Skip to main content

O que é a linha branca no seguro residencial?

Por 17 de maio de 2023Residencial e Lazer
assistência para eletrodoméstico

Linha branca é o nome dado aos eletrodomésticos de maior porte como, por exemplo, fogão, geladeira, micro-ondas e freezer, itens essenciais de toda casa, já que atendem as necessidades básicas que acontecem no dia a dia.

Mas o que significa linha branca no seguro residencial? O que é importante saber quando esse assunto é tratado na apólice do seguro residencial?

Cotação online de Seguro Residencial

Linha branca no seguro residencial

Já que sabemos que linha branca é praticamente um sinônimo para alguns dos eletrodomésticos mais importantes na rotina de uma casa, fica fácil entender o motivo de o assunto constar nos contratos dos seguros residenciais.

Afinal, estamos falando de aparelhos que, cada vez mais, apresentam tecnologia de ponta e, por isto, precisam de manutenção especializada, uma das “entregas” que o seguro residencial faz.

Mesmo diante de design sofisticado e moderno, a maioria desses aparelhos conta com uma estrutura com compartimentos e peças fabricadas em plástico, condição que pode significar menor resistência.

Por isso, ter acessível o serviço de assistência aos eletrodomésticos que compõem a chamada linha branca é uma facilidade e tanto, sem contar que se trata de uma situação que deixa o nosso bolso mais tranquilo.

As seguradoras do mercado apresentam nas apólices do seguro residencial as condições específicas para os serviços de reparo ou de instalação de linha branca.

É fundamental, portanto, ler com atenção o que as empresas oferecem para sanar as dúvidas antes mesmo da assinatura do contrato.

Manutenção preventiva

Dentre os problemas que mais acontecem nos aparelhos que integram a linha branca estão os de ordem elétrica. Sobrecargas de energia elétrica e transbordo da capacidade dos aparelhos são situações comuns e que apresentam prejuízo considerável e, às vezes, até irreversível, não oferecendo a possibilidade de reparo dos eletrodomésticos.

Dito isso, a manutenção preventiva desses eletrodomésticos são a melhor alternativa. Assim, evitam-se problemas, gastos imprevistos e mesmo substituições prematuras dos mesmos.

Linha branca: principais aparelhos

A linha branca no seguro residencial é composta, em geral, pelos seguintes eletrodomésticos:

  • Ar-condicionado;
  • Micro-ondas;
  • Freezers verticais e horizontais;
  • Máquina de lavar roupa e de lavar louça;
  • Secadoras;
  • Refrigeradores.

Dicas de cuidados

O seguro residencial traz a tranquilidade desejada quando o assunto é assistência aos eletrodomésticos linha branca. Mas adotar certos cuidados na rotina da casa sempre é indicado.

Ar-condicionado

Fazer a limpeza dos filtros e da parte externa do equipamento a cada 10 ou 15 dias para evitar que o excesso de pó resulte em entupimentos e até mesmo em alergias nos moradores.

Máquina de lavar roupa

Sempre é importante olhar as roupas atentamente antes de irem para a máquina levando junto objetos esquecidos nos bolsos, cintos etc. Assim, não há perigo de esses objetos danificarem a parte interna do equipamento.

Outra dica é jamais exceder a capacidade máxima de peso indicada pelo fabricante da máquina de levar, assim como se deve estar atento às quantidades sugeridas dos produtos usados para a lavagem.

Por fim, vale fazer a limpeza interna e externa com produtos apropriados a cada dois meses ou até menos dependendo do uso da máquina.

Máquina de lavar louça

Os especialistas indicam a higienização semanal da máquina por completo, o que inclui as borrachas de vedação que podem reter resíduos das lavagens das louças.

Já o filtro da lavadora também precisa de manutenção periódica, mediante o uso. Em geral, a cada dois meses.

Para obter mais eficiência, é indicado encher a máquina completamente, pois assim é feito um trabalho melhor em virtude da maior quantidade de louças.

Secadora

Para a secadora se manter longe de problemas, é fundamental não colocar roupas encharcadas dentro dela pois, nessa condição, o equipamento pode ser danificado – sem falar no aumento da conta de luz.

É válido também ter atenção quanto ao tipo de tecido das peças, já que não são todos que podem ir à secadora. Neste caso, o prejuízo poderá incluir também a própria roupa.

Freezers e refrigeradores

Os cuidados primordiais desses equipamentos se referem à limpeza interna e à capacidade  das prateleiras, que não deve ser ultrapassada.

A cada dois anos é indicado contar com uma visita técnica especializada para a verificação do estado do compressor, da qualidade da refrigeração e da vida útil das borrachas que fazem a vedação das portas.

Micro-ondas

Para que o bom funcionamento seja mantido é essencial fazer limpeza constante, porém, sem produtos abrasivos. Vale uma boa releitura do manual para lembrar que certos materiais, como certos tipos de plásticos e metais, não podem ser levados ao micro-ondas.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 17/05/2023

Deixe uma resposta