É motorista de Uber?O jeito mais fácil de entender suas opções de seguro Uber é realizar uma cotação online agora mesmo. Após o preenchimento do formulário, a análise é instantânea, com os resultados direto na sua tela. |
Há cerca de seis anos, Uber passou a ser uma das palavras mais pronunciadas quando falamos de locomoção. Isso porque as pessoas nem sempre elegem o próprio veículo, o ônibus ou o metrô e trem como meio de transporte.
Mas com certeza mais de uma pessoa pensou, quando chamou o motorista pelo aplicativo: será que esse tal de Uber é seguro? Afinal, você está pegando carona com uma pessoa desconhecida no carro dela.
No entanto, veja com os olhos do motorista: será que eu estou seguro? Afinal, ele está dando carona para uma pessoa desconhecida em seu próprio carro… Além disso, se acontecer alguma coisa na viagem, ele será responsabilizado.
O Uber se tornou uma fonte de trabalho para muitas pessoas, transformando-se em uma fonte de renda para inúmeros profissionais.
São essas pessoas que devem estar atentas a uma questão importante: é necessário contratar um seguro auto para Uber?
Por isso, um debate importante é: existe seguro de Uber? A resposta para essa pergunta é complexa, como qualquer assunto de seguro.
Tranquilidade no dia a dia
Um bem valioso como um carro necessita de vários cuidados. Um primordial se dá com a tranquilidade que se tem ao contar com um seguro auto.
Se essa questão é relevante para todo proprietário de veículo, imagina para aqueles que trabalham com o próprio carro como o motorista de Uber?
Mas antes de fazer uma cotação on-line do seguro auto para Uber aqui no site da Bidu, pense um pouco na relevância de um seguro nos dias de hoje!
Estar protegido é fundamental. Por isso também existe um seguro de Uber. Aliás, ele existe desde quando o aplicativo se instalou em nosso país, levando a criação de um novo nicho de mercado.
As seguradoras passaram, então, a aceitar o seguro de Uber. Ele apresenta como principal questão o enquadramento do veículo para uso comercial. Ou seja, sabe-se logo de cara que o transporte em questão é utilizado como instrumento de trabalho.
Aí entra também um outro ponto. Para poder dirigir para o aplicativo, a própria Uber já oferece seguro para acidentes pessoais de passageiros. Ele indeniza danos físicos e materiais sofridos aos usuários do aplicativo. No entanto, esse seguro cobre somente no caso de acidentes em que o passageiros sofra algum dano e não caso aconteça alguma coisa com o carro ou com terceiros.
Para esses casos, o motorista do Uber precisaria de uma cobertura compreensiva (que, refrescando a memória, é aquela que cobre roubo, furto e colisões com perda total ou parcial). Ou então uma de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, RCF-V – a famosa cobertura de terceiros.
Fácil, não é? Errado. Você não pode cotar um seguro de Uber como se fosse um seguro para um veículo normal. As seguradoras não aceitam. Afinal, é um outro perfil de risco: carros de passeio não são usados para fins comerciais, portanto rodam menos e expõe o interior somente a pessoas conhecidas.
Por isso, não tente cortar caminho: se você dirige para Uber pelas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades, não faça um seguro compreensivo normal. Em caso de sinistros, a seguradora pode recusar o pagamento da indenização.
O seguro de Uber é obrigatório?
Ter um seguro contra roubo, furto, colisão, batidas, etc., não é obrigatório para os motoristas de Uber. Porém, ele é altamente indicado mediante o uso constante do carro.
Mas a Uber simplesmente exige que os motoristas que trabalham com o aplicativo contratem o seguro de Acidente Pessoais para Passageiros, conhecido como Seguro APP.
Sim, é obrigatório contar com o Seguro APP que é exigido já no momento em que o cadastro é feito pelo motorista no aplicativo. A Uber entende que se trata de uma importante proteção para os passageiros.
A principal função desse seguro é cobrir ou indenizar os passageiros caso ocorram despesas médicas, invalidez total ou parcial e até mesmo mortes.
Seguro auto para Uber: apoiado!
Mesmo não sendo obrigatório, é de grande importância que o motorista da Uber faça um seguro auto com cobertura compreensiva.
Trata-se de uma modalidade que tem diversas proteções em um só documento como, por exemplo:
- Roubo,
- Furto;
- Colisões com perda total ou parcial;
- Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF), que é comumente conhecida como seguro de terceiros e é usada quando há batidas que envolvem outros carros.
É importante enfatizar que o proprietário de um Uber não pode mencionar na cotação do seguro que o carro é utilizado apenas para passeio, por exemplo.
Deve-se deixar bem claro que o veículo será usado para fins comerciais, mais especificamente como Uber, um outro perfil de risco, certo? Desta forma, fica claro que o carro rodará bem mais e por isso merece uma análise diferente.
Caso você tenha pensado que por isso o valor do seguro será mais alto, sim, é verdade, será mais caro. Porém, caso você omita a informação que o carro será utilizado como Uber, o problema poderá ser maior do que o valor empenhado na contratação do seguro.
Caso ocorram danos decorrentes de sinistros como, por exemplo, colisão ou roubo, a seguradora poderá não efetuar o pagamento da indenização.
Portanto, a verdade sempre deve imperar no processo de cotação e futura contratação do seguro auto para Uber – premissa válida para qualquer outro tipo de seguro, aliás!
Do Seguro convencional para o Uber
Muitos motoristas têm uma dúvida recorrente: é possível transformar o seguro comum que foi contratado para o carro em um seguro de Uber? Ou seja, acrescentar a principal informação quanto ao uso do veículo como Uber?
O primeiro passo é saber se a seguradora aceita o enquadramento como Uber.
Caso a empresa não aceite, é preciso cancelar o seguro e fazer com outra empresa que trabalhe com essa modalidade.
Mas quando a seguradora atual trabalha com o seguro para Uber, será necessário apenas realizar um endosso e pagar a diferença de valor. Lembre-se que mesmo o gasto talvez seja maior. Mas a verdade deve imperar aqui para que o prejuízo, em caso de uso do seguro, não seja feroz no futuro.
Quais seguradoras fazem Seguro de Uber?
Quer saber quais seguradoras aceitam Uber? A Bidu é parceira de algumas seguradoras que aceitam Uber , como:
Porto Seguro Auto, a principal seguradora da categoria auto.
Bradesco Seguros, a maior seguradora do Brasil em número de segurados e a mais lembrada pelos consumidores;
Mapfre Seguros, a maior seguradora de patrimônio da América Latina;
Tokio Marine, que é a 9ª maior seguradora do Brasil e foi a seguradora do Rock in Rio.
SulAmérica, o maior grupo segurador independente do país.
Azul Seguros Auto, também do Grupo Porto Seguro.
Também é interessante pesquisar alternativas de seguros não-compreensivos, como aqueles que cobrem somente contra roubo e furto. Esses casos porém não te protegerão em caso de batidas, incêndios e outros riscos.
Para fazer a cotação do seu Seguro Uber, conte com a Bidu. Clique abaixo e inicie agora sua cotação.
É motorista de Uber? Cote Seguro de Uber com a Bidu
A Bidu Corretora trabalha com Seguro de Uber com diversas seguradoras. Basta você preencher o nosso formulário e aguardar o nosso contato. Além de proteger o seu carro, você conta com um atendimento especializado em seguro que auxiliará com qualquer dúvida e solicitações que você possa ter.
+ Veja como escolher entre os melhores seguros para Uber
Veja também:
+ Dúvidas sobre seguro para carga
+ Taxi ou Uber? Qual a melhor escolha?