Skip to main content

Quanto tempo deixar o celular novo carregando? Conheça 5 dicas para cuidar da bateria

Por 1 de agosto de 2022Residencial e Lazer
quanto tempo deixar o celular novo carregando

Comprou aquele tão esperado celular, mas não sabe como prolongar a vida útil da bateria? É mais simples do que imagina, basta tomar alguns cuidados para curtir o aparelho sossegado. Quer saber quanto tempo deixar o celular novo carregando?

Para explicar e descomplicar o assunto, listamos cinco dicas para o usuário não passar mais perrengue com a bateria do celular. Confira!

Cotação online de Seguro para Celular

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando?

Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

Em geral, um modelo novo chega com alguma carga de fábrica disponível para usar. Mesmo ao carregá-lo logo de início, não irá causar nenhum dano na bateria, nem deixar ela viciada, o que podia acontecer no passado com os aparelhos antigos.

Como deve ser feita a primeira carga do celular?

Já sabe quanto tempo deixar o celular novo carregando, certo? Por conta das baterias serem de composto mais moderno (íons de lítio), o usuário não deve ter grandes preocupações ao realizar a primeira carga do aparelho.

Independente de ser um smartphone ou iPhone, a bateria conta com um desempenho energético que proporciona boa durabilidade ao modelo. Isso desde que seja bem conservada ao longo do tempo.

Como recomendação, complete a carga total do celular em seu primeiro carregamento. E atenção: nada de deixá-lo próximo a outras fontes de calor. O que pode gerar uma redução considerável na vida útil da bateria. Além disso, evite utilizar capas robustas no dispositivo, interferindo no processo de carregar.

No passado, aqueles aparelhos pequenos (lembra dos famosos da Nokia?) tinha uma bateria bem diferente das usadas atualmente.

Isso acontecia porque os modelos tinham níquel-cádmio, os quais necessitavam obrigatoriamente carregar até os 100%. Se não fosse seguido à risca, existia o “efeito memória”, a bateria poderia ficar viciada ao não esperar até o fim da carga estar completa. Portanto, sofria uma redução de sua capacidade original, fornecendo menos energia.

Depois de entender mais sobre quanto tempo deixar o celular novo carregando, agora vamos saber se há problemas em mantê-lo uma noite inteira ligado na tomada.

Pode deixar o celular carregando de um dia para o outro?

Pode! Se tinha algum receio quanto a isso, fique tranquilo. Deixar o celular carregando a noite inteira não irá estragar ou danificar a bateria. Nem causar um superaquecimento que haja algum risco de uma explosão – desde que utilize carregadores originais.

Na prática, os celulares fabricados nos últimos anos não recebem mais energia quando atingem 100% da carga. Ou seja, o próprio aparelho irá suspender o carregamento de forma automática. Isso garante que não tenha problemas ao carregá-lo à noite.

Como dica, não carregue todas as noites de maneira tão frequente. Por deixar o carregador plugado na tomada, existirá o gasto de energia, o que poderá ser sentido levemente na conta de luz. Se puder, evite oscilar tanto entre os extremos da bateria, de 0% a 100%, na busca de conseguir estender a sua durabilidade.

Cuidados com a bateria: conheça 5 dicas

Além de saber quanto tempo deixar o celular novo carregando, há outros cuidados importantes para o usuário estar atento na hora de tomar conta da bateria. Listamos cinco dicas importantes:

Utilize o carregador original

Perdeu o seu carregador e comprou um paralelo? Tome cuidado, pode estar entrando numa verdadeira fria. Um carregador aleatório ou de outra marca aumenta a chance de criar problemas para a vida útil de sua bateria. Desta forma, pode não carregar de maneira adequada ou demorar mais tempo do que o habitual.

Portanto, prefira sempre usar o carregador original de seu aparelho. Caso tenha perdido, é possível adquirir um novo em lojas oficiais das próprias operadoras. Não use os que forem genéricos e falsificados para não deteriorar o aparelho – nem trazer um risco desnecessário a vida do consumidor.

Fique atento nos lugares que aquecem o celular

Quando for carregar o aparelho, não coloque em qualquer lugar. Recomenda-se não deixar o celular em cobertores, panos, sofás ou, até mesmo, em cima de travesseiros. Por estar coberto gera uma diminuição do fluxo de calor, o que aumenta o perigo de superaquecimento. Essa combinação reflete no mau funcionamento do dispositivo.

Como solução, escolha realizar o carregamento em lugares mais frescos e com boa passagem de ar.

Não espere chegar no 0% para carregar

Sim, chegou o aviso que a bateria está acabando? Pode colocar o aparelho para recarregar. Não há a necessidade de esperar atingir 0% para, assim, pegar o carregador. Quanto mais deixar longe dos extremos (0% e 100%) regularmente, melhor para a vida útil da bateria.

Isso contribui em quanto tempo deixar o celular novo carregando, visto que ele estaria menos horas plugado na tomada. Portanto, se perceber que está com 20% de bateria, vale colocar para carregar. A mesma recomendação para o outro limite: não precisa de forma obrigatória aguardar os 100%, indica-se tirar nos 80%.

Dessa forma, preserva a bateria e aumenta a sua durabilidade ao longo do tempo. Como sugestão, desligue ou reinicie o dispositivo pelo menos uma vez por semana para potencializar o desempenho da bateria.

Use o carregador em boas condições

Redobre o cuidado com fios descascados da bateria ou tomadas que apresentem mau contato. Nestes casos, evite carregar o celular. Bem como em situações de tempestades ou descargas elétricas, não pense duas vezes e suspenda o carregamento.

Outro momento de atenção: adaptadores de tomadas (os benjamins) não são indicados para fazer o carregamento. Conecte o carregador diretamente na tomada, sem o auxílio de outra peça.

Se puder, não utilize o celular enquanto houver o carregamento

Caso tenha pensado no perigo de um choque, lembre-se dos carregadores originais. É bastante improvável um acidente utilizando um produto de fábrica. No entanto, a recomendação é não ficar utilizando o aparelho enquanto estiver plugado na tomada. O motivo? A chance de um superaquecimento.

Mesmo não havendo um problema direto em mexer no celular ao mesmo tempo que estiver carregando, vale deixá-lo de lado por algum tempo. Se estiver apressado, deixe o dispositivo em modo avião para carregá-lo mais rapidamente.

Agora que já sabe quanto tempo deixar o celular novo carregando, que tal contar com um seguro para o seu aparelho? Faça uma cotação de seguro celular com a Bidu, o processo é rápido e fácil. Encontre a melhor proteção e evite passar dores de cabeça com o seu aparelho!

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 01/08/2022

Deixe uma resposta