Skip to main content

Comemore com segurança na Copa do Mundo!

Por 4 de julho de 2014maio 17th, 2021Mobilidade
Vamos torcer com segurança na Copa do Mundo!

O Mundial está mexendo com a cabeça do brasileiro: já saiu maquiagem, camisetas e até itens para enfeitar os carros. Temos muita coisa para ajudar na nossa torcida… mas e quanto a segurança na Copa?

Saiba que comportamentos exaltados no carro pode acabar transformando a festa em tragédia! E, principalmente na Copa, eles podem surgir; então acalme-se. Christoph Lauterwasser, diretor do Centro de Tecnologia Allianz, indica que “sentar nas janelas, ficar com parte do corpo do lado de fora do veículo ou deitar na cobertura dos conversíveis podem ter consequências fatais. Se o automóvel colidir, em nenhum desses casos os torcedores estão protegidos por um dispositivo salva-vidas, como o cinto de segurança”, evitar essas situações irá melhorar os índices de segurança pública no período do campeonato.

Quem possui carro com teto solar, por exemplo, pode ter o costume de circular pelas ruas com passageiros para o lado de fora do teto em dias de festa, comemoração e grandes eventos. A prática envolve riscos, já que simulações de colisões com bonecos, a 40km/h, demonstraram que o veículo funciona como uma catapulta nesses casos. Em uma batida, os passageiros desprotegidos podem sofrer ferimentos graves ou fatais.

É importante lembrar sempre de usar o cinto de segurança também, tanto nos bancos dianteiros como nos bancos traseiros. Em um acidente, o único passageiro que sairia ileso é o que usa cinto de segurança. O acessório reduz de 40% a 50% o risco de fatalidade do usuário.

A dica também é tomar cuidado com a soma de bebida + direção, que nunca combinam. Já foi confirmado que a maior parte dos acidentes de trânsito são causados por erros humanos e, entre eles, a bebida é um dos principais fatores. O conselho é o mesmo: se beber, não pegue no volante! O melhor a se fazer ao beber é pegar um táxi, ou apostar na carona para casa.

Com segurança na Copa em primeiro lugar, vamos torcer para o Brasil!