Skip to main content

Como a Musicoterapia pode te ajudar no dia a dia

Por 11 de fevereiro de 2022Vida e Saúde
musicoterapia

A música sempre está conectada com o ser humano e a sua vida. Seja para momentos alegres ou tristes, comemorações, na rotina, como para fazer uma faxina em casa, e até mesmo como terapia.

Isso mesmo, a musicoterapia é uma realidade e já vem ajudando muitas pessoas a superarem os seus desafios emocionais e particulares. Sabemos que a técnica pode não ser tão conhecida do grande público. Por isso, neste artigo, vamos conversar um pouco mais sobre o tema, para você conhecer e entender como a musicoterapia pode te ajudar no dia a dia.

Cotação online de Seguro de Vida

O que é a musicoterapia?

A musicoterapia é um tratamento terapêutico que utiliza estímulos musicais para a cura a partir desta forma de se expressar. Nesta arte você irá envolver não só a música em si, como também a dança e a capacidade de reconhecimento do seu próprio corpo.

Nas sessões o paciente se coloca de forma ativa o tempo todo. Ele toca instrumentos e conduz o corpo em uma dança. Tudo a partir das instruções de um profissional qualificado na terapia, em geral, um psicoterapeuta.

Você pode praticar individualmente ou em grupo. Porém, sempre conduzindo no seu ritmo, de acordo com a fluência do seu corpo e a sua necessidade em se conectar com essa técnica.

Durante a pandemia, essa modalidade de terapia foi muito buscada e administrada em aulas on-line, assim como tudo que foi possível adaptar neste mundo isolado, mas digital. 

Quais são os benefícios da musicoterapia?

As entregas que a musicoterapia faz para a nossa saúde física e mental são bem completas e interessantes. Você pode aliviar desde tensões emocionais, que se agravam com o estresse e ansiedade do dia a dia, até melhorar e tratar outras doenças mentais mais agravadas, como a depressão. Há também um ganho considerável na saúde física, principalmente em benefícios relacionados à frequência respiratória e cardíaca.

Em relação a prevenção de doenças, a musicoterapia também é uma forte aliada. Ela vai contribuir com um funcionamento mais positivo do seu corpo. Isso não quer dizer, claro, que você não deva considerar ir com frequência ao seu médico de confiança, realizar os seus check-ups e manter tudo em dia e controlado.

Outro ponto interessante de benefício da musicoterapia é para a sua vida social. Sim, acredite, há vantagens relevantes para os praticantes da terapia. Principalmente no que diz respeito à socialização, comunicação e capacidade interativa.

Esse tratamento de energia mental e corporal, cuida também o humor, eleva o ânimo e estabiliza as emoções. Assim, faz com que você se comporte com mais motivação e até determinação.

Há ainda estudos que indicam excelentes resultados para pacientes que tenham sofrido acidente vascular cerebral (AVC) e outros que convivem com doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Em resumo, podemos considerar como os principais pontos de benefícios da musicoterapia a seguinte lista:

  • Melhora a qualidade de vida;
  • Proporciona mais conexão com o seu corpo e mente;
  • Influencia em melhorias na sua expressão corporal e coordenação motora;
  • Alivia dores de cabeça;
  • Aumenta a capacidade respiratória;
  • Controla a pressão arterial;
  • Apoia no tratamento de doenças emocionais e mentais;
  • Dá suporte a tratamento de doenças crônicas, neurológicas e câncer.

Para quem a musicoterapia é recomendada?

Com tantos benefícios dá para perceber facilmente que a musicoterapia é recomendada para todo mundo, de todas as idades. Claro, que se você preferir buscar uma recomendação com um médico de confiança, faz muito bem. Talvez um check-up antes de começar a atividade, dependendo das suas condições, também seja interessante, como para iniciar qualquer atividade que faça uso das suas habilidades motoras e físicas.

Do mais, é estar atento aos seus limites físicos, respeitá-los, e encontrar um musicoterapeuta que seja o seu parceiro nesta jornada pelo bem-estar corporal e emocional.

Onde fazer musicoterapia?

Como mencionamos aqui, provavelmente hoje é mais fácil encontrar aulas on-line do que antes da pandemia. Porém, para quem ainda prefere o contato físico e presencial, você pode encontrar terapeutas especializados em clínicas de terapias multidisciplinares ou com profissionais independentes.

O mais importante é correr atrás dessa oportunidade, fixar um tempo na sua agenda, para que você se dedique com exatidão. Assim, é possível colher todos os benefícios que a musicoterapia pode proporcionar.

Musicoterapia como aliada nos cuidados com a sua saúde

A musicoterapia é mais uma ferramenta e possibilidade para você não deixar a sua saúde de lado. Aqui na Bidu também temos outra ferramenta que pode te ajudar e dar mais tranquilidade com este tema, que é o seguro de vida.

Sabemos que um dos nossos bens mais preciosos é ver quem amamos protegidos e tranquilos, independente do que acontecer e o seguro de vida é este recurso. Este produto também foi um dos mais buscados durante esse intenso período de pandemia.

Você poderá personalizar e escolher as coberturas que mais interessam ao seu perfil como consumidor, sem ultrapassar a capacidade de investimento financeiro que você pode fazer. Na Bidu te ajudamos com isso também.

Lembre-se que em vida o mais importante é buscarmos recursos e ferramentas para que possamos ter mais qualidade e longevidade.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 11/02/2022

 

Deixe uma resposta