Skip to main content

Quais são os melhores carros da Chevrolet?

Por 12 de fevereiro de 2020junho 10th, 2021Mobilidade
Foto de Onix para texto sobre os melhores carros Chevrolet

Em 2018, a Chevrolet encerrou o ano líder de mercado, com 434.364 unidades emplacadas e 17,58% de participação nos segmentos de automóveis e comerciais leves. Mas quais foram considerados os melhores carros da Chevrolet?

O Onix foi o carro mais vendido do país e obteve 210.458 emplacamentos, o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20. O Prisma, versão sedã do Onix, também fechou o período na ponta do seu segmento e na quinta posição no ranking geral. O rival mais próximo, o Volkswagen Virtus, vendeu 80% a menos.

Diante deste sucesso incontestável, você poderia imaginar que em 2019 a fabricante apenas trabalharia na manutenção destes números com uma atualização aqui e outra ali na sua gama de veículos. Ledo engano. A Chevrolet pegou pesado e caprichou na renovação dos produtos. Confira abaixo as mudanças nos melhores carros da Chevrolet em 2019.

Cotação online de Seguro Auto

Melhores carros da Chevrolet em 2019

Onix, o queridinho

Carro mais vendido do Brasil desde 2015, o Onix caiu no gosto do consumidor com seu desenho agradável e (principalmente) seu sistema de entretenimento MyLink. Eele lidera a lista dos melhores carros da Chevrolet em 2019.

A  concorrência se mexeu com bons produtos – foram lançados Fiat Argo, Toyota Yaris e o novo Volkswagen Polo entre 2017 e 2018. Mas mesmo assim, o compacto continuou intocável no topo do pódio. O mesmo vale para seu irmão sedã, o Prisma. Chegaram Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Volkswagen Virtus e ele nem percebeu.

Entretanto, antes que seu cliente percebesse que a grama do vizinho é mais verde do que a dele, a Chevrolet pegou pesado e renovou por completo sua dupla de compactos. Quando dizemos completo é completo mesmo. Plataforma, motores, equipamentos e até o nome foi mudado na linha Onix 2020. O Prisma deixou de existir. A versão sedã do Onix agora é Onix Plus.

O Onix adota uma nova plataforma, a GEM (Global Emergent Markets), destinada a mercados emergentes da América Latina, Ásia, África e a Rússia. Maior, mais moderna, leve, rígida e resistente, permitiu que o modelo saltasse de três para cinco estrelas nos testes de impacto realizados pela Latin NCap, instituição que avalia a segurança dos veículos latino-americanos.

Mini Cruze

As linhas da nova família Onix são bonitas e equilibradas. Olhos mais treinados vão notar que a identidade foi mantida. O Onix Plus é quase uma miniatura do Cruze sedã, tamanha a semelhança entre os dois modelos. O Onix Hatch tem a mesma dianteira do sedã e traseira bem trabalhada, especialmente o para-choque.

A nova geração do Onix Hatch está 23 centímetros mais comprida e agora tem 4,16 metros. Ele ficou ainda três centímetros mais largo (com 1,73 m) e teve um crescimento de mais três centímetros na distância entre-eixos (2,56 m). A altura foi mantida em 1,48 m, bem como o porta-malas de 290 litros.

Onix Plus ou Prisma?

O Onix Plus cresceu tanto que não tinha como manter o nome Prisma. O comprimento total agora é de 4,47 metros (19,4 cm maior do que o antecessor). A distância entre-eixos também teve um aumento considerável e foi de 2,52 m para 2,60 m. Ironicamente, o porta-malas perdeu tamanho. São 469 litros no Onix Plus, conta 500 litros do Prisma.

O interior também teve grande evolução. O painel tem linhas bem atuais, com a tela do sistema multimídia em posição destacada e elevada, facilitando sua visualização. O velocímetro digital foi abandonado. Onix e Onix Plus passam a adotar mostradores analógicos. Os novos bancos inteiriços remetem aos Chevrolet do começo da década de 1980, como Chevette, Monza e Opala.

Mudança de motores na linha Onix

Os motores da linha Onix eram os quatro cilindros 1.0 e 1.4, projetos da década de 1970 que foram recebendo melhorias com o passar dos anos e já não conseguiam esconder a idade. Para o lugar deles, a Chevrolet se rendeu aos propulsores de três cilindros 1.0 Ecotec em versão aspirada ou turbo.

O motor 1.0 aspirado tem apenas a opção de câmbio manual de seis marchas. Produz 78/82 cv de potência (gasolina/etanol) e 9,5/10,6 mkgf de torque. Já o 1.0 turbo desenvolve 116 cv e 16,3/16,8 mkgf e tem tanto o câmbio manual quanto o automático, sempre com seis marchas. De acordo com dados do Inmetro, o 1.0 Turbo automático faz 10,9 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade, com etanol. Com gasolina, são 15,7 km/l e 12 km/l, respectivamente. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,7 segundos.

Equipamento que não acaba mais

Liderando a lista dos melhores carros da Chevrolet, os novos Onix e Onix Plus capricharam foi nos itens de série. Desde a versão mais barata, a dupla tem:

  • Ar-condicionado;
  • Seis airbags;
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Assistente de partida em rampas;
  • Direção elétrica progressiva;
  • Isofix;
  • Travas elétricas;
  • Vidros elétricos com função one-touch;
  • Rádio com Bluetooth;
  • Volante multifuncional;
  • Computador de bordo;
  • Chave canivete;
  • Portas USB dianteira e traseira,;
  • Desembaçador traseiro;
  • Banco traseiro bipartido;
  • Lanterna de neblina.

Conforme a versão, há um novo sistema multimídia My Link, com tela de sete polegadas de alta resolução, conexões Apple CarPlay e Android Auto e internet  4G fornecida pela operadora Claro. O sistema de monitoramento e concierge On Star também está presente.

Pensa que acabou? O novo Onix, liderando a lista dos melhores carros da Chevrolet, tem ainda:

  • Carregador de celular por indução (dispensa cabos);
  • Alerta de ponto cego;
  • Sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro;
  • Sistema de estacionamento automático;
  • Abertura da porta e partida do motor sem chave;
  • Acendimento automático dos faróis;
  • Câmera de ré, entre outros.

O melhor custo-benefício disparado

Você deve estar pensando que o carro ficou caríssimo, certo? Errado! A Chevrolet conseguiu manter a linha Onix extremamente competitiva. Os preços vão dos R$ 49.690 da versão de entrada Onix 1.0 MT6 até os R$ 79.740 do sedã topo de linha Onix Plus Premier com o pacote R8R. Nenhum concorrente oferece tanto por um preço menor.

A mudança radical dos melhores carros da Chevrolet já surtiu efeito. Onix e Onix Plus foram os dois carros mais vendidos do mercado brasileiro em dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Vale lembrar que a primeira geração do Onix, rebatizada apenas Chevrolet Joy, entra na contabilidade. Já o Prisma, que passou a ser chamado de Joy Plus, ainda é classificado com o nome antigo e não entra na contagem do Onix Plus.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 12/02/2020