Qual moto combina comigo? Para descobrir, vai precisar desvendar qual seria o seu perfil como motociclista antes de pensar em fechar um negócio. Desta forma, aumenta as chances de encontrar a parceira que tanto buscava para começar a sua viagem. Listamos algumas dicas sobre como escolher o modelo ideal. Suba na garupa e venha com a gente!
Afinal, qual moto combina comigo?
Na verdade, a resposta de qual moto combina comigo é particular a cada motociclista. É uma decisão pessoal pois envolve questões como características físicas, o bolso, a finalidade que pretende dar à moto, além da prática como condutor. Elencamos sete dicas para explicar como encontrar o modelo mais adequado às suas necessidades. Confira:
Saiba qual seria o uso da moto
Sim, esse é o passo número 1: qual finalidade pretende dar para a moto? Isto é, pretende utilizá-la na cidade diariamente como meio de transporte? Ou pensa cair na estrada para viagens de maneira mais esporádica? Se for da turma de aventura para enfrentar estradas de terra e terrenos irregulares, é preciso fazer essa análise também.
Com a resposta, entende-se qual seria o tipo de moto ideal para o seu estilo. Caso venha a usar o veículo para o cotidiano, pense em um modelo mais econômico e de menor gasto com manutenção, caso das scooters e das streets. Por outro lado, se estiver planejando usá-la para passeio ou estrada, prefira a naked, custom ou, até mesmo, a trail.
Iniciante ou experiente?
O quanto acumulou de experiência sob duas rodas? Ou está curtindo a vivência de uma moto pela primeira vez? Pois é, isso também interfere na hora da escolha. O tempo como motociclista é essencial para se definir uma categoria de acordo com as suas preferências.
Se for marinheiro de primeira viagem, priorize modelos mais leves e menores, que têm baixas cilindradas, na busca de ganhar quilometragem e maior confiança – nada de começar pelas mais potentes, ok?. Se for um condutor experiente e mais consciente de seu estilo, facilitará encontrar o modelo adequado ou testar um novo.
Não menospreze o conforto
Se deseja saber qual moto combina comigo, não tenha dúvidas que a resposta passa por se sentir confortável quando estiver pilotando. Ou seja, a estatura do condutor afeta diretamente a dirigibilidade e, assim, põe em xeque o bem-estar e segurança do mesmo.
Por isso, há o cuidado para pessoas de baixa estatura não escolherem motos robustas e, consequentemente, mais altas, como as trail. Mesma situação dos mais altos, que podem sofrer com modelos pequenos ou que necessitam ficar com o corpo muito curvado – que seriam as esportivas.
Para não ter dúvida: o motociclista deve se equilibrar com os dois pés no chão sem dificuldade quando parar a moto. Fique de olho, também, no conforto do banco para não trazer nenhum incômodo à postura, além do peso da moto não ser desproporcional à sua própria força física.
Conheça mais sobre a moto
Esta dica pode parecer banal, mas ajuda a solucionar muitas dúvidas que possam vir a surpreender o futuro condutor.
Por exemplo, o modelo escolhido tem uma fácil manutenção, com peças acessíveis para algum conserto? Ou são mais complicadas de achar, incluindo uma possível importação? Isso pode causar um problema financeiro inesperado.
Listamos alguns itens para estar atento a fim de analisar mais sobre a moto:
- Durabilidade;
- Itens mecânicos e componentes tecnológicos do modelo;
- Frequência na manutenção;
- Custos na troca de peças;
- Potência.
Fique atento ao consumo de combustível
Igual aos carros, as motos têm modelos que são conhecidos por serem mais econômicos. Em destaque, estão os de menores cilindradas, casos das scooters e das street. Se o consumo com combustível estiver na sua lista de prioridades, não pense duas vezes em escolher os mais leves e de menor porte.
Em contrapartida, modelos mais potentes bebem mais, como os esportivos e as touring. Neste caso, tenha conhecimento da frequência do uso e dos gastos necessários no reabastecimento com a sua companheira de viagem.
Leve em conta o custo-benefício
Não busque uma moto olhando o preço em primeiro lugar. Apesar de um possível baixo custo, isso não é uma garantia de acerto na escolha. Há motos mais baratas e acessíveis, mas, em especial, prefira um modelo que seja o mais próximo de seu perfil como um todo.
Dessa forma, dê a partida após saber o quanto pode disponibilizar de seu orçamento na compra de uma moto. Se decidir por um modelo usado ou seminovo, leve-o em seu mecânico de confiança a fim de realizar uma vistoria. É uma medida que evita haver gastos indevidos quando fechar a compra e contribui para negociar um preço justo.
Para descobrir qual moto combina comigo, faça uma boa pesquisa (seja novas ou usadas) para chegar ao modelo com o valor dentro de sua realidade financeira.
Faça um test-ride
Isso mesmo, a melhor maneira de saber o modelo ideal é… Testando! Isso possibilita uma série de respostas, como o conforto, a dirigibilidade e a suavidade na aceleração. Se for usada, até para inspecionar possíveis falhas. São bons indícios para experimentar como seria tê-la na garagem antes de selar o acordo em definitivo com o vendedor.
Não apenas o bem-estar, mas indica outra questão prioritária: a segurança. O prazer de comprar uma nova companheira precisa estar aliado com a sensação de estar seguro pilotando. O encaixe é fundamental para o sucesso da parceria.
Seguro de Moto
Após conhecer algumas dicas de qual moto combina comigo, que tal fazer uma simulação de um seguro de moto? O processo é rápido, fácil e bastante acessível. Faça agora mesmo o seu seguro de moto online com a Bidu!
Última atualização em 03/05/2023