. 

Isto não é à toa. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2018, as lesões ocasionadas pelo trânsito seriam a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 a 29 anos. No ranking, o Brasil ocupa a quinta posição entre os países com mais acidentes fatais no trânsito no mundo. 

Além de existir uma inexperiência ao dirigir, os jovens costumam ter uma rotina bastante ativa nesta fase da vida. Ou seja, utilizam o veículo para diversos momentos, como estudos, trabalho, saídas à noite, cedem caronas e trafegam em lugares desconhecidos. 

Soma-se ao fato de haver, em alguns casos, excessos de velocidade, irresponsabilidades e falta de cuidado com o próprio veículo, como esquecer da manutenção periódica. Isso faz a seguradora entender que a possibilidade de acontecer um sinistro seja considerável, o que encarece o prêmio (custo) do seguro auto. 

Curso de direção defensiva

Curso, como assim? Isso mesmo, várias seguradoras disponibilizam ao novo condutor um curso de direção defensiva gratuito. É uma forma do jovem estar mais capacitado e preparado para enfrentar os desafios das ruas. Neste curso, informações básicas são ministradas, como a maneira mais segura de se ultrapassar e cuidados ao dirigir na chuva

Com isso, a seguradora pode exigir uma certificação do curso de direção defensiva para autorizar o seguro auto. Além disso, é comum encontrar outros cursos através das seguradoras, como o de direção emocional e mecânica. 

Pode não haver a análise de perfil

A depender da empresa, os jovens podem estar livre da análise de perfil realizada pelo seguro. Portanto, deixa o preço do seguro mais barato, embora menos adequado às principais necessidades do motorista. 

Essa alternativa existe porque há seguradoras oferecendo o equipamento de rastreamento veicular como item obrigatório na contratação do seguro. 

Condições de pagamento

Sim, há empresas que têm condições de pagamento exclusivas para os mais novos. Para aliviar o bolso dos jovens, um período em que muitos ainda não têm uma estabilidade financeira, o seguro proporciona algumas soluções interessantes, como:

  • Parcelamento;
  • Parcelamento no cartão de crédito;
  • Descontos; 
  • Adquirir o cartão da seguradora dividindo o custo a longo prazo. 

Pesquise e busque se informar sobre as formas de pagamento para não criar uma nova dívida!

Afinal, como cotar Seguro Auto para jovens?

Para cotar seguro auto para jovens, não tem muito mistério. Na verdade, o processo é semelhante às outras simulações de seguro auto online. 

Dessa forma, o condutor deve entrar no site da seguradora, informar os dados do seu veículo, além de suas informações pessoais. A partir disso, o interessado poderá escolher quais coberturas e assistências são essenciais para a sua proteção. Isso gera o valor do seguro auto, específico ao seu perfil e suas necessidades. 

Como dica, recomenda-se fazer uma cotação de seguro auto em diferentes seguradoras. Assim, o motorista descobre os custos, benefícios e condições ofertadas por mais de uma empresa, contribuindo para fazer a melhor escolha dentre o que procura. 

Aliás, tenha cuidado em não passar nenhuma informação falsa ao simular o seguro. Caso decida colocar o contrato em nome de seu pai/mãe pensando em pagar menos, evite fazer isso. O motivo? Na situação de um sinistro, o seguro pode alegar fraude do proprietário do veículo e não pagar a indenização do prejuízo. 

Quais as facilidades em cotar online para os jovens?

Já bastante habituados com o universo online, fazer uma cotação de seguro auto para jovens é mais simples do que se imagina. Listamos algumas vantagens de simular o seguro pela internet para os mais novos, confira: 

  • Praticidade: de fácil visualização, o condutor encontra a área de cotar seguro auto com facilidade, sem precisar de muitos cliques; 
  • Agilidade: em geral, a simulação é rápida e objetiva, sem exigir um tempo muito longo do interessado; 
  • Atendimento e suporte: se estiver acostumado em fazer compras e pedidos online, sabe a importância de um bom atendimento. Pois bem, o seguro auto tem um canal voltado ao consumidor para tirar dúvidas durante ou após a cotação; 
  • Personalização: nada como decidir um produto com o seu jeito, certo? Na simulação online, isso é garantido e indicado para encontrar um seguro ideal ao seu perfil; 
  • Reputação da empresa: ao passar dados pessoais a qualquer site, existe um risco de sua segurança ser exposta. Por isso, vale dar uma pesquisada na reputação da seguradora, como ver as avaliações nas redes sociais e no site Reclame Aqui. 

Como pagar um Seguro Auto mais barato para os jovens?

Tem como aliviar o preço do seguro auto para jovens? Sim, é possível. Primeiramente, contrate as coberturas e assistências estritamente úteis à sua realidade. Se as coberturas básicas atenderem o que precisa, ótimo. Evita, assim, rechear o seguro com tantos serviços que não costuma utilizar e pagar um valor muito alto. 

Outro item que ajuda é o seu histórico de direção. Procure ser um bom motorista, sem acidentes anteriores, nem tenha perdido pontos na CNH. 

Inclusive, garanta um alarme ou rastreador para o seu veículo. Deste modo, o seguro avalia que seria um proprietário preocupado com a segurança do automóvel, diminuindo a chance de roubos, favorecendo para baratear o prêmio. 

Se puder, invista em um veículo não muito visado. Ao escolher, verifique o preço médio do seguro auto para descobrir se o automóvel está entre os mais caros. 

Certo, agora já conheceu mais sobre o seguro auto para jovens. Quer fazer uma simulação de seguro auto para encontrar o seguro de veículos mais adequado ao seu perfil? Com a Bidu, a cotação é rápida e fácil! 

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 12/11/2021

Deixe uma resposta