Skip to main content

Pintar a casa sozinho ou contratar um profissional?

Por 15 de abril de 2024Sem categoria
Tipos de seguro residencial

Quem não curte uma casa renovada por uma pintura que dá vida e novas cores ao lar? Mas, para colocar em ação um projeto assim é comum pensar em duas possibilidades: pintar a casa sozinho ou contratar um pintor?

Fazer a pintura da casa por conta própria ou mesmo contratar um profissional são opções que trazem vantagens e desvantagens. Inúmeros fatores são parte do processo e cabe a cada pessoa analisar todos eles para fazer a escolha mais adequada – sem contar que há quem goste de fazer reparos em casa e há quem opte pela contratação de terceiros.

Contribuindo para uma melhor avaliação dos dois cenários, vamos apresentar os prós e contras das duas situações: pintar a casa sozinho ou pintar a casa com a contratação de mão de obra especializada. Uma escolha, aliás, que também “conversa” diretamente com a organização financeira dos moradores.

Cotação online de Seguro Residencial

Pintar a casa sozinho…

Sem dúvida, o primeiro ponto positivo de pintar a casa sozinho está na economia de dinheiro, afinal não haverá o custo do trabalho feito pelo pintor profissional. Só entra na conta o gasto com o material (tinta, pincéis, rolos, lixas etc.).

Tem mais: a escolha de pintar a casa sozinho também oferece a possibilidade de a pessoa ter o controle total sobre o projeto, principalmente do cronograma, uma questão sensível quando a figura de um pintor entra em cena – quem nunca teve um prazo “furado” que atire a primeira pedra…. 

Para muita gente, pintar a casa por conta própria também significa vivenciar uma experiência gratificante, afinal a casa terá sua marca registrada, sem contar o aprendizado adquirido durante todo o processo.

 Mas, vamos lá, há pontos que também precisam ser considerados e podem estar na lista dos chamados “contras”. A começar pelo tempo e esforço que precisam ser dedicados a tal missão. Pois é, pintar a casa sozinho exige sim um bom tempo e esforço, já que são várias as etapas de trabalho: é preciso, por exemplo, preparar as superfícies (paredes, rodapés, portas etc.), fazer a aplicação da tinta e depois dos acabamentos, limpar.

Outro aspecto relevante: por mais que haja dedicação, é preciso considerar que a qualidade da pintura feita por alguém que não é profissional no assunto pode não ser equivalente à impressa por um pintor que, além da habilidade, sabe utilizar as ferramentas certas.

Sim, trazemos verdades, afinal a ideia aqui é contribuir para a melhor decisão….

Pintar a casa com a ajuda de um pintor…

 Qualidade profissional é o primeiro ponto, afinal estamos falando de quem tem treinamento de sobra – conhece técnicas e os materiais do mercado e, por isso, está habilitado a fazer entregas perfeitas.

Terceirizando a tarefa de pintar a casa é possível também economizar tempo, pois um pintor tem a expertise necessária para finalizar o projeto com mais rapidez. Além disso, minimizar a tensão pode trazer soluções de um jeito ágil e certeiro se comparado a alguém que, apesar de esbanjar boa vontade, não tenha experiência na arte de pintar uma casa.

 Mas é inegável que contratar um pintor significa gastar mais dinheiro em virtude da mão de obra em questão. É importante também colocar na balança a confiança que precisa existir nessa parceria, pois o pintor precisa atender às determinações do proprietário da casa para chegar ao objetivo.

É preciso também seguir o cronograma quando a ideia é contratar um pintor, pois é comum esses profissionais estarem ocupados e atrasarem a entrega do trabalho.

Seguro residencial: apoio na pintura da casa

Sabia que a escolha entre pintar a casa sozinho ou contar com a ajuda de um profissional pode ganhar uma terceira opção?

Essa opção atende pelo nome de seguro residencial. Pois é, o seguro residencial é um produto que protege em situações de incêndios, roubos e furtos, danos elétricos e hidráulicos mas, para além disto, coloca à disposição serviços de assistência doméstica que incluem limpeza de calhas, eletricistas, chaveiro, encanadores e…pintura, entre outros. 

Então, ao escolher a melhor opção que atenderá à necessidade de pintar a casa, deixando-a com cara nova, considere este produto que pode ser uma verdadeira mão de obra em diversos momentos.

Não conhece o que o seguro residencial por fazer? Nem tem ideia de preço? Faça uma cotação online agora mesmo!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização: 15/04/2024

Deixe uma resposta