Rejeição no Seguro de Vida: os principais motivos e como resolver

Por 23 de março de 2021Vida e Saúde
rejeição no seguro de vida

Você percebe o quanto é importante ter o recurso de um seguro de vida. Porém, sem entender direito, a seguradora rejeita o seu perfil para contratação da apólice. Ou então cancela o seu seguro que você já havia acordado há algum tempo.  

Nessas horas você pensa: por qual motivo acontece essa rejeição do seguro de vida? Não é interessante para as empresas ter mais clientes? O que posso fazer para contornar essa situação?

Neste artigo vamos responder esses pontos e orientar você para que não passe por uma situação semelhante.

Cotação online de Seguro de Vida

Sobre o Seguro de Vida

O seguro de vida é um produto que tem como objetivo proteger financeiramente você e a sua família de incidentes que possam vir a acontecer. Isso significa que você pode contratar diferentes tipos de coberturas, de acordo com o seu perfil e a sua necessidade.

Entre as principais coberturas estão a função básica, que compreende a morte do segurado por razões acidentais ou naturais. Além disso, há outras como reembolso por despesas médicas e indenização por invalidez parcial ou total

Mas, o que há de comum em todas essas coberturas? Este é o motivo que estamos introduzindo com esse resumo sobre esta modalidade de seguro. Independente do que você irá contratar, você precisa estar atento também às regras da sua apólice, para não ter a rejeição do seguro de vida.

E isso significa que você precisa manter uma relação periódica estreita com a sua seguradora. É importante mantê-la sempre informada das suas mudanças e atualizações, para que o seguro possa ser aplicado corretamente, em caso de necessidade.

Ou seja, um dos principais motivadores de rejeição do seguro de vida está relacionado a informações pessoais não atualizadas ou omitidas no momento da contratação. Vale ainda destacar que cada empresa de seguro opta por um formato de avaliação de perfil dos seus clientes. Assim, isso precisa estar claro desde o primeiro momento, para ambos os lados.  

Principais motivos da rejeição no Seguro de Vida

De maneira sucinta, vamos aos cinco principais motivos da rejeição no seguro de vida:

1. Dados e informações pessoais errados

Por desconhecimento e até por má-fé, na tentativa de deixar o seguro mais barato, muitas pessoas omitem ou não notificam as seguradoras de determinadas informações pessoais. Quando são descobertas pela seguradora, podem causar a rejeição do seu perfil no seguro de vida.

2. Mudanças não notificadas a seguradora

Se você faz mudanças que lhe parecem simples, como troca de endereço, e não notifica a seguradora, você está cometendo um erro que pode ser motivo de rejeição do seguro de vida. Todas as mudanças de caráter permanente na sua vida devem ser avisadas.

Esse item vale um destaque especial em relação à troca de beneficiários. Se você não atualizar periodicamente quem será a pessoa premiada com a indenização do seu seguro, você corre o risco de entregar o valor a alguém que não faz mais sentido em determinado momento. Ou seja, sempre atualize essas informações junto à seguradora.

Em geral, anualmente, as seguradoras fazem a revisão dos contratos dos segurados. Elas propõem a oportunidade de atualização de qualquer característica, antes descrita. Fique atento a esses momentos e aproveite para deixar tudo bem transparente e atualizado com a sua seguradora.

3. Atrasos e não cumprimento do pagamento do prêmio

O prêmio é a mensalidade que você deve à seguradora para manter o seu seguro de vida ativo. O não pagamento desses compromissos pode levar a rejeição do seu perfil no seguro de vida, e o cancelamento das obrigações da empresa com as coberturas contratadas. 

4. Faixa etária

O seguro de vida é uma ferramenta que pode ser contratada por pessoas a partir de 14 anos. O limite de idade fica sob avaliação das condições de saúde do candidato a segurado, pela empresa prestadora de serviço. Ou seja, dependendo do avanço da sua idade e das suas condições de saúde, o seguro pode rejeitar a sua contratação. 

Mas isso, não necessariamente, pode significar que você não terá direito a um seguro de vida. Cada seguradora possui a sua conduta e regra para eleger os seus clientes. Você pode, a partir de uma pesquisa no mercado, encontrar uma que aceite as suas condições. Aqui na Bidu, você pode fazer uma cotação on-line com as principais empresas de seguro.

5. Tipos de Seguro de Vida

Muitas vezes você pode rejeitar a proposta de um seguro de vida, simplesmente por não eleger o tipo de seguro que mais esteja de acordo com o seu perfil. A dica é estudar as modalidades oferecidas, que podem ser o tipo tradicional, resgatável, temporário e para acidentes pessoais, antes de firmar a sua apólice. Há diferentes produtos dentro dessa ferramenta e uma com certeza estará atendendo ao seu perfil.

Evite a rejeição no Seguro de Vida: como fazer?

Para contratar uma apólice e evitar que problemas burocráticos atrapalhem o seu processo e originem a rejeição no seguro de vida, a dica é pesquisar e contar com uma boa ferramenta para facilitar esse processo.

Na Bidu você pode fazer isso sem sair de casa e com a vantagem de um apoio nessa pesquisa e no recolhimento dos seus dados, em poucos cliques. Depois é só você analisar as opções disponíveis e eleger aquela que melhor atende ao seu perfil e a sua capacidade financeira de honrar com esse compromisso.   

Por isso, para evitar a rejeição no seguro de vida, siga as dicas que oferecemos neste artigo e conte com a Bidu para descomplicar a sua vida, e o seu seguro de vida. 

 

Última atualização em 23/03/2021

Leave a Reply