Skip to main content

5 dicas para ter a saúde como meta em 2023

Por 18 de janeiro de 2023Vida e Saúde
dia nacional da saúde

Em 2020 vivemos o susto da pandemia do novo coronavírus, e isso trouxe consequências para a nossa forma de viver e priorizar nossos planos para o futuro. Desde então, muitas pessoas passaram a colocar metas de saúde a cada novo planejamento para um ciclo.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a organizar esse projeto com cinco dicas que vão trazer mais qualidade de vida para você e a sua família.

Cotação online de Seguro de Vida

Metas de saúde

Como mencionamos, a saúde sempre esteve entre os nossos principais desejos, mas talvez não ainda como uma meta a ser alcançada.

Você precisa estar bem fisicamente e mentalmente, para ter mais qualidade de vida. E, por mais que a rotina e os problemas compliquem um pouco tirar esses planos do papel, trouxemos algumas dicas que vão ser mais fáceis para você aplicar nas suas metas de saúde, acompanhe:

Rotina de exercícios físicos

Talvez esse seja o principal desafio da maioria das pessoas para atingir as metas de saúde para 2023. Cada um tem um motivo ou dificuldade diferente, seja porque a rotina é atribulada de afazeres e falta tempo, ou simplesmente pelo famoso pecado capital da preguiça.

O sedentarismo não acontece só com você ou com alguém próximo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial e o primeiro entre os países da América Latina, em relação ao sedentarismo.

E, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, aproximadamente 47% dos brasileiros são sedentários.

Ok, e como mudar isso? Primeiro é importante que você entenda a relevância para a sua saúde que o exercício pode promover. Pois, assim, você conseguirá enxergar a necessidade de adequar a sua rotina, incluindo a atividade física como prioridade, e redefinindo a forma como você encaixa as outras tarefas.

Depois, vale a pena, no início, você testar diferentes possibilidades. Isso significa que você não precisa ficar preso somente ao que uma academia pode oferecer. Faça aulas experimentais de algum esporte ou yoga, por exemplo, comece com caminhadas curtas ou até alugue bicicletas e comece a pedalar.

Você vai perceber que tem alguma modalidade que te agrada mais e vai ser mais fácil não encarar a tarefa como algo pesado.

Saúde mental

A pandemia também nos ajudou a perceber que metas de saúde também é cuidar da saúde mental. Tabus em relação ao tema foram rompidos e muita gente entendeu a importância de estar com essa condição em dia.

Você pode incluir uma rotina de meditação, buscar algo que lhe traga mais fé, como frequentar algum centro religioso, participar de grupos de discussão sobre temas variados que o ajudem a ter mais clareza em problemas comuns, ler e até pedir ajuda de um profissional, como psicólogos e psiquiatras.

Hábitos alimentares

Na correria também esquecemos do quanto é importante manter uma boa alimentação. Não cuidar desse aspecto pode trazer doenças e dificuldades no seu dia a dia, como falta de concentração, fadiga e fraqueza.

Você pode buscar ajuda de um profissional, como os nutricionistas, para organizar uma lista que vai guiá-lo para essa meta, ou começar por atos simples, como ter um planejamento para as compras no mercado que incluam alimentos saudáveis e naturais.

Quanto mais organização você trouxer para esse tema, melhor será a sua possibilidade de acerto em uma dieta saudável. 

Check-up médico

Muita gente só procura um médico quando está doente. Não há nada de errado nisso, porém, investir na prevenção de doenças vai melhorar a sua meta de saúde, além de economizar tempo e dinheiro.

Não deixe de criar uma rede de relacionamento com médicos profissionais de diferentes especialidades, como clínico geral, oftalmologista, ginecologista, endocrinologista e dentista, e faça exames periódicos para acompanhamento regular.

Seguro de vida

O seguro de vida também é uma ferramenta importante e que vai ajudá-lo a alcançar as suas metas de saúde.

Essa apólice ajuda a proteger financeiramente você e a sua família contra imprevistos que possam vir acontecer.

Entre as principais coberturas oferecidas temos:

Para colocar como meta a sua saúde e ter acesso ao seu melhor seguro de vida, você pode começar fazendo uma cotação on-line, gratuita, aqui na Bidu.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 18/01/2022

Deixe uma resposta